Existe IPVA nos Estados Unidos? Veja como funciona

Blog

blank

Existe IPVA nos Estados Unidos? Veja como funciona

Fugir do excesso de impostos é um dos motivos pelos quais o imigrante brasileiro chega nos EUA. É o seu caso também? Aí, quando você já tá aqui, batem aquelas dúvidas típicas: existe IPVA nos Estados Unidos? Vou ter que lidar com isso aqui também?

Para te dar uma notícia maravilhosa: não, não existe um IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) propriamente dito nos EUA. Além disso, a cobrança similar é bem mais leve.

Para que você entenda os gastos que precisará fazer com seu carro nos Estados Unidos, as diferenças culturais no trânsito e outras questões relacionadas, preparei este post. Vem comigo!

Existe IPVA nos Estados Unidos?

Nos Estados Unidos, não existe um imposto parecido com o IPVA — o que precisa ser feito é a renovação da placa do veículo. Por isso, aquele adesivo (amarelo em alguns estados e cinza em outros) que você encontra nas placas aponta o mês e o ano em que isso precisará ser feito. Dependendo do estado, a cobrança é anual ou bianual.

Além disso, nos EUA, a cobrança se relaciona ao peso do carro: logo, caminhões e caminhonetes pagam mais. Carros menores são mais baratos. Neste short do YouTube, por exemplo, um brasileiro informa que pagou 77 dólares na renovação do seu Jeep Renegade (um carro que a brasileirada ama!).

Carros pequenos pagam consideravelmente menos, algo que gira em torno de 50 dólares. O licenciamento já está incluso no preço, e você não precisa de um seguro obrigatório.

Outro detalhe muito legal é que essa cobrança é feita no dia do aniversário do motorista. Aí, fica mais fácil pro governo do país receber o dinheiro o ano todo — e não concentrado apenas no início do ano, como ocorre no Brasil.

Como se não bastasse, o preço todo da renovação da placa é bem mais barato que no Brasil. Se um Renegade demandou 77 dólares do brasuca que mencionei, no Brasil, o IPVA desse carro ficaria na casa dos R$ 1.500 reais (cerca de 305 dólares na cotação atual).

O que saber antes de comprar um carro nos Estados Unidos?

Antes mesmo de pensar na documentação necessária, você precisa considerar o seu orçamento e o seu planejamento financeiro até o momento. Como muitas cidades dos EUA têm um bom transporte público (Seattle, Boston, Washington, entre outras) e serviços de aplicativo, como Uber e Lyft, só compre um carro se você realmente tiver a grana.

Se você já tem o dinheiro guardado, melhor ainda: afinal, com todos aqueles road movies ( filmes de estrada) que falam sobre a Rota 66 e outras estradas, quem é que nunca quis dirigir nos EUA? Além disso, nem todo mundo mora perto do trabalho, então um carro pode ser uma mão na roda.

O próximo passo é encontrar um modelo de carro que caiba no seu bolso. Se o seu objetivo é economizar ao máximo, não deixe de conferir o post que eu fiz sobre como é o mercado de veículos usados no país!

Na hora de escolher o seu modelo, pesquise informações sobre o consumo de combustível, para não acabar com um verdadeiro devorador de gasolina ou etanol nas mãos.

Há algumas situações em que a própria CNH brasileira pode ser utilizada nos EUA, mas ela precisa ser acompanhada do PID (Permissão Internacional para Dirigir). Para mais informações sobre a necessidade desse documento, consulte o Department of Motor Vehicles (DMV) do seu estado, que é responsável por administrar os serviços relacionados a veículos e licenças de condução dentro de sua jurisdição.

CTA animado para experiência ION

Assim como o Detran lá no Brasil, o DMV é responsável por emitir carteiras de motorista, registrar veículos, aplicar testes de direção, entre outras funções relacionadas ao trânsito e veículos.

Quais as diferenças culturais no trânsito entre Brasil e EUA?

Algumas infrações que nem são muito notadas no Brasil, como esquecer de ligar as lanternas traseiras, são levadas muito mais a sério nos EUA. Você pode ser parado e multado por isso.

Além disso, caso um policial te faça parar e peça para você estacionar, não saia do carro! Fique quietinho e aguarde que ele venha até a sua janela informar o motivo pelo qual você foi parado.

Também fique atento aos sinais de Stop (Pare): quando aparecer um em sua frente, é para parar mesmo, ok? Nada de “Hmm, tá vazio e ninguém está vendo, acho que vou seguir”. Além de colocar você e outras pessoas em risco, essa infração pode ser vista por algum cop (policial) à espreita, escondido nas esquinas ou estradas.

Outra diferença interessante é em relação aos carros que você verá na rua. Nos EUA, os Toyotas são bem mais populares; já no Brasil, reinam a Chevrolet e a Fiat. A Ford ainda é fortíssima nos Estados Unidos — também, né, é uma marca tipicamente americana!

Outra diferença é que não há muitos Teslas no Brasil, enquanto nos EUA eles vendem como água no deserto. Só em 2023, foram vendidos mais de 343 mil Teslas por aqui. Os carros automáticos já estão mais consolidados no mercado americano, enquanto só nos últimos anos ganharam espaço na América do Sul.

Quais os documentos necessários para comprar um carro nos EUA?

Quer mesmo ter o seu carro próprio e não depender de transporte público ou aplicativo? Sem problema. Existem duas possibilidades para isso: a primeira é pegar aquelas economias e fazer uma compra à vista. A segunda é financiar.

Nos dois casos, tome cuidado: priorize lojas recomendadas, visitando o site e analisando as avaliações. Além disso, pegue dicas com a galera que já mora na sua região. Também não pague nada antes, apenas depois que a sua assinatura estiver brilhando no contrato.

Caso você queira comprar um usado, precisa verificar a rodagem do veículo. Geralmente, um carro em bom estado estará com menos de 100 milhas.

Outro cuidado que você não pode deixar de lado é em relação ao documento do carro. Nos EUA, ele é chamado de Carfax. Pelo site, você pode conferir o histórico do veículo, com a possibilidade de verificar se houve algum problema mecânico ou alguma batidas anteriormente. Ele também te ajuda a encontrar as concessionárias mais próximas.

Documentos para o financiamento

Para solicitar um financiamento de carro nos EUA, você precisará ter uma conta bancária ativa no país. Além disso, terá que apresentar alguns documentos, como:

  • passaporte;
  • formulário I-94. Esse documento é a garantia de que o imigrante precisa ter para permanecer nos EUA e é assinado pelas autoridades americanas;
  • carteira de motorista dos EUA;
  • ITIN Number;
  • comprovante de endereço;
  • comprovante de renda.

Para finalizar, quando você for comprar o seu carro, realize uma pesquisa de mercado antes. Preço muito abaixo da média precisam ser evitados (quando ver um anúncio desses, visualize um alerta de “carro roubado” piscando em neon).

Agora que você descobriu que não existe IPVA nos Estados Unidos e que você não terá sonhos ruins com esse imposto que costuma limpar o seu saldo bancário no Brasil, já pode correr atrás do seu carro próprio sem essa preocupação. Só tome cuidado com as regras de trânsito, que podem mudar ligeiramente em cada estado, e pesquise bem antes de fechar negócio.

Aproveite a visita e confira 8 dicas para dirigir nos Estados Unidos e evitar problemas!

Calcule e descubra como organizar seus gastos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

blank

Quer receber as minhas últimas novidades?




Categorias