24 de outubro de 2023 by Monkey Money App
7 lições para o sucesso financeiro
Muitas pessoas acreditam que sucesso financeiro é uma questão de sorte: ter a ideia certa na hora certa. Conhecer alguém influente. Fazer um investimento que estoura no mercado.
Porém, vencer na vida, como se diz, é muito mais uma questão de persistência, organização e disciplina. E pouco importa o país: seja no Brasil, seja nos Estados Unidos, é preciso olhar para cima se quiser voar mais alto.
Neste artigo, queremos inspirar você a começar a busca pela sua felicidade e conforto para sua família aqui nos EUA. Veja 7 lições para aplicar no dia a dia que vão deixar você mais perto de atingir esse objetivo!
1. Crie seus objetivos para agora e depois
A primeira coisa a se fazer para alcançar o sucesso financeiro é definir o que você entende como sucesso. Quer ter um bom salário? Sua própria empresa em solo americano? Investir em imóveis? Ações?
Cada pessoa tem seus sonhos, aspirações e a forma que deseja alcançá-los. É hora de pensar quais são os seus e transformá-los em objetivos. Assim, você tem números para perseguir.
Na hora de criar metas de sucesso, o ideal é dividir em curto, médio e longo prazo. Veja alguns exemplos:
- metas a curto prazo: uma viagem nas próximas férias para o outro lado dos EUA, um produto mais caro que você deseja agora;
- metas a médio prazo: um carro que deseja comprar, uma reforma que a casa precisa;
- metas a longo prazo: aposentadoria privada e criação de segurança financeira para os filhos.
Colocando esses objetivos em sua rotina, você tem uma noção mais clara sobre como atender seus desejos e necessidades agora sem perder o futuro de vista.
O sucesso financeiro é um equilíbrio: é preciso se preparar para o que vem pela frente, mas sem se privar do hoje.
2. Desenhe seu mapa do tesouro para o sucesso financeiro
Falando em visão de futuro, como você acha que pode alcançar seus objetivos com seu esforço, trabalho e vontade de crescer?
O mapa do tesouro é diferente para cada pessoa. Tem as que gostam de crescer na carreira, aquelas que preferem empreender e as que escolheram investir. Qual é o seu perfil?
O planejamento financeiro envolve essas duas variáveis: o que você quer alcançar e como pode trilhar o caminho até lá. O mais importante aqui é lembrar que isso deve ser feito de acordo com o que você pode e quer fazer, com um balanço ideal entre interesse e retorno.
Um erro muito comum que as pessoas cometem é seguir fórmulas de sucesso prontas como se elas funcionassem universalmente. Tentam ser o que não são e acabam ainda mais frustradas. Aí não dá, concorda?
Portanto, busque cursos e materiais de aprendizado dentro das áreas que te motivam. Veja exemplos de sucesso fazendo o que você sabe e gosta de fazer. Assim, o caminho é menos tortuoso e mais rápido.
3. Controle suas finanças como uma empresa faz
Com os dois últimos tópicos cobrindo o planejamento financeiro, é hora de dar dicas para a sua rotina ao longo do caminho para alcançar seus sonhos. E, se você quer estar sempre crescendo, deve fazer como quem vive disso: as empresas.
Nenhum negócio sobrevive muito tempo sem controle total de ganhos e despesas. Também segmentam esses valores em diferentes orçamentos e alocam cada parte do faturamento em setores de acordo com suas prioridades.
Você pode fazer a mesma coisa. Tenha um software ou APP de gerenciamento de finanças e insira tudo o que entra e sai no seu dia a dia. Inclusive, já dei dicas de vários aplicativos de controle financeiro aqui no blog. Escolha o seu preferido e organize todos os seus gastos: categorize em áreas como contas, alimentação, serviços, lazer etc.
No fim do mês, você tem visão completa sobre o seu desempenho financeiro e pode fazer ajustes de acordo com os seus objetivos. Faça isso por um tempo e verá o quanto muda seu domínio sobre o próprio dinheiro e o futuro.
4. Comece a poupar… nem que seja com $1
Poupar não é um esforço apenas para quando temos que apertar os cintos. Uma vida de economia é uma vida de sucesso financeiro. Afinal, se você gasta menos do que ganha, estará sempre no positivo.
E economizar é um hábito. Ele está em cada dólar que você decide não gastar. Está nas compras impulsivas que você tem disciplina em evitar e percebe lá, na frente, que realmente não precisava.
Não existe economia pequena demais. Tudo que você consegue preservar de patrimônio é positivo.
Mas é bom lembrar também que não dá para se restringir demais. Quem só pensa na economia deixa de fazer coisas que gosta ou de comprar o que precisa — diminuindo a própria qualidade de vida em troca de uma promessa de futuro.
Separe seu orçamento para itens prioritários (aluguel, luz, mercado) e supérfluos (aquela fatia de torta na Cheesecake Factory). Gaste com o que gosta. Apenas tenha bom senso e consciência.
5. Construa uma reserva de emergência
Falamos no tópico anterior sobre gastar menos que ganha, mas nem sempre isso é possível, não é verdade? Emergências e custos inesperados acontecem. É impossível prever o futuro.
Por isso, é interessante que parte desse dinheiro que você economiza ao longo do mês vá para uma reserva financeira: aqueles dólares guardados que possam ser usados com urgência sem que isso complique sua situação atual ou crie dívidas.
A inconstância financeira é uma das maiores vilãs de quem quer prosperar. Logo, essa rede de segurança permite absorver impactos bruscos sem sair do rumo.
6. Vai começar a investir? Diversifique!
Investir é a melhor forma de obter sucesso financeiro como plano único ou em paralelo ao seu trabalho. Se você vai seguir por esse caminho, é bom sempre lembrar daquela máxima: nunca colocar todos os ovos em uma única sexta.
A abordagem que os especialistas mais recomendam é variar o perfil de investimento: seguros e de risco, curto e longo prazo, entre outros.
Além de não correr riscos com seu dinheiro, você tem mais opções de sucesso. Se um desses investimentos acabar se provando mais lucrativo, você pode aumentar a participação dele em seu planejamento para o futuro.
Se quiser dar seus primeiros passos no mundo de investimento nos EUA, recomendo sempre ficar de olho aqui no blog, pois falo com frequência sobre o assunto.
7. Use a tecnologia a seu favor
Comentamos sobre isso, mas vale a pena reforçar: a tecnologia hoje é a grande aliada de quem quer ter sucesso financeiro.
É possível fazer isso de várias formas, e uma delas é com meu aplicativo, o Monkey Money APP. Não é à toa que eu sou seu melhor amigo nos EUA: meu APP está cheio de vantagens, e o melhor: tem um sistema de cashback.
Isso mesmo, você faz suas compras e ainda recebe até 10% de volta. E pode ficar tranquilo, porque o aplicativo é superseguro, e o atendimento é todo em português.
Mas não para por aí! Além do Monkey Money, tem também o Guia Monkey, uma lista que preparei com o maior carinho, onde você encontra vários lugares e serviços brasileiros aqui nos EUA. Assim fica fácil encontrar o que precisa sem se perder na tradução.
Então, se liga na dica: use a tecnologia a seu favor. Com o Monkey Money APP e o Guia Monkey, você se informa, encontra serviços em português, aproveita todas as vantagens e ainda recebe dinheiro de volta com o cashback. Tudo isso pode te ajudar a curtir ainda mais a vida nos Estados Unidos e a mandar bem nas finanças.
Mostrei como meu APP e meu guia podem fazer a diferença, né? Então, aproveite a visita para baixar o Monkey Money e acessar o Guia Monkey!
Muito bom o conteúdo ! Abriu um leque de opções , muitas vezes acreditamos que morando aqui a única forma de investimento é comprar imóveis no Brasil
Olá Cleydes, ficamos muito felizes em saber que nosso blog te ajudou a ver outras perspectivas de investimento. Nosso objetivo é justamente esse, alimentar nosso público com informações relevantes.