Trabalho doméstico nos EUA: o que é diferente do Brasil

Blog

blank

Trabalho doméstico nos EUA: o que é diferente do Brasil

Você já se perguntou como o trabalho doméstico nos Estados Unidos difere do que é feito no Brasil? Ao pensar nisso, surgem várias dúvidas em relação às peculiaridades dessa ocupação nos dois países.

Se você não faz ideia em quais são essas particularidades, não se preocupe. Eu vou contar um pouquinho sobre como é o dia a dia das pessoas que trabalham nesse ramo nos Estados Unidos, as áreas de atuação e como você pode se destacar — e, quem sabe, até abrir sua própria empresa no setor!

Bateu a curiosidade? Continue por aqui e saiba tudo!

Áreas de atuação

Antes de falar sobre as diferenças de atuação entre os trabalhadores domésticos nos Estados Unidos e no Brasil, é importante entender que existem variadas modalidades de contratação neste setor. Vou mostrar um pouquinho como funciona.

Como é no Brasil?

A primeira modalidade é a contratação formal, através de um contrato de trabalho regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Neste caso, o empregador assina a carteira de trabalho do profissional, paga um salário e os benefícios exigidos, e define uma jornada de trabalho diária. O trabalhador doméstico contratado desta maneira tem um vínculo empregatício com o empregador, com horários e tarefas predefinidas.

Este profissional executa todas as atividades relacionadas à manutenção da casa, geralmente incluindo limpeza, lavagem e passadoria. Além disso, em alguns casos, pode cuidar das crianças e, se previamente acordado, pode também se encarregar da preparação das refeições.

A segunda modalidade de contratação é a esporádica, ou seja, a contratação de uma diarista. Neste caso, o vínculo de trabalho é menos formal, pois não exige um contrato CLT e, normalmente, envolve a prestação de serviços de limpeza em dias específicos, sem o compromisso de uma jornada de trabalho regular como na primeira modalidade. Pode incluir os mesmos serviços já mencionados.

E nos EUA, como funciona?

Já nos Estados Unidos, a história é outra. Em primeiro lugar, o pagamento costuma ser realizado por hora. Assim, diferentemente do Brasil, a pessoa que contrata o serviço é vista como “cliente”, não como “patrão”.

Além disso, o trabalhador doméstico não trabalha apenas com a limpeza de residências, como também faz limpeza para novos moradores em casas alugadas, limpeza de mudança – quando a pessoa entrega a sua casa (move in), limpeza de supermercados, de lojas, de farmácias, entre outros estabelecimentos comerciais.

Tudo bem, no Brasil também há a possibilidade de fazer todos esses serviços. A diferença aqui é, dificilmente um único trabalhador doméstico nos EUA vai ficar encarregado de fazer todas as funções de uma casa, já notou?

Nos EUA existe aquela pessoa que vai cuidar da limpeza da casa, a que vai tomar conta das crianças e a outra que vai preparar as refeições. Tem ainda o profissional responsável pela jardinagem e pela manutenção da casa. Ou seja, cada profissional tem sua “especialidade”.

No Brasil, muitas vezes, a diarista também é aquela pessoa que faz todos os serviços da casa. Nos Estados Unidos pode até existir esse profissional, mas é pouco comum pois o valor a ser pago é muito alto e poucas famílias podem pagar.

Por isso o mais encontrado por aqui são empresas especializadas em house cleaning, no qual são as responsáveis por selecionar os profissionais ideais para atuarem no ramo. E assim quando alguma família precisa de um serviço de limpeza, ela procura direto uma empresa e não diretamente uma diarista. Desta forma, se você quiser iniciar neste setor, busque por uma companhia ou empregador desta modalidade. Dica importante para quem está começando: Pode ser pelo famoso “boca a boca” — em que há indicação de conhecidos — ou também em grupos de WhatsApp específicos para a oferta de empregos.

Como são as jornadas de trabalho

Como são as jornadas de trabalho também é um ponto que desperta curiosidade dos brasileiros em qualquer profissão. Já que muitas pessoas precisam trabalhar em mais de um turno, é comum querer entender sobre as horas gastas para que possa encaixar com algum outro serviço.

Então, aqui vai depender muito para qual empresa a pessoa trabalha. Geralmente, a média são de 8 horas diárias, de segunda a sexta-feira, mas não no mesmo lugar. A pessoa pode trabalhar pela manhã em uma casa e, à tarde, em outra localidade.

E isso vai influenciar diretamente no quanto você vai receber, pois, por aqui, o pagamento é por hora. Já notou que esse é um padrão em vários empregos, né?

No Brasil, o trabalho de uma pessoa doméstica é feita por um “combo” de serviços. Ou seja, o cliente vai falar sobre as atividades que gostariam que fossem feitas e fechar um valor. Além disso, é comum ficar o dia inteiro na mesma casa.

Como são os processos seletivos

A pessoa que trabalha no ramo doméstico nos Estados Unidos pode trabalhar para agências especializadas no setor. Inclusive, criar uma agência própria é o objetivo de muita gente quando começa a atuar na área.

Para entrar em uma empresa como essa e ter mais oportunidades de clientes, você precisa entender inicialmente quais são os critérios para a seleção. Assim como em qualquer outro recrutamento, vai depender de qual empresa você deseja entrar. Vou te mostrar agora algumas etapas comuns nos processos seletivos.

CTA animado para experiência ION

Referências

Precisamos levar em consideração que uma empresa como essa tem a sua reputação em jogo. Se ela não levar a sério o processo de seleção e trazer alguém que não tenha muito interesse em prosseguir na área, ou ainda que não tenha bons antecedentes, é a sua credibilidade que pode ser prejudicada.

Por isso, no momento de trazer um profissional, ela não vai prezar somente pela qualidade de seus serviços, mas também pela responsabilidade em cumprir com o combinado e horários, além claro, da honestidade.

Dessa forma, é comum pedir referências, pois vai trazer mais segurança para quem contrata. Muitas vezes, isso se traduz por uma carta de recomendação (letter of recommendation).

Pense comigo: se você tem um empreendimento que vai colocar um profissional dentro da casa de outra pessoa, ela precisa ser responsável, para saber lidar com comprometimento dos objetos daquele cliente e também ser honesto com tudo o que acontece ali dentro, não é verdade?

Por isso, esse requisito é fundamental. E existem empresas que, se a pessoa não tiver nenhum tipo de referência, nem mesmo iniciam o treinamento.

Treinamento

Além disso, treinamentos são bem comuns. Eles abrangem diferentes pontos de atuação do trabalhador doméstico, que pode durar por volta de 1 mês. É uma forma de garantir que o candidato entenda todo o processo e esteja alinhado com o padrão de qualidade daquele negócio.

Essa também é uma estratégia para a empresa avaliar tanto o interesse na área quanto o comprometimento de cada pessoa com a oportunidade dada. Então, caso você chegue nesta etapa, dê o seu melhor e mostre que realmente vai se dar bem na função.

Experiências mais procuradas

Assim como em qualquer outro emprego, é interessante que tenha algum conhecimento prévio. Normalmente, as pessoas que passam pelos processos seletivos já entendem sobre o manuseamento de produtos de limpeza e também do uso do vacuum cleaner (aspirador de pó – bem comum por aqui, viu?).

Quais principais diferenças para o Brasil

Ao longo do conteúdo, mencionei algumas das principais diferenças do trabalho doméstico nos EUA para o Brasil. Agora, vou colocar em tópicos os principais pontos que valem a pena ter conhecimento. Confira:

  • jornada de trabalho — como eu abordei mais acima, enquanto no Brasil há duas principais modalidades (diarista e trabalho fixo com carteira assinada), nos EUA, é mais comum receber uma quantia em dinheiro por hora trabalhada. Por isso, é mais fácil que as pessoas consigam trabalhar em mais de uma casa ao longo da semana, aumentando a sua renda;
  • forma de limpeza — um ponto que também se diferencia é em relação à forma de limpeza. No Brasil as pessoas amam jogar água em tudo, não é verdade? Nos EUA não é bem assim – não que uma forma seja melhor que a outra, mas por aqui as estruturas das casas não permitem acumulo de água desta forma. Normalmente, as limpezas são feitas com produtos específicos e lenços umedecidos especializados para superfícies, além do bom e querido, aspirador de pó;
  • quantidade de casas — pela modalidade de trabalho, nos EUA, é comum que o volume de casas limpas seja superior ao Brasil;
  • clima — quem está acostumado com o clima tropical do Brasil pode estranhar algumas regiões dos EUA, que passa por inverno rigoroso. A neve, inclusive, pode dificultar a locomoção, além da quantidade de roupas usadas ao longo do dia.

Como é o dia a dia de uma pessoa que empreende na área

Em outro tópico, cheguei a mencionar que muitas pessoas têm como objetivo empreender com a limpeza. Para mostrar como é o dia a dia de alguém que trabalha assim, entrevistei a Dayane Costa, que começou como house cleaner e hoje é empresária.

Quando chegou nos Estados Unidos, essa foi a primeira oportunidade dada a ela. Dessa forma, trabalhou como ajudante por cerca de 2 anos e, logo em seguida, tornou-se motorista por mais 2 anos. Foi depois desse tempo que ela começou sua própria empresa.

Hoje, é empreendedora e responsável por buscar novos clientes e outras funções comuns de quem possui com um negócio como este. No dia a dia, treina as novas candidatas, gerencia as funcionárias e organiza todo o schedule – agenda. Também é dela a responsabilidade de comprar os produtos a serem utilizados.

Para manter toda essa organização, ela confere a agenda sempre na noite anterior, com os endereços, ordenando por horário e códigos. Na sua rotina, também recebe todas as ligações de novos clientes, orientando a sua equipe sobre as informações necessárias.

Quais são os desafios?

Quanto aos desafios enfrentados no dia a dia, destaca que manter a agenda no horário é um dos pontos mais difíceis, pois eventualidades podem acontecer. Afinal, uma pessoa pode adoecer, ou ainda pegar muito trânsito para chegar até a casa do cliente.

Além de se preocupar com as funcionárias que podem sofrer algum tipo de acidente, ou as vezes quebrar móveis de decorações. Cancelamentos de clientes em cima da hora também é um dos pontos enfrentados ao longo da jornada.

A diferença cultural entre as funcionárias não é parte desses desafios, pois Dayane opta por trabalhar apenas com brasileiras. Isso facilita a comunicação e também na hora de dar dicas, as aproximando uma das outras.

Como começar a empreender na área de limpeza nos EUA?

Você deseja começar na área? Vem comigo para essas sugestões deixadas pela Dayane: Primeiro, é preciso ter força de vontade e honestidade.

Durante os treinamentos, é possível já identificar e entender se a limpeza realmente é para você ou não. Se perceber que não é uma atividade adequada para seu perfil, é interessante que busque outras áreas. Reforça ainda a variedade de oportunidades existente nos EUA, facilitando assim a escolha do imigrante a não trabalhar com o que não gosta.

Neste conteúdo, trouxe um pouco mais de informações a respeito do trabalho doméstico nos EUA e as suas diferenças para o Brasil. É sempre bom reforçar que nos EUA você pode trabalhar com muitas atividades. Opte por aquela que vai te trazer mais satisfação e também pela que te dará mais qualidade de vida!

Quer conferir mais sobre o Guia Monkey, o meu guia de empresas brasileiras nos Estados Unidos? É só continuar por aqui!

Calcule e descubra como organizar seus gastos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

blank

Quer receber as minhas últimas novidades?




Categorias