11 de outubro de 2022 by Monkey Money App
Halloween nos EUA: o que você precisa saber
Não importa se você já mora nos EUA há algum tempo, ou se nunca colocou os pés aqui (ainda), você provavelmente já percebeu como a influência do Halloween nos Estados Unidos é forte. É como se a festa fosse o equivalente do que é o Carnaval para os brasileiros, acredita? No dia 31 de outubro, é quando os americanos se fantasiam, vão a festas temáticas e as crianças andam pela vizinhança atrás de ‘’trick or treats” (doces ou travessuras).
E saiba que o Halloween comemorado nos EUA é financeiramente grandioso, viu? Pouco antes da pandemia, em 2018, a expectativa de gasto dos americanos com o feriado girava em US$ 9 bilhões, segundo pesquisas do National Retail Federation. Tá bom ou quer mais?
Agora, de onde surgiu toda essa fama do Halloween entre os americanos? Qual a diferença dessa comemoração para o Dia das Bruxas do Brasil? Qual é a importância desse feriado para os Estados Unidos? Como o Halloween funciona por lá? Eu te respondo essas perguntas a seguir. Bora?
Qual é a origem do Halloween?
Era uma vez o povo celta, que habitava as regiões das Ilhas Britânicas, na Europa, entre 600 a.C. a 600 d.C. E uma das crenças pagãs do povo celta, era a de que os mortos voltariam à Terra por uma noite.
Para essa crença, foi criado o festival Samhain, dedicado aos mortos e também à passagem do tempo, marcando o fim do verão e início do inverno. O evento acontecia entre 31 de outubro e 1º de novembro. Na tradição dos celtas, esse também era o período de reencarnação dos mortos.
Durante a festividade, a população acendia fogueiras e lanternas para iluminar o caminho dos mortos e afastar maus espíritos. Ao saber disso, tem até lógica querer dormir com a luz acesa para afastar os “fantasmas”, não é?
E se você sentiu alguma semelhança entre as tradições celtas e as cristãs, está pensando certo. Acontece que, entre os séculos XIV e XVIII, os cultos pagãos se misturaram às comemorações do Cristianismo. A fusão deu origem ao Dia de Todos os Santos, ou All Saints’ Day, comemorado no dia 1º de novembro.
E por intermédio da Igreja Católica, o dia 2 de novembro se tornou oficialmente o período de oração para as almas dos falecidos. Enquanto isso, 31 de outubro, dia original do início do Samhain, foi instituído como a véspera do Dia de Todos os Santos, ou All Hallows’ Eve (pegou a referência?). Essa data é marcada pelas características que você mais conhece do Halloween hoje.
Quando o Halloween chegou aos Estados Unidos?
Os EUA foram colonizados a partir do século XVII pelos ingleses, que costumavam comemorar o Samhain nas Ilhas Britânicas. A partir disso, por volta do século XIX, as tradições celtas e cristãs se misturaram e, gradativamente, foram sendo criadas novas características, até chegarmos ao Halloween moderno.
Podemos concluir, então, que o Halloween foi incorporado nos EUA pela mistura cultural de imigrantes e colonizadores que fizeram parte da história do país. Um marco importante desse feriado foi que, por volta de 1840, houve uma intensa imigração de Irlandeses para os Estados Unidos.
O povo irlandês levou para os EUA tradições que ficaram famosas no Halloween, como os costumes de se fantasiar, pedir doces e fazer travessuras com a vizinhança. Depois da chegada dos imigrantes, os americanos começaram a se adaptar e incorporar as práticas à comemoração local.
E você quer saber o que deu um gás a mais para a popularização do ‘’trick or treat”? Confeitarias começaram a lançar doces com temática do Halloween, o que serviu de insight para a publicidade da data, legal né?
Qual é a diferença entre Halloween e Dia das Bruxas?
A diferença é que o Dia das Bruxas, comemorado no Brasil, não tem tradição tão forte como nos Estados Unidos. Ou seja, esse evento está longe de ter a grandiosidade de outras festas populares no país tropical, como o Carnaval.
O evento foi introduzido no Brasil já no século XX, bem mais recente, se comparado ao surgimento nos Estados Unidos.
E mais uma diferença entre as festividades é que nos EUA há um sentimento maior de diversão e normalização do medo. Por exemplo, os americanos costumam fazer maratonas de filmes de terror e visitarem haunted houses, as casas assombradas.
Mesmo sendo bem diferentes, há uma característica bem similar entre as festas de Halloween e de Dia das Bruxas: o uso de fantasias de “bruxas”, “demônios” e “anjos”. E na noite de 31 de outubro no Brasil, tem até uma criançada que vai para a rua se divertir e pedir doces na vizinhança.
Qual é a importância do Halloween para os americanos?
Você já viu que os americanos gastam um dinheirão para comemorar o Halloween. E ainda, até 2020, antes da pandemia acontecer, 70% dos americanos se planejavam ano a ano para comemorar o evento, segundo pesquisas da Statista. Não dá para negar que a tradição é forte, né? E agora, com a reabertura dos comércios, as comemorações devem voltar a acontecer.
Para várias famílias e grupos de amigos, o Halloween é sinônimo de diversão, uma festa para usar fantasias, decorar casas, organizar festas e aguçar o medo.
Como é o Halloween na prática?
No dia 31 de outubro, os americanos se fantasiam para comemorar o Halloween em grande estilo. Isso inclui fazer competição com os vizinhos para decidir quem melhor decorou a fachada da casa e participar de festas com concursos para escolher a fantasia mais criativa.
Outro aspecto já falado aqui, que faz parte da cultura americana do Halloween é as crianças saírem pela vizinhança em busca de ”gostosuras ou travessuras”. E ainda, existem alguns códigos como: a casa que decidir não participar da brincadeira, costumam deixar as luzes da varanda apagadas.
Para fechar, quer uma dica de lugar para viajar nos EUA e ficar ainda mais por dentro da história do Halloween? Visite Salem, no estado de Massachusetts, conhecida como Cidade das Bruxas. O local é conhecido assim porque vários homens e mulheres foram condenados à morte, por volta de 1690, acusados de bruxaria. Ao chegar à cidade, não deixe de visitar pontos turísticos clássicos, como o Vilarejo das Bruxas de Salem e a Estátua de Elizabeth Montgomery.
E aí, gostou de saber algumas curiosidades sobre os EUA e conhecer a tradição do Halloween? A data é bem importante para os americanos, uma cultura passada de geração a geração que movimenta a economia e faz parte da cultura popular.
Quer aproveitar agora para aprender ainda mais sobre os Estados Unidos? Descubra curiosidades sobre os EUA que ninguém nunca te contou!