6 de abril de 2022 by Monkey Money APP
Entenda como a Guerra entre Rússia e Ucrânia pode impactar sua vida nos EUA e no Brasil
Independente da distância é inevitável que uma guerra nos influencie emocionalmente, mas será que um conflito do outro lado do oceano pode também nos afetar concretamente, impactando o nosso dia a dia?
A resposta é sim! E vou te mostrar como. Mas antes é importante saber o que realmente está acontecendo para compreender melhor cada impacto gerado e como contornar essa situação de maneira positiva, quando possível. Afinal, acontecimentos dessa dimensão, mesmo que negativos, podem ser um chamado para uma reflexão sobre como vivemos e o real impacto que geramos em uma escala menor, seja na sua cidade, no seu bairro ou até mesmo dentro de sua própria casa.
Invasão
No dia 24 de fevereiro deste ano, a Rússia invadiu o país vizinho, Ucrânia, sendo considerada, por analistas do mundo todo, a maior invasão militar na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945). Atualmente seguem as negociações para controlar os combates e a Rússia continua bombardeando cidades ucranianas estratégicas.
Com os ataques, os Estados Unidos, seus aliados e também países europeus responderam de forma imediata bloqueando as transações econômicas russas. Como resultado, o cenário econômico global entrou em mais um período de incerteza.
Impactos
Confira as principais áreas da economia americana e mundial que estão sendo afetadas pelo conflito atual e como podemos solucionar alguns problemas, começando com pequenas – mas transformadoras – atitudes:
Escassez de produtos alimentícios
O problema: Segundo o Atlantic Council, a Ucrânia sedia cerca de um quarto do solo mais fértil do mundo. Atualmente, a nação é responsável por exportar quase um quarto da produção mundial de commodities, entre elas: trigo, milho, cevada, soja, semente de girassol e de canola. Ou seja, com o conflito dentro do país não há exportação, sem o fornecimento desses produtos outros alimentos, como um simples pãozinho ou uma pizza, por exemplo, ficam mais caros.
Possíveis soluções no seu dia a dia:
– Consumir de forma mais consciente;
– Repensar a dependência da agricultura convencional e industrial, incentivando a produção local e buscando informação sobre outros tipos de agriculturas, como a agricultura familiar ou regenerativa, por exemplo;
– Começar uma horta em casa, pode nos ajudar a rever nossa relação com a terra, o modo como produzimos a partir dela e tudo o que ela nos oferece.
Aumento do preço da gasolina
O problema: A Rússia é o terceiro maior produtor de petróleo do mundo, atrás somente dos Estados Unidos e da Arábia Saudita. Com o ataque russo ao território ucraniano, o preço do barril de petróleo teve um aumento muito grande. Esse valor é cotado nos mercados mundiais de produtos básicos, por isso a perda do petróleo russo afeta os preços do petróleo no mundo todo, independentemente de onde é usado, inclusive nos EUA, que já estava com problemas relacionados à inflação antes mesmo da guerra começar. O aumento no preço do combustível é uma consequência desses fatores e atinge toda a população. Nas últimas semanas, o preço por galão ultrapassou $5 em algumas regiões americanas.
Possíveis soluções no seu dia a dia:
– Viagem compartilhada – Vá de carona e ofereça também! Talvez aquele vizinho que faz o mesmo caminho que o seu para trabalhar, estudar, pode te dar uma carona e vocês dividem o custo. Há também aplicativos de caronas compartilhadas que você pode considerar. Uma alternativa que você também pode testar é ver o valor de uma corrida com o Uber e outros aplicativos deste tipo e compartilhar com mais pessoas a corrida. Todas estas opções devem trazer muita economia para você.
– Caminhe – Estudos científicos apontam que caminhar pode oferecer diversos benefícios para a saúde, entre eles, combate a depressão, prevenção de doenças cardiovasculares, controle do colesterol e diabetes e ainda ajuda a emagrecer;
– Troque o carro pela bicicleta pelo menos alguns dias da semana, seu corpo e o planeta agradecem – Andar de bike é emissão 0 de CO2 na atmosfera, muito mais econômico e oferece mais mobilidade (adeus congestionamento estressante!).
Instabilidade do dólar
Apesar da guerra e da crise econômica, o dólar está caindo em relação a moeda brasileira, o que pode ser algo positivo para algumas pessoas e negativo para outras.
Quatro fatores explicam a recente queda da moeda americana em relação ao Real:
1- O ano das mercadorias – 2022 já era considerado um ano favorável para as commodities, o que com o conflito entre Rússia e Ucrânia essa situação foi reforçada. O Brasil como grande exportador teve sua moeda liquidamente beneficiada.
2- Alta de juros – Atualmente o Brasil possui a segunda maior taxa de juros reais do mundo, isso chamou a atenção de investidores para dentro do país.
3- Bolsa barata – A bolsa brasileira estava com o preço muito baixo comparada a bolsas internacionais.
4- Instabilidade no leste europeu – Devido à instabilidade atual no leste da Europa, muitos investidores deixaram a Rússia e outros países da região, com isso passaram a ver o Brasil como uma opção de país emergente para realizar investimentos.
Possíveis soluções no seu dia a dia:
– Se organize financeiramente para não ser totalmente prejudicado com essa instabilidade;
– Observe a situação do dólar e veja o que é mais conveniente para o seu momento;
– Acompanhe aqui no blog minhas dicas e atualizações sobre o momento econômico atual nos EUA e no mundo.
Muito bom o texto! Muito claro e fácil entendimento!
Olá Mariana, incrível o seu comentário! Nosso objetivo é exatamente esse, trazer muita informação e dicas com clareza e objetividade para acrescentar na vida de todos 🐵 💜