Rastreamento internacional: como funciona e quais as opções?

Blog

blank

Rastreamento internacional: como funciona e quais as opções?

Ao morar nos Estados Unidos, certamente já deve ter ouvido algo do tipo: “Ei, já que você está aí, poderia comprar essa coisinha pra mim e mandar para o Brasil?”. Aposto que esse é um pedido comum dos seus amigos e familiares. Afinal, você está no país onde os produtos muitas vezes são mais baratos ou mais acessíveis, e você ganha e paga em dólares, certo?

Se essa situação parece ser uma constante na sua vida, este artigo é perfeito para você! Aqui, vou desvendar os mistérios do rastreamento internacional, garantindo que suas encomendas cheguem ao destino final, de forma segura e no prazo combinado. Bora lá?

O que é rastreamento internacional?

Trata-se do processo de acompanhar e monitorar a localização e o status de um envio de pacote que está sendo transportado de um país para outro. Ele é feito por meio de códigos de rastreamento (tracking number) fornecidos pela empresa de transporte.

Eles permitem que remetentes e destinatários acompanhem a jornada do pacote desde a origem até o destino final, fornecendo informações sobre localização, datas estimadas de entrega e quaisquer atualizações relevantes ao longo do caminho.

Ao contrário de envio de dinheiro ao exterior ou para o Brasil, no qual é preciso ter os números IBAN e SWIFT, para enviar uma encomenda simples, precisamos apenas de um documento de identidade, como o passaporte.

Como rastrear uma encomenda dos EUA para o Brasil?

O primeiro passo é ter em mãos o tracking number que mencionei, esse number é oferecido pela empresa de transporte responsável pela entrega do pacote. Guarde esse código em local de fácil acesso, pois você sempre vai precisar dele para verificar onde está a sua encomenda, ok?

Muitas vezes, não é necessário pedir esse número para ninguém. Em vários casos, quando o item comprado é enviado, você recebe um e-mail automático com atualizações e a opção de “track the order” (acompanhar encomenda) diretamente no site. O eBay, por exemplo, sempre faz isso.

Se você mesmo enviou o item direto por meio de uma transportadora americana, recebeu esse tracking number em um papel e/ou por SMS.

Se não foi você que enviou ou comprou o item, basta pedir o tracking number para quem fez esse procedimento. O e-mail ou papel com o número foi deve ter sido fornecido para essa pessoa.

Seja num e-mail, seja num papel, esse número é único, pode conter só números ou letras e números, e permite acompanhar a localização do pacote ao longo do trajeto. Com ele em mãos, siga as etapas a seguir e fique de olho no seu pacote!

Verifique a transportadora e entre no site

Antes de mais nada, é preciso saber a empresa de transporte que está encarregada de entregar sua encomenda. Aqui nos EUA, temos muitas opções populares, como:

Então, no caso de não saber a responsável, pergunte ao remetente.

Importante: se você fez uma compra online, dá para acompanhar diretamente no site da loja também também. No eBay, por exemplo, você encontra informações de transporte na seção “Purchase History” (Histórico de Compras) de sua conta.

Insira o número de rastreamento

Procure a opção de rastreamento no site da transportadora responsável e insira o número de rastreamento (Tracking number) fornecido.

Geralmente, há um campo de pesquisa que fica bem em destaque no site, onde você pode digitar o código, no qual consta algo como “Track Your Shipment”/”Track Your Package” (Acompanhe seu Envio/Pedido).

Observe as informações de rastreamento

Após inserir o número de rastreamento, o site da transportadora fornecerá informações atualizadas sobre o status e o progresso da encomenda.

No caso de encomendas internacionais, é provável que você encontre termos como:

  • Order Placed (Pedido realizado): Esta é a primeira etapa, onde você faz a compra de um item.
  • Order Confirmed (Pedido confirmado): O vendedor confirmou a compra e está preparando o item para o envio.
  • Order Processed (Pedido processado): O vendedor processou o pedido e está pronto para enviá-lo.
  • Shipped (Enviado): O vendedor enviou o item.
  • Arrived at Country of Destination (Chegou ao país de destino): O pacote chegou ao país de destino e está em trânsito para o local de entrega.
  • Customs Clearance (Desembaraço aduaneiro): Isso indica que a encomenda está sendo verificada pelas autoridades aduaneiras do país de destino ou de trânsito. Pode haver atrasos nesta etapa dependendo das regulamentações e procedimentos aduaneiros do país específico.
  • Held in Customs (Retido na alfândega): O pacote está sendo retido pelas autoridades aduaneiras para inspeção ou pagamento de taxas.
  • Released from Customs (Liberado da alfândega): O pacote foi liberado pelas autoridades aduaneiras e pode prosseguir para entrega.
  • In Transit (Em trânsito): O pacote foi recebido pela transportadora e está a caminho do destino final.
  • Out for Delivery (Saiu para entrega): O pacote chegou à localização mais próxima do destino e está com o motorista para entrega no mesmo dia.
  • Delivered (Entregue): O pacote foi entregue no destino final.
  • Delivery Attempted (Tentativa de entrega): Uma tentativa foi feita para entregar o pacote, mas falhou por algum motivo (por exemplo, o destinatário não estava disponível).
  • Returned or Return to Sender (Devolvido ou Retorno ao remetente): Em casos onde a entrega falha por algum motivo (o destinatário não pode ser localizado, o endereço está incorreto, etc.), o pacote pode ser devolvido ao remetente.

Verifique os detalhes de entrega

Continue verificando regularmente o rastreamento para obter atualizações sobre a localização da encomenda.

Dependendo do serviço escolhido, da cidade de destino e da velocidade da entrega, pode levar de dias a semanas para a encomenda ser entregue.

No geral, encomendas internacionais regulares entram numa categoria de melhor custo-benefício e “Affordable Options” (Algo como ‘Opções Pagáveis’). No geral são uns 15/20 dias corridos, mas pode variar demais, viu?

Afinal, pensa comigo: mandar um encomenda de New York para São Paulo capital é uma coisa, mas enviar do interior de Vermont para o interior de Minas Gerais é outra, concorda?

Para ser mais rápido, é preciso pagar por serviços de frete de urgência, que têm nomes como “Fastest Delivery Speed” (Velocidade de Entrega Mais Rápida)/“Express delivery” (Delivery Express), e costumam custar bem caro. Então, só vale a pena se for algo importante e urgente mesmo.

CTA animado para experiência ION

Lembrando que os prazos e as informações específicas variam dependendo da transportadora e do serviço escolhido. Em caso de dúvidas ou problemas, é recomendável entrar em contato com a transportadora para obter suporte adicional. Sempre tenha em mãos o tracking number, ok?

Como rastrear encomenda internacional depois que chega no Brasil?

Depois que a encomenda chega ao Brasil, você ainda consegue acompanhar os principais passos no site da transportadora original. Porém, ele vai ser menos detalhado, contendo passos principais como ‘Out for Delivery’ e ‘Delivered’, pois a responsabilidade agora é dos Correios brasileiro.

Então, nesse momento, recomendo ir ao site dos Correios para acompanhar o progresso da entrega. É só ir no site, em “Acompanhar seu objeto” e colocar o mesmo código de rastreamento que você recebeu no início.

Muito importante: o número de rastreamento pode mudar quando a encomenda chega ao Brasil. Quando isso acontece, você geralmente será notificado da mudança e receberá um novo número de rastreamento.

No geral, vai terminar com BR, algo assim: EEUS000288437BR. Daí, não tem segredo: é só usar para rastrear a encomenda no site dos Correios como acabei de indicar.

Com isso, você pode ver em detalhes a chegada do pacote, o processamento aduaneiro e as etapas finais, com o famoso ‘Saiu para Entrega’, que alegra o dia de qualquer um.

Dica do Monkey: é sempre útil acompanhar a encomenda em ambas as plataformas (a empresa de transporte original e os Correios) para obter a imagem mais completa possível do progresso da sua encomenda.

Não recebi um novo tracking number e não consigo rastrear nos Correios. O que faço?

Calma! Tem solução. Vamos lá: existem vários sites de rastreamento de terceiros que permitem acompanhar encomendas, incluindo possíveis mudanças no número de rastreamento internacional.

Um exemplo é o ParcelsApp, que suporta rastreamento de várias transportadoras e plataformas de e-commerce, como o eBay e FedEx.

Ao inserir o tracking number neste site, ele fornece atualizações sobre a localização da sua encomenda e se o número de rastreamento foi alterado no meio do caminho.

No entanto, vale ressaltar que esses sites podem não funcionar com todas as transportadoras ou plataformas de comércio eletrônico, e a precisão das informações pode variar.

Se você encontrar algum problema ou inconsistência no rastreamento, é sempre uma boa ideia entrar em contato diretamente com a transportadora responsável pela entrega da sua encomenda para obter as informações mais precisas e atualizadas, combinado?

Por que o rastreamento internacional se tornou tão importante? Entenda as vantagens

Já parou para pensar num mundo sem rastreamento internacional? Não dá, né? Entenda o porquê.

Globalização

Com o aumento do comércio global e a expansão das cadeias de suprimentos em escala internacional, é fundamental para as empresas e consumidores acompanharem o progresso das remessas em trânsito.

Visibilidade e transparência

O rastreamento internacional permite que as partes interessadas acompanhem a localização exata das remessas em tempo real, fornecendo visibilidade e transparência ao longo de toda a cadeia de abastecimento.

Gerenciamento de expectativas

Ao fornecer informações precisas sobre o status das remessas, o rastreamento ajuda a gerenciar as expectativas dos clientes em relação aos prazos de entrega, reduzindo a incerteza e melhorando a satisfação.

Assim, dá para se programar para estar disponível na data do recebimento.

Segurança e proteção

O rastreamento internacional também desempenha um papel importante na segurança e na proteção das remessas.

Isso porque ele permite a detecção de eventuais problemas, como desvios ou atrasos, e facilita ações corretivas rápidas, como rastreamento de pacotes perdidos ou danificados.

Como mostrei, o rastreamento internacional não é apenas uma ferramenta conveniente, mas também uma necessidade no mundo globalizado em que vivemos, garantindo visibilidade, transparência, segurança e, o mais importante, alegria quando vemos o status “Entregue”, ou, melhor dizendo, ‘Delivered’.

Portanto, da próxima vez que seus amigos ou familiares pedirem “aquela coisinha” dos Estados Unidos, você já sabe: pegue o tracking number e siga a jornada do pacote!

Gostou do conteúdo? Agora, estou certo de que você gostará de ler também como enviar dinheiro para o exterior.

As informações contidas neste artigo não são e nem pretendem ser aconselhamento legal. Este artigo pode ser retirado do ar, sem aviso prévio.

Calcule e descubra como organizar seus gastos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

blank

Quer receber as minhas últimas novidades?




Categorias