Pix internacional: entenda o que é e como funciona

Blog

blank

Pix internacional: entenda o que é e como funciona

A tecnologia vem ajudando muito quem mora no exterior a manter contato e ajudar financeiramente as pessoas que importam em suas vidas. Nesse sentido, sabia que o Pix internacional é mais uma promessa de sistema que pode facilitar a sua vida?

Neste post, eu quero contar a você tudo sobre essa nova possibilidade de transferências eletrônicas entre países. Entenda o que é, como vai funcionar e quais vão ser as vantagens para o seu futuro e sua independência financeira. Vem comigo!

O que é PIX e qual a sua importância?

O Pix é um método de transferência digital que mudou a vida dos brasileiros. Em apenas alguns anos, tornou-se rotina, transformando-se no segundo sistema de transação instantânea mais utilizado no mundo, perdendo apenas para a Índia.

E dá para entender todo esse sucesso. O Pix é simples, versátil e seguro, dando praticidade para as pessoas em diversos momentos corriqueiros da vida: quando pagamos uma compra, quando recebemos um pagamento, quando queremos ajudar amigos e parentes.

É natural, então, que quem mora fora do Brasil também queira aproveitar dos mesmos benefícios.

É possível fazer Pix internacional?

Infelizmente, ainda não é possível fazer Pix internacional, mas atenção ao ainda!

Afinal, existe uma pressão global de demanda por esse tipo de serviço, ou seja, um serviço que simplifique tanto a transferência quanto conversão entre moedas para aproximar ainda mais pessoas que estão fisicamente distantes.

Assim, pensando no contexto brasileiro, a aguardada implementação do Pix Internacional está prevista para acontecer entre 2024 e 2025, segundo Breno Lobo, consultor do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central (BC). Lembrando que o Pix é um serviço criado no Brasil e, por enquanto, válido apenas para dentro do país.

Embora essa inovação institucional ainda esteja a alguns anos de distância, já notamos iniciativas individuais de lojistas de diferentes países, incluindo Argentina, Paraguai e Uruguai, que estão adotando o Pix.

É preciso ter em mente que o processo de internacionalização do Pix não é simples e demandará um alto nível de complexidade em termos de integração de sistemas, justificando esse prazo para sua implementação.

Além disso, vale lembrar que a adoção deste sistema será gradual e variará de acordo com o progresso individual de cada país em seus respectivos sistemas de pagamentos instantâneos — como é o caso aqui dos EUA, com o FedNow

O que é o FedNow?

Já comentei sobre o FedNow aqui no blog. É uma plataforma para inovação, que vai possibilitar transferência entre contas, solicitação de pagamento, pagamento de contas, entre outros. O objetivo é alcançar todas as 10.000 instituições financeiras dos EUA e permitir que empresas e indivíduos enviem e recebam pagamentos instantâneos. Por conta dessas semelhanças é que chamamos de Pix dos EUA.

O Federal Reserve anunciou que 57 organizações pioneiras, incluindo instituições financeiras e prestadores de serviços, estão prontas para a implantação do FedNow para o final de julho de 2023.

CTA animado para experiência ION

Essas organizações concluíram os testes formais e a certificação, com muitas delas programadas para estar ativas quando o serviço for lançado, preparadas para enviar e receber transações. Bom demais, né?

Como vai funcionar o Pix internacional?

Se você já gostou da ideia de fazer Pix entre países, vai ter que ter um pouco de paciência, mas nem tanto!

Como mostrei, temos essa previsão para 2024-2025 do lado brasileiro e, aqui nos EUA, o FedNow vai permitir transferências instantâneas entre contas norte-americanas, o que já é meio caminho andado. Mas existem outras iniciativas para fazer a lógica do Pix internacional ser realidade.

E a que pé estamos? No Brasil, o Governo já está negociando a expansão do Pix para outros países, começando pela América Latina. A ideia é integrar oficialmente em breve o sistema a países como Colômbia, Equador, Chile e Uruguai. Daí, não dependeria mais das iniciativas de lojistas que mencionei, mas algo oficial disponível para todos.

Pensando em Brasil, essa é uma solução de dentro para fora, mas que, nesse modelo, demoraria a chegar em países mais distantes, como o próprio Estados Unidos.

Para pensarmos em Pix Internacional Brasil-EUA, a possibilidade maior é de uma solução de fora para dentro, algo que já está sendo testado.

Conheça o Nexus

A proposta mais sólida atual vem do Bank for International Settlements, ou BIS, considerado um Banco Central para os bancos centrais de países ao redor do mundo.

Seu projeto Nexus visa conectar dezenas de países em um sistema único de transferências digitais. Funcionaria assim: ao ter o Nexus incluído em seu app bancário ou de controle financeiro, você poderia transferir dinheiro imediatamente para qualquer outra conta que utilize o sistema.

Assim como o Pix, a promessa é de um sistema instantâneo e grátis. Porém, como se trata de uma transação internacional, encargos provavelmente estarão atrelados, como IOF no Brasil. Mesmo assim, seria um sistema mais prático, rápido e barato que as soluções atuais.

Quais as vantagens do Pix internacional?

O Pix internacional ainda deve demorar uns anos para se tornar uma realidade. Porém, já dá para projetar os benefícios que o método de transferência trará para quem aderir.

Basta analisar as vantagens do modelo no Brasil e expandir para o mundo inteiro. Veja quais são:

  • envio rápido de dinheiro para dentro e fora do Brasil;
  • possibilidade de gerenciamento financeiro internacional menos dependente de instituições bancárias;
  • maior controle sobre valores de câmbio, já que a conversão seria feita no momento da transação;
  • relação mais próxima com familiares distantes, ajudando no dia a dia das pessoas que você ama;
  • maior controle do que você ganha e gasta, com taxas simplificadas e dinheiro na mão de imediato;
  • mais opções de pagamento dentro e fora do país que você reside;
  • gerenciamento fácil de contas em moedas diferentes;
  • acesso a mais soluções financeiras modernas, como empréstimos de pequenos valores, investimentos e cashback.

Assim como todas as tecnologias que ganharam espaço em nossas rotinas nos últimos anos, os serviços financeiros digitalizados também se tornarão ferramentas que aproximam pessoas. É mais um meio utilizado para suporte e interação em qualquer lugar do mundo.

Nesse sentido, podemos dizer que o Pix internacional é mais um passo para diminuir distâncias e fortalecer nossa rede de proteção entre família e amigos. É a tecnologia permitindo que sigamos nossos sonhos sem sacrificar relações pela distância.

E você, mora nos Estados Unidos e quer agora mesmo uma solução tão prática e rápida quanto o Pix do Brasil? Além do FedNow, que vai ser lançado em breve, veja no meu artigo quais são as atuais formas de pagamento instantâneo no país!

Guia Definitivo para Conquistar a Estabilidade Financeira nos Estados Unidos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

blank

Quer receber as minhas últimas novidades?




Categorias