Como validar diploma nos EUA? - Monkey Money

Blog

blank

Como validar diploma nos EUA?

A validação do diploma é um passo importante para quem busca aumentar as oportunidades educacionais ou profissionais nos EUA. Para isso, há uma série de etapas que devem ser cumpridas pelo candidato para atender aos requisitos específicos do processo.

Geralmente, empresas privadas são as principais responsáveis por esse tipo de serviço, por isso mesmo, há uma grande variação de custos e prazos. No entanto, algumas instituições de ensino superior também são autorizadas a realizar a validação do diploma.

Hoje eu vou te contar como validar diploma nos EUA e quais são os passos importantes para tornar o processo mais eficiente. Confira a seguir!

A importância da validação do diploma nos EUA

A validação do diploma é uma estratégia interessante para quem pretende construir uma carreira nos EUA e aproveitar a formação acadêmica realizada no Brasil — sem precisar estudar tudo novamente.

Mesmo que a validação exija um pouco de burocracia, pode valer bastante a pena, pois poupa tempo e investimento. Além de tudo, é um meio para ter mais acesso às oportunidades profissionais no país, já que os empregadores americanos enxergam a validação como um indicador da sua qualificação.

Dessa maneira, você também terá mais segurança jurídica para exercer a sua profissão de maneira legal nos EUA. Ou seja, o processo garante que as suas experiências de trabalho sejam reconhecidas oficialmente, contribuindo diretamente para a adaptação e estabilidade nos EUA.

No entanto, pode ser necessário participar de cursos de educação continuada ou programas de reciclagem para aprimorar habilidades exigidas no currículo americano.

Isso ocorre porque o sistema de ensino nos EUA é diferente do sistema educacional brasileiro, apresentando abordagens e metodologias de aprendizagem diferenciadas. A validação de diploma serve, justamente, para que o candidato atenda aos padrões americanos.

As etapas para validar diploma nos EUA

Como citei anteriormente, a validação do diploma nos EUA é, muitas vezes, um processo burocrático que exige uma série de requisitos do candidato.

Mesmo assim, ao mudar para os EUA e iniciar esse processo, você pode evitar muitos contratempos e estar pronto para enfrentar os desafios profissionais com mais confiança.

A seguir, veja quais são as principais etapas para conseguir a validação do seu diploma em território americano!

Pesquisa inicial e entendimento do processo

É muito importante realizar uma pesquisa inicial para entender as exigências e os processos específicos que envolvem o reconhecimento de diplomas nos EUA. Até mesmo porque os requisitos para a certificação podem variar consideravelmente em cada estado americano.

De acordo com o Departamento de Educação dos Estados Unidos (U.S. Department of Education), a validação de qualificações e diplomas estrangeiros não é realizada diretamente por esta entidade governamental. Então, não adianta mandar sua documentação para lá, ok?

Em vez disso, a responsabilidade recai sobre:

  • instituições educacionais (para aqueles que buscam estudar);
  • empregadores (para candidatos a emprego);
  • autoridades estaduais de licenciamento (para profissionais que buscam licença);
  • autoridades federais de imigração (para indivíduos que desejam obter ou alterar o status do visto).

Na maioria dos casos, como comentei, essas entidades solicitam uma avaliação de credenciais feita por entidades privadas não governamentais, ou seja, agências de avaliação de credenciais que realizam a comparação das qualificações não americanas com as equivalentes nos EUA, mediante pagamento.

Como escolher uma agência de avaliação de credenciais?

Vale ter em mente que não existe uma regulamentação federal específica que governe os serviços de avaliação de credenciais, e o U.S. Department of Education não recomenda nenhum serviço individual de avaliação de credenciais.

Então, é aconselhável seguir as recomendações do empregador, da instituição de ensino ou da autoridade de licenciamento estadual ao qual você está se candidatando.

Caso nenhuma recomendação específica seja fornecida, cabe ao indivíduo realizar uma busca independente por um serviço de avaliação de credenciais.

Há uma série de organizações que realizam esse tipo de trabalho nos EUA, como:

CTA animado para experiência ION

Então, é preciso entrar em contato diretamente com as agências responsáveis pela operação para ter orientações mais detalhadas. Dessa maneira, você consegue se antecipar e ter mais tempo para buscar por possíveis documentações extras e visto adequado, por exemplo.

Avaliação da equivalência

Os diplomas estrangeiros são avaliados em termos de equivalência com o sistema educacional americano. Como citei, há uma série de órgãos e agências privadas responsáveis por esse tipo de avaliação nos EUA. O objetivo principal é identificar se as disciplinas cursadas são suficientes para garantir o diploma do curso.

Em alguns casos, pode ser necessário realizar algum trabalho ou exames adicionais para assegurar a equivalência.

Existem algumas áreas profissionais, como a da Saúde, Engenharia e Educação, que apresentam particularidades, exigindo do candidato requisitos específicos de avaliação.

Tradução certificada e notarização

Para a validação do diploma, ainda será preciso realizar a tradução dos seus documentos acadêmicos, como históricos escolares e comprovantes de escolaridade, para atender às exigências das agências avaliadoras. A notarização da documentação também é fundamental, já que garante a autenticidade e a validade legal do processo.

O primeiro passo é contratar tradutores juramentados (chamados de sworn translators) para traduzir o diploma e os demais documentos pessoais exigidos, como:

  • certidão de nascimento ou casamento;
  • documento de identidade;
  • histórico escolar completo da graduação, pós-graduação ou especialização;
  • declaração de conclusão do curso;
  • certificação do Conselho Regional para as profissões reguladas por esses órgãos.

O que é um tradutor juramentado?

Também conhecidos como tradutores certificados (certified translators), são profissionais oficialmente autorizados por órgãos governamentais para fornecer serviços de tradução de documentos oficiais e legais.

Então, ele vai ser imprescindível nesse processo, pois suas traduções são reconhecidas como legalmente válidas e podem ser utilizadas em processos judiciais, processos de imigração e para fins oficiais onde documentos traduzidos com precisão são exigidos.

E não é só para diploma, viu? Você precisa dele para tradução de certidões de nascimento, certidões de casamento, contratos legais e qualquer outro documento que necessite de reconhecimento oficial entre diferentes idiomas e jurisdições.

Preparação da documentação

É muito importante preparar adequadamente os documentos necessários, garantindo precisão e integridade no envio dos materiais para os órgãos avaliadores. Como citei, há requisitos específicos em cada estado dos Estados Unidos, com leis e regulamentações próprias.

A recomendação é buscar informações sobre os critérios para a validação de diploma estabelecidos por cada agência credenciada e estado. De qualquer maneira, os documentos exigidos costumam ser:

  • ficha de inscrição preenchida;
  • envelope selado com os documentos oficialmente traduzidos;
  • fotos pessoais no padrão de passaporte;
  • comprovante de pagamento.

Custos associados

Os valores podem variar bastante, já que cada serviço de avaliação tem seu próprio jeito de olhar para as credenciais, seguindo seus próprios critérios.

Tenha em mente que as avaliações de credenciais são feitas individualmente, analisando cada situação de forma única. Mas, para ter uma ideia, na Educational Credential Evaluators (ECE), uma avaliação detalhada de cursos de nível médio e universitário, conhecida como “High School and University Level Course by Course”, tem um custo de $235*.

Procure por ‘Services and Fees’ no site da organização responsável para ter uma ideia mais precisa dos valores atualizados.

Além disso, todas as etapas da validação representam gastos, como o envio dos documentos e a tradução juramentada. Esta última costuma ter um valor fixo por palavra. Então, esteja financeiramente preparado.

Prazo para finalizar o processo

É fundamental também estar atento também aos prazos de conclusão do processo. Se o seu objetivo é comprovar a formação em um curso superior no Brasil, por exemplo, será preciso iniciar a acreditação, que pode durar em média de 5 a 12 meses.

As diferentes etapas para validar diploma exigem que o candidato faça um bom planejamento e um levantamento do valor total do processo. Lembrando que será necessário reunir a documentação, pesquisar por agências avaliadoras reconhecidas e fazer a tradução certificada de todos os seus documentos.

No entanto, ao seguir o passo a passo e cumprir com todas as exigências da validação, você terá mais chances de garantir uma transição tranquila para o sistema educacional ou mercado de trabalho americano, e ter acesso às excelentes oportunidades profissionais e acadêmicas no país.

Aproveite a visita e entenda também como conseguir bolsa de estudos nos Estados Unidos para brasileiros!

* Sujeito a alteração

Calcule e descubra como organizar seus gastos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

blank

Quer receber as minhas últimas novidades?




Categorias