10 de outubro de 2024 by Monkey Money App
Briga de bons: Sanduíche dos EUA vs lanchão do Brasil. Quem ganha?
Bora falar de um assunto que nunca desagradou a ninguém: comida! Nos Estados Unidos, esse tema é ainda mais delicioso, porque o tamanho do país garante uma variedade infinita de rangos, para todos os gostos e tamanhos de estômago. Um deles é o sanduíche.
Você pode ter pensado: só “sanduíche”? Não vai dissertar sobre? Sim, o tema é só esse mesmo. Mas vou te mostrar que esse assunto não se esgota nunca, ainda mais em um país que tem milhões de variações regionais da clássica receita “pão e mais algumas coisinhas”. Bora saber mais e descobrir as diferenças e semelhanças em relação aos lanches do Brasil!
Cultura dos sanduíches nos EUA
Não é exagero dizer, meu nobre amigo, que a cultura dos sanduíches merece um enorme capítulo em qualquer documentário ou livro de curiosidades que se escreva sobre os EUA.
Não é à toa que sandubas americanos são copiados e adaptados no mundo todo. Venha saber mais disso!
A influência do fast food na cultura do país
Se todos os dias você se ajoelha e agradece a oportunidade de encontrar um sandubão de respeito em qualquer rodovia ou restaurante de beira de estrada nos EUA, agradeça aos criadores do fast food, que são os responsáveis por essa infinidade de opções.
O sanduíche se estabeleceu nos EUA pela facilidade de preparo, que tem tudo a ver com a cultura empreendedora de time is money (tempo é dinheiro) dos americanos, no qual a galera faz uma refeição rápida e já volta pro batente. E tem dado certo, né? Olha o nível da economia dos caras!
X…?
Quando falamos de sanduíches, não estamos mencionando apenas os hambúrgueres estilo fast food, mas também outras opções, como o club sandwich e o submarine sandwich.
Tem opção pra tudo quanto é tipo e tamanho de carnívoro — e vegetarianos também! Além desses, também posso citar:
- hot brown (muito comum no Kentucky, leva peito de peru, presunto e bacon);
- cuban sandwich (sanduíche cubano, muito encontrado na Florida);
- reuben sandwich (com pastrami e chucrute, sucesso no Nebraska).
Ingredientes e toppings comuns nos EUA
Os toppings são qualquer produto extra que modifique a receita original. O objetivo é deixar o rango ainda melhor. No caso de um hambúrguer americano, por exemplo, os seus ingredientes e toppings comuns são bacon, alface, tomate, queijo cheddar e molhos especiais.
O pepperoni é um ingrediente que costuma ser associado às pizzas, mas a verdade é que ele também aparece em sanduíches, assim como molhos de cogumelo, extra cheese e o molho de cebola. Já de acompanhamento dos sanduíches, os americanos amam batatas fritas.
Inclusive, a batata frita é, sozinha, uma das comidas mais consumidas no país, de acordo com dados do site Statista.
Estilos regionais nos EUA
Eu já citei algumas opções gerais, mas que tal você conhecer uns clássicos regionais que não pode deixar de provar? Bora lá.
Cheesesteak, da Philadelphia
Esse sanduba é feito de pedaços bem pequenos e fatiados de carne e queijo derretido, ambos espalhados em um pão mais longo, o Hoagie roll. Tão clássico quanto a cena do Rocky Balboa subindo a escadaria do Philadelphia Museum of Art!
Po’boy, de New Orleans
New Orleans é um dos grandes destinos gastronômicos dos EUA. Além de pratos clássicos como o gumbo e a jambalaya, a galera lá ama o tal Po’boy. A receita varia, mas o formato clássico é um pão francês recheado com carne ou algum peixe, cercado de ingredientes como picles, molho picante e maionese.
Lobster roll, da New England
Trata-se do clássico sanduíche de lagosta, muito comum na New England, aquela região do leste que engloba estados como Massachusetts, Maine e New Hampshire. É uma espécie de primo do cachorro-quente, mas com um peixão maravilhoso no centro.
Cultura dos sanduíches no Brasil
No Brasil, tem desde o sanduba de pernil clássico, passando pelos hambúrgueres com fritas (tradição importada dos EUA, lógico) e opções mais regionais. Vem comigo.
Ingredientes típicos no Brasil
Alguns dos ingredientes mais encontrados no Brasil são o presunto, a muçarela e diversas opções de salada. Em alguns casos, também é possível encontrar requeijão e queijo prato (principalmente nos food trucks, outra maravilhosa criação importada dos EUA).
X… de novo?
Como você já deve ter notado ao longo da vida, o “X” que aparece nos nomes dos sanduíches brasileiros deriva de cheese, queijo, ingrediente sagrado da cultura fast food americana.
Além disso, o “X” emplacou porque cheeseburger é a versão mais básica do hamburgão americano, que leva apenas carne e queijo, com os demais complementos à escolha de quem vai devorá-lo.
As grandes redes, como o McDonald’s e o Burger King, costumam usar queijo processado. Mas, ao redor do país, não será difícil encontrar outras opções, principalmente para quem curte seu queijo mais derretido: cheddar, suíço, muçarela… o céu é o limite!
Variações regionais no Brasil
Foi difícil não citar umas 500 mil, mas escolhi três variações bem brasileiras para representar o país.
Pão com bolinho do sul
Esse pão com bolinho é uma verdadeira febre no sul do Brasil, sendo facilmente encontrado em Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis, além de várias outras cidades da região.
Basicamente, leva carne moída e temperos como alho, cebola, cebolinha, pimenta e sal. Para dar aquela robustez clássica, ovo e farinha de rosca. Uma adaptação também pode ser feita para que vire um sandubão clássico, como maionese no pão francês (pão d’água também utilizado).
Sanduíche de pernil de São Paulo
São Paulo não vive só daqueles pães com 364 mil fatias de mortadela bolonha. O sanduba de pernil é um clássico da cidade mais populosa do Brasil, presente desde as portas de estádio de futebol até versões mais gourmetizadas.
Fatias de carnes com um molho de cebola e pimentão pode parecer uma fórmula simplezinha demais, mas vou te contar: funciona, viu?
X-caboquinho
Esse é Brasil demais: típico da região amazônica do Brasil, o X-caboquinho leva pão careca, banana frita, queijo coalho, ovo e tucumã, uma fruta típica da região.
Preparação e consumo
Pelos ingredientes serem tranquilos de encontrar em supermercados e padarias, o preparo e o consumo podem ser feitos até em casa.
Contudo, também é comum encontrar diversos points de sandubão que servem para a galera se encontrar, ver jogos de futebol e qualquer outro pretexto para encarar um lanchão daqueles.
Hot dog americano x brasileiro
Enquanto o dogão americano é bem mais minimalista, servido na maioria das vezes apenas com pão, salsicha e uma aplicação de mostarda, o brasileiro é bem mais… maximalista?
Não é incomum encontrar batata palha, milho, ervilha, diversos condimentos, ovo de codorna, passas, partes de carburador e pino de pneu de bicicleta (ok, os dois últimos são mentira minha).
Qual dos dois é melhor? Essa pergunta é impossível de ter uma resposta certa, já que depende das preferências de cada um. Na dúvida, eu como ambos e ainda peço uma torta de limão de sobremesa, e você?
Onde comprar sanduíches nos EUA?
Seria um tremendo vacilo fazer essa lista de sandubões e não te contar onde achar essas delícias, né?
Felizmente, basta acessar o Guia Monkey para encontrar os melhores locais, de acordo com a região em que você mora. Clique aqui e confira um passo a passo muito show para utilizá-lo da melhor forma possível.
Depois de ler isso tudo, você já tem programas gastronômicos para os próximos dois anos, no mínimo. Caso vá passar férias no Brasil, também poderá provar coisas novas. Como você viu aqui, o sanduíche é uma instituição internacional e nunca será derrotado!
Quer encontrar tudo isso que descrevemos aqui? Então, aproveite o embalo e confira o Guia Monkey!
Thank you for Signing Up |