Saiba mais sobre o mercado de construção civil nos EUA

Blog

blank

Saiba mais sobre o mercado de construção civil nos EUA

Para quem está em busca de oportunidades profissionais aqui no exterior, a construção civil é uma área que normalmente tem demanda para trabalhadores imigrantes. Ou seja, essa é uma chance de conseguir seu emprego fixo nos EUA e se manter por aqui.

Um dos principais aspectos que influenciam esse contexto é a escassez de mão de obra no setor, já que os americanos buscam ocupar posições mais qualificadas, e alguns serviços “mais mão na massa” acabam sendo realizados por pessoas de fora.

Que tal ficar por dentro do assunto? Preparei esta leitura com informações indispensáveis sobre construir uma carreira em construção civil nos Estados Unidos.

Como funciona o mercado da construção civil?

Essa é uma dúvida frequente, afinal, além de saber sobre a possibilidade de conseguir um trabalho na construção civil, é importante conhecer que tipos de funções existem e como está o mercado, certo?

Construção civil e pandemia

A pandemia da Covid-19 teve um forte impacto na economia mundial, especialmente em setores que dependem de operações presenciais. Porém, as atividades já foram retomadas há algum tempo, e os investimentos em construção civil voltaram a acontecer. E isso teve reflexos positivos em questão salarial.

Em 2022, o salário médio por hora para funcionários da construção nos Estados Unidos foi quase dois dólares mais alto do que no ano anterior (2021), quando ainda estávamos na meio da pandemia. Assim, dentro do setor, o salário para funcionários de produção e não supervisores aumentou para 32 dólares americanos por hora.

Oportunidades

As oportunidades para trabalhar no setor são variadas. Os cargos mais básicos são destinados aos menos experientes, como é o caso dos ajudantes de pedreiro (em inglês, “mason’s helpers” ou “bricklayer’s helpers”). Eles geralmente realizam tarefas braçais e que não exigem muito conhecimento, mas facilitam que outras atividades da obra sejam executadas.

À medida que as habilidades são adquiridas, como saber assentar pisos ou lidar com pintura e carpintaria, o salário por hora pode aumentar consideravelmente. De acordo com o site Glassdoor, um pedreiro ganha em torno de $ 56.487 por ano, o que corresponderia a mais de 270 mil reais fazendo a conversão para a moeda brasileira em julho/2023.

Há ainda as posições mais privilegiadas dentro da construção civil, como as ligadas à engenharia e gerência de projetos. Nesse caso, as remunerações são ainda maiores, lembrando que esses cargos devem exigir mais qualificação e experiência.

Mulheres e estrangeiros na construção civil

Outro fato sobre esse mercado é ele ser dominado pelo sexo masculino, embora tenha existido uma abertura para que as mulheres também ocupem vagas nas obras.

De acordo com dados de 2020 do Bureau of Labor Statistics, somente um em cada dez trabalhadores em construções nos EUA é mulher. Além disso, a mesma pesquisa aponta que “um em cada quatro trabalhadores da indústria da construção é estrangeiro”.

Como são as jornadas de trabalho?

Assim como acontece em outros setores do mercado de trabalho, nos EUA, a regra é seguir a legislação local. Existem parâmetros nacionais e aqueles que mudam de acordo com o estado, inclusive nas questões trabalhistas. Então, trabalhar na Florida é diferente de estar na Georgia, que é diferente quando você está no Texas ou em outras localidades.

Em algumas construções, a jornada começa cedo e vai até o pôr do sol, seguindo o padrão de cumprir pelo menos 40 horas semanais. Mas essa referência pode variar conforme o acordo de trabalho definido — lembrando que as horas extras têm um adicional de 50% sobre o valor normal de acordo com a legislação americana.

Fazer uma pesquisa por região é uma dica indispensável para quem está interessado em buscar um emprego por aqui. Na verdade, as diferenças das leis vão influenciar na vida do residente como um todo, não apenas na carreira, não é verdade?

Entenda o custo de vida

O custo de vida e as oportunidades locais são dois pontos muito importantes. Nem sempre ganhar um pouco mais vai valer a pena se os gastos na região forem muito maiores. Sobre a oferta de trabalho, grandes centros normalmente estão sempre em movimento no que se refere à construção civil. Por isso, é natural ter mais trabalhadores em cidades maiores do que no interior.

Pense no clima

Outro fator que deve ser considerado é o clima. Como muitos profissionais da construção civil trabalham em áreas externas, as condições climáticas de cada região são determinantes.

Os EUA possui uma grande extensão territorial, onde se encontram cidades com temperaturas mais amenas, enquanto há também regiões bem mais frias. Logo, questões como temperaturas negativas, ventos e chuvas vão impactar na jornada de trabalho.

A constância das atividades de construção tende a ser maior em lugares que não são tão afetados pelas variações climáticas. Em regiões muito frias, é comum que aconteça uma pausa nos meses de inverno rigoroso, retomando as obras com a chegada da primavera.

Da fundação à entrega: a mágica por trás das obras

A construção civil nos EUA é diferente do Brasil, por isso nem sempre a experiência em um local vale para o outro. O modelo de obras americano usa muita madeira, enquanto o brasileiro é predominado pela a alvenaria.

O sistema conhecido por Wood Frame é mais ágil, fora que tem a vantagem do isolamento térmico e maior resistência contra eventos climáticos como terremotos e enchentes. No acabamento, o Drywall é muito utilizado pela sua praticidade, o que também contribui com a velocidade da obra.

CTA animado para experiência ION

Desde a fundação até a finalização, é comum ver uma casa se levantar em poucas semanas nos EUA. A indústria da construção civil americana é bastante aquecida, com destaque para os estados de New York, Florida, Texas, North Carolina, Washington, California e Massachusetts.

Lá no Brasil, muitos pedreiros brasileiros cuidam de obras como um todo, com uma equipe enxuta que desempenha todos os papéis. Já aqui nos EUA, é mais comum ter times especializados para cada tipo de tarefa, geralmente comandados por grandes incorporadoras. E dentre as principais funções desempenhadas estão desde a checagem dos materiais recebidos até colocar a mão na massa, e claro, para aqueles que já possuem mais conhecimento, fazer a leitura das plantas ou seja, interpretar os projetos

Como são os processos seletivos?

Em geral, não é preciso passar por um processo seletivo tradicional para conseguir um emprego na construção civil. O que acontece é que, dependendo da área de atuação, pode ser exigido que o profissional tenha cursos específicos que comprovem suas habilidades para assumir determinadas funções.

Ter experiência é um fator positivo, que vai ajudar muitos trabalhadores a conseguirem boas oportunidades. A questão é que, no início, é difícil apresentar qualquer tipo de experiência ao começar esse tipo de carreira no exterior. Como falamos, a prática na construção civil no Brasil ou em outros países nem sempre ajuda, já que as técnicas e processos costumam ser diferentes.

Por isso, possivelmente a realidade encontrada no dia a dia é que a grande maioria das vagas em obras são preenchidas por indicação de profissionais.

Inclusive, muitos acabam sendo chamados para cumprir tarefas e depois se adaptam dentro das funções disponíveis, desenvolvendo habilidades específicas com o tempo e evoluindo na carreira.

Como encontrar oportunidades?

Vamos para as dicas práticas? Para milhares de pessoas, viver o sonho americano depende de conseguir um emprego que garanta o sustento no país, não é mesmo?

Como vimos, a construção civil é um campo que emprega muitos estrangeiros, então ficar sempre de olho nas oportunidades divulgadas por construtoras norte-americanas é uma opção.

Conheça empresas importantes de construção civil nos EUA

Aqui estão algumas das principais empresas de construção civil nos Estados Unidos, de acordo com o ranking ENR 2022 (Engineering News-Record), uma das principais fontes de notícias e análises para a indústria da construção. Eles publicam anualmente listas de classificação das maiores empresas de construção e design:

  1. The Turner Corp., New York, N.Y.
  2. Bechtel, Reston, Va.
  3. Kiewit Corp., Omaha, Neb.
  4. STO Building Group Inc., New York, N.Y.
  5. Fluor, Irving, Texas
  6. The Whiting-Turner Contracting Co., Baltimore, Md.
  7. DPR Construction, Redwood City, Calif.
  8. Skanska USA, New York, N.Y.
  9. Clark Group, Bethesda, Md.
  10. AECOM, Dallas, Texas

Aprenda bem inglês

Outro ponto importante é aprender inglês e conquistar, pelo menos, um nível intermediário de domínio do idioma. Aproveita que já está no país para praticar o máximo que puder, com séries e aplicativos gratuitos.

Mesmo que essa não seja uma área com grandes exigências sobre habilidades de comunicação, com certeza faz diferença saber se comunicar com as pessoas no trabalho.

A vantagem, nesse caso, é que o trabalhador não precisa ter um diploma específico e nem se preocupar com a validação do seu título. Dominar um pouco da língua inglesa e demonstrar comprometimento e qualidade nas entregas costuma ser suficiente para evoluir nessa carreira.

Invista em networking

Aliás, a comunicação é um fator que ajuda a abrir muitas portas, já que, como vimos, é comum conseguir empregos por indicações de amigos e conhecidos.

Então, saiba que é bom investir no seu networking para descobrir vagas e aumentar suas chances de ser indicado por um colega. Busque comunidades de brasileiros onde você mora (ou vai morar), informando seu interesse em trabalhar com construção civil.

Tenha um currículo em inglês

Para completar, monte um currículo em inglês de forma objetiva com as suas principais informações e objetivos profissionais. Ter o documento pode ajudar a conseguir um emprego nos EUA em sites e agências de recrutamento.

E o visto de trabalho?

Seja na construção civil, ou em qualquer outra área, seguir as leis do processo de imigração é essencial — ainda mais em um país que tem regras rígidas para este quesito. Isso envolve conseguir um visto americano de trabalho, que vai permitir exercer uma função profissional, receber salários e todos os outros direitos relacionados.

Escolhendo trabalhar como autônomo ou sendo contratado por uma empresa, não deixe de verificar isso! O visto EB-3, por exemplo, é indicado para unskilled workers, que são os trabalhadores não qualificados.

Se você já está com um visto de estudos ou de turismo, veja na página do consulado como realizar a mudança de autorização. Nesse caso, muito provavelmente você precisará dar início ao processo chamado Immigrant Petition for Alien Worker (Vistos de Imigrante com Base em Emprego) junto ao U.S. Citizenship and Immigration Services (USCIS).

Por fim, uma dica importante ao tentar encontrar qualquer oportunidade de emprego aqui nos EUA: contar com o suporte de um advogado para auxiliar com os contratos. Essa é uma recomendação do Monkey que vai te ajudar a evitar muitas dores de cabeça, ainda mais quando se trata de imigrantes trabalhando no exterior.

E aí, gostou do conteúdo? Com o Guia Monkey você encontra as melhores empresas e serviços para lidar com esses e todos os desafios do american dream. Conte comigo para descomplicar a sua vida!

Calcule e descubra como organizar seus gastos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

blank

Quer receber as minhas últimas novidades?




Categorias