Vida nos EUA: mitos e verdades sobre morar fora do Brasil

Blog

blank

Vida nos EUA: 5 mitos e verdades sobre como é morar fora do Brasil

Muitos brasileiros têm a oportunidade de realizar o sonho de morar fora do Brasil e se aventurar em busca de novas experiências, estudo ou trabalho. Foi assim com você também, né? Sei que a mudança traz muitos aprendizados, chances de sair da zona de conforto, ter um grande enriquecimento cultural e fazer novas amizades.

Mas deixar o país em que você nasceu e viveu durante toda a vida pode também oferecer desafios, como a saudade da família, uma alimentação diferente e novos hábitos culturais. Porém, é super possível se adaptar a uma vida nova, especialmente com algumas dicas que eu, seu melhor amigo nos EUA, trouxe pra você!

Para que você conheça melhor os mitos e verdades sobre como é morar fora do Brasil, trago este artigo repleto de prós e contras dessa escolha. Bora lá conferir?

Como é morar fora do Brasil

Quem escolhe deixar o seu lar e vir aqui para os EUA precisa estar consciente de que a vida será diferente do que era antes. Muitas novidades estarão por vir, então manter a mente aberta e ter flexibilidade serão habilidades indispensáveis para se adaptar a tudo.

Porém, vale muito a pena! Afinal, dá para perceber que, aqui nos Estados Unidos, é possível desfrutar de qualidade de vida, conforto, segurança e trabalho bem remunerado.

As principais dificuldades ao se mudar para os EUA estão nos primeiros meses. A distância da família, o contato full-time com o novo idioma, as diferenças para o sistema métrico e até as novas formas de ver as horas e o calendário são a primeira barreira para os costumes americanos.

Até se acostumar com tantas mudanças e criar uma rede de apoio, pode demorar um tempinho, eu sei. Mas uma hora a adaptação chega, acredite!

Mitos e verdades sobre a vida fora do Brasil

Já bateu aquela dúvida se foi boa decisão vir morar nos EUA? Ou tem um amigo que está se perguntando se vale a pena vir pra cá?

Confira a seguir os principais mitos e verdades sobre como é a vida de imigrante nos EUA. Vem comigo!

1. Só é possível se alimentar com fast food

Mito! Nos EUA, você encontra todo tipo de comida do mundo. Claro que o fast food é mais popular, fácil de ser encontrado e muito barato, o que acaba tornando mais fácil o consumo de hambúrgueres, pizzas e outros alimentos do gênero.

Contudo, se você é uma pessoa que se preocupa com a alimentação saudável e quer manter uma dieta balanceada, conseguirá encontrar verduras, legumes e frutas de ótima qualidade nos supermercados. Há também ótimas opções de restaurantes com cardápios leves e saudáveis. Tem de tudo por aqui!

2. Brasileiros não têm acesso à saúde

É verdade que você não terá acesso à saúde pública gratuita nos Estados Unidos, pois o sistema de saúde do país gira em torno de planos de saúde.

Assim, os hospitais públicos são pagos e, para ser atendido, você precisará ter um Health Insurance (seguro de saúde). Em 2017, por exemplo, 91% dos americanos tinham um plano de saúde (total ou parcial).

A maioria é oferecida pela empresa em que o cidadão trabalha. É possível conferir, diretamente no site Health Care, os preços médios de diferentes ofertas de planos de saúde por estado. Outros são oferecidos pelo governo, como o Medicare (para maiores de 65 anos) e Medicaid (para pessoas de baixa renda). Nesses casos, é preciso estar com a documentação toda certinha para poder se inscrever.

E se você não tiver plano de saúde? Bem, será preciso pagar todos os procedimentos do bolso. Os valores vão variar conforme a assistência médica oferecida, o especialista necessário, o hospital, entre ouros fatores, sendo possível parcelar esse valor de acordo com a renda da pessoa.

Uma boa opção usada nesses casos é procurar por “low cost health centers” (centros de saúde de baixo custo, em tradução livre), que oferecem diferentes consultas e exames a preços mais baixos para quem não tem condições de arcar com os custos. Alguns deles, inclusive, aceitam pessoas sem documentos.

3. O custo de vida é bem mais baixo do que no Brasil

Depende do estilo de vida que você pretende manter. Mas, de forma geral, sim, o custo de vida é mais baixo, se você pensar em relação ao salário mínimo. Nos EUA, o mínimo por hora é U$ $ 7,25, sendo que cada estado tem uma média local — muitas vezes, superior, conforme dados de outubro de 2022. No Brasil, em 2022, o salário mínimo por hora é de R$ 5,51.

Assim, ao comparar o preço por hora de trabalho, alugar uma casa nos EUA, despesas com alimentação e itens de consumo como equipamentos tecnológicos, roupas, sapatos e acessórios, têm preços mais atrativos do que estamos acostumados no Brasil. Até comprar imóveis e automóveis, com um bom planejamento financeiro, fica mais fácil.

4. O preconceito com brasileiros é muito grande

Mito! Os brasileiros são conhecidos por serem mais amigáveis e acolhedores logo de cara. E você já deve ter notado que os nativos aqui não são assim, certo? Muitos americanos tendem a ser mais reservados. São culturas diferentes! Isso não significa que eles são preconceituosos.

Fazer amizade não é tão difícil e, dependendo da cidade que escolher morar, você terá a chance de conhecer pessoas do mundo inteiro e logo construir vínculos.

CTA animado para experiência ION

5. Todos os americanos são sedentários

Mito! Assim como em qualquer outro país, existem muitas pessoas que não praticam atividades físicas, mas o governo americano incentiva a prática de esportes nas escolas e nas comunidades locais e oferece infraestrutura para quem quer se exercitar.

Muitas cidades contam com ciclovias, centros de recreação e praças públicas. As escolas e universidades também disseminam a importância do esporte e oferecem bolsas de estudos para os jovens que se destacam em diversas modalidades.

Vantagens de morar fora do Brasil

Agora que você já sabe o que é verdade e o que é mentira sobre a vida nos EUA, que tal conferir as vantagens e desvantagens de morar fora do Brasil?

1. Qualidade de vida

Segundo ranking publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), os EUA está entre os países com mais alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Em 2021, o índice que leva em consideração o nível de educação, criminalidade, renda populacional, custo e expectativa de vida chegou a 0,926 (numa escala de 0, sendo nenhum desenvolvimento humano, a 1, sendo desenvolvimento total).

2. Segurança

Nos EUA, você pode andar pelas ruas, com computador e celular à vista, sem medo. O número de furtos e assaltos à mão armada é muito baixo. Andar de bicicleta, deixar seu carro estacionado nas ruas sem preocupação e morar em casas sem muros altos, cercas elétricas, câmeras e alarmes é comum e tranquilo.

3. Novas experiências e culturas

Você terá a chance de conhecer não só a cultura americana como também do mundo inteiro. O país recebe imigrantes de diversos pontos do globo e proporciona a oportunidade de aprender novas línguas, conhecer costumes diferentes, ampliar horizontes e viver experiências únicas.

4. Qualidade das estradas

As rodovias no país têm ótima qualidade: nos EUA, a média é de 5,2 — a média global, que leva em consideração 101 países, era de 3,61 em 2019. Além disso, a assistência aos motoristas é rápida e organizada, sem contar nas sinalizações de trânsito que são bem claras e sempre presentes, o que permite viagens seguras e confortáveis entre cidades e estados.

5. Contratar e cancelar serviços e compras

No Brasil, você já pode ter tido alguma dificuldade ou burocracia para cancelar um serviço ou trocar um produto, certo? Por aqui as coisas são um pouco mais fáceis. As regras e direitos são flexíveis, não é necessário apresentar uma justificativa para arrependimento da compra, e o consumidor pode, com maior facilidade, conseguir um reembolso.

Desvantagens de morar fora do Brasil

Não posso negar que existem dificuldades de construir a vida por aqui. Porém, estar ciente das principais desvantagens, faz com que você se prepare melhor e passe por tudo de forma mais tranquila. Veja só!

1. Saudades da família

Imagine morar há mais de 10 horas de voo da sua família e amigos? Fica mais difícil receber aquele abraço apertado no seu aniversário ou ficar no colo da pessoa querida quando não estiver se sentindo bem. Esse tipo de situação pode fazer muitas pessoas desistirem do sonho de morar fora do Brasil.

Porém, hoje, a tecnologia é uma grande aliada, permitindo um contato muito mais próximo do que 10, 20 anos atrás. É provável que você faça chamadas regulares com seus amigos e família em solo brasileiro. Não é o mesmo que o presencial, mas ajuda muito!

2. Comida diferente

Por mais que você consiga encontrar uma variedade enorme de alimentos no país, não será possível comer aquele seu prato preferido preparado pela mamãe. O tempero é diferente, os legumes e as frutas, também. E isso é muito bom, não acha? É a oportunidade de experimentar novos sabores e sensações!

Sim, talvez preparar o tradicional arroz, feijão e bife será um pouco mais difícil, porém é super possível!

Há muitos mercados latino-americanos no país, inclusive alguns 100% voltados ao público brasileiro, como a minha empresa-irmã, o Jumbo Meat Market! Daí, fica bem mais fácil encontrar aquele xampu brasileiro, uma paçoca de sobremesa, os ingredientes para fazer feijoada e as suas marcas brasucas preferidas.

Sem falar nos restaurantes brasileiros espalhados pelo país. É a oportunidade de matar a saudade de casa e ter uma noite especial.

3. Longa jornada de trabalho

Quem consegue um emprego em outro país pode se surpreender com o diferente modelo de trabalho, longos horários e exigências diferentes das que você pode estar acostumado.

Porém, isso costuma ser compensado pela remuneração mais vantajosa que muitas empresas oferecem. É a chance de comprar sua casa própria nos EUA, mandar os filhos para estudar em uma faculdade americana ou trocar de carro! Muito bom, não acha? Sem falar que, ao ficar mais tempo no país e subir de cargo, muitas dessas dificuldades são superadas.

Espero que os mitos / verdades e as vantagens / desvantagens de morar fora do Brasil que trouxe para você tenham esclarecido suas dúvidas e confortado o seu coração. A jornada de imigrante pode não ser muito fácil, mas vale a pena realizar seus sonhos, não acha?

Gostou do conteúdo? Então, confira também dicas de como manter a mente saudável nos EUA.

As informações contidas neste artigo não são e nem pretendem ser aconselhamento legal. Este artigo pode ser retirado do ar, sem aviso prévio.

Calcule e descubra como organizar seus gastos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

blank

Quer receber as minhas últimas novidades?




Categorias