Empreendedores brasileiros nos EUA

Blog

blank

Empreendedores brasileiros nos EUA: veja os negócios que estão em alta

Muitos brasileiros que decidem morar nos Estados Unidos buscam cada vez mais oportunidades de empreender e crescer na carreira profissional. Geralmente, são motivados pela segurança e estabilidade que o mercado americano oferece. É o seu caso?

Atualmente, nos EUA, há inúmeros negócios comandados por brasileiros em diferentes segmentos. As iniciativas geram lucro e fortalecem o senso de comunidade, representando uma ótima maneira para ganhar dinheiro e estabilizar-se no país.

Para falar mais sobre o assunto, convidei Simone Salgado, CEO da S. Group Investments e nossa idealizadora, a fundadora do Monkey Money USA, para falar mais sobre a realidade dos empreendedores brasileiros nos EUA. Se eu fosse você não perdia esse conteúdo por nada. Vem comigo!

O atual cenário do empreendedorismo brasileiro nos EUA

Basicamente, existem dois tipos de pessoas que buscam empreender nos EUA. Hoje, é possível encontrar tanto indivíduos saindo do Brasil com alto nível educacional, reserva estrutura financeira, quanto o imigrante comum, que precisa reaprender a viver em um outro país e em uma outra cultura.

Sobre o primeiro grupo, Simone fala:

“Hoje a gente vê muita gente saindo do Brasil já com dinheiro, já com educação, com estrutura, querendo morar nos Estados Unidos, principalmente na Flórida. […] Esse é um tipo de empreendedor que já tem uma estabilidade, que já é empresário muitas vezes no Brasil e vem para cá ou para expandir ou para se estabilizar. […]

Imigrante comum: o início do sonho de empreender

Porém, com relação ao imigrante comum, ela fala como, no início da adaptação, as oportunidades disponíveis são empregos no ramo da construção civil e da limpeza:

“Agora eu acho que o imigrante comum… Eu posso falar por mim que vim há 25 anos. Nós temos poucas opções aqui, né? Se você não fala inglês, não tem documento no país, se não tem contatos, não conhece a cultura. A gente chega quase que um bebê aqui. Assim, é preciso reaprender primeiro até a viver mesmo em um outro país, em uma outra cultura. E a grande maioria das oportunidades são subempregos. Então o pessoal trabalha muito na construção civil e na limpeza basicamente. […] E as oportunidades de empreender vão surgindo, porque a comunidade tem todas as necessidades que tinham no país de origem”.

Logo, há uma série de possibilidades de empreender nos EUA, voltado inclusive para os brasileiros residentes no país, justamente porque a comunidade brasileira tem todas as necessidades que tinham em seu país de origem. Estamos falando de produtos made in Brazil e serviços. Simone continua:

“A gente tem uma gama de necessidades. Todas as que você imaginar no Brasil. De fazer a sobrancelha, de ir fazer o seu cabelo, de fazer as suas unhas. Tudo é oportunidade para empreender. E quando as comunidades são grandes e fortes, as pessoas começam naturalmente a empreender. E é aí que um microempresário vai engatinhando”.

Inclusive, tem pessoas que contam com talentos incríveis no Brasil, mas chegam nos EUA e acreditam que só têm chances de trabalhar em subempregos. Depois de um tempo, quando começam a perceber que existem outras oportunidades de empreender com talento, passam a se dedicar aos próprios negócios. Simone compartilha:

“E a oportunidade é assim, ter realmente esse olhar, focar no que se sabe fazer, o que dentro dessa comunidade que fala minha língua, que é meu espelho, que entende o que é nosso jeito de ser, como que eu posso empreender? Aí vão nascendo esses empreendedores que vêm para cá, talvez sem a intenção primeira de empreender”.

O empreender depende de fatores internos e externos, mas é um fato que, nos EUA, por ser a maior potência mundial, a economia gira de um jeito mais dinâmico. O poder de compra é mais alto e ao contrário do Brasil, aqui o pagamento é semanal, possibilitando um giro maior no comércio em geral, consequentemente dá condições de vida mais digna para o trabalhador e com menos desigualdade.

Mesmo a pessoa com empregos voltados a faxina, construção, alimentação, entre outros serviços, consegue, muitas vezes, produzir uma renda extra que realmente oferece mais qualidade de vida. Além de viver bem empreendendo, ainda há muitos casos em que os imigrantes conseguem mandar dinheiro para o Brasil.

“Agora aqui [nos EUA] a pessoa da faxina, a pessoa que está na construção, um carregador, um repositor, consegue produzir uma renda que lhe dá dignidade. Essa diferença que os Estados Unidos conquistou […] faz toda a diferença na economia e na possibilidade de empreender”.

Assim, as oportunidades para brasileiros não faltam no mercado de trabalho, seja como empreendedor, seja como profissional de qualquer ramo.

Os negócios brasileiros em alta nos EUA

Como falei anteriormente, existem chances de empreender em todos os setores, já que a comunidade brasileira apresenta todas as necessidades básicas e de serviço que tinham no Brasil. Apenas no Guia Monkey, é possível encontrar mais de 500 empresas brasileiras cadastradas atuando nos Estados Unidos.

O Guia Monkey é uma plataforma de busca 100% gratuita e totalmente em português, na qual os consumidores podem pesquisar itens e serviços brasileiros em um só lugar. Os empreendedores também aproveitam a ferramenta para divulgar as suas marcas, fortalecendo a comunidade brasileira nos EUA e gerando uma economia circular.

Por isso mesmo, atualmente, os setores possíveis para empreender nos Estados Unidos são diversos, tornando a experiência como imigrante bastante valiosa. Veja a seguir quais são os negócios brasileiros mais em alta por aqui!

Beleza e estética

Muitas pessoas apostam na área de beleza e estética, por exemplo, fazendo sobrancelhas, cabelo e unhas. Salões de beleza, spas e estúdios de massagem gerenciados por brasileiros têm se tornado cada vez mais populares. Isso inclui serviços de estética, cabeleireiro e massagens.

Gastronomia

Outro segmento movimentado por brasileiros nos EUA é o da gastronomia, alimentos e bebidas, pois, no Brasil, o sabor e a maneira de celebrar são únicos. Tem restaurante, lanchonete, delivery entre outras opções. Uma área que é um sucesso e todo mundo ama é o de bolos, pois o bolo de aniversário brasileiro é incomparável, muito diferente do americano.

Educação

Profissionais brasileiros também têm encontrado oportunidades no setor educacional, oferecendo aulas de Português para Estrangeiros, Dança, Música, entre outras atividades culturais. Algumas pessoas, inclusive, criam serviços especializados em cuidado infantil, incluindo aulas de idiomas e alfabetização para crianças.

Serviços domésticos

Outro segmento movimentado é o de serviços domésticos. Nesse caso, os negócios são voltados para a limpeza residencial e comercial, jardinagem, manutenção, cuidados para o lar, assim como para empreendimentos especializados em organização de ambientes.

Construção

Nos EUA, há uma grande demanda na área da construção civil. No entanto, muitas empresas têm dificuldade em contratar eletricistas, soldadores e carpinteiros, por exemplo. Devido à falta de mão de obra qualificada nos EUA, muitos brasileiros têm investido nesse tipo de negócio.

CTA animado para experiência ION

Comércio e consultoria

Também há empreendedores brasileiros dedicando-se inteiramente ao comércio eletrônico, vendendo produtos brasileiros nos EUA ou facilitando a exportação de produtos americanos para o Brasil. Ainda existem consultorias em imigração e serviços relacionados, como tradução e assessoria jurídica.

Dicas para empreender com sucesso nos Estados Unidos

O primeiro passo para ter sucesso financeiro como imigrante nos Estados Unidos é conhecer as leis do país. A legislação é diferente, assim como os impostos e as licenças. Por isso, é fundamental ter humildade e sabedoria para aprender primeiro ou buscar orientação de um contador, planejador financeiro ou mentor de negócio.

Simone ainda considera interessante seguir as seguintes dicas:

  • pesquisar o que a concorrência está fazendo e qual a demanda real do mercado para o serviço a ser oferecido;
  • construir uma estrutura financeira, psicológica, de marketing e de conhecimento de negócio;
  • planejar cada passo, de maneira otimista, mas realista;
  • manter o negócio ativo nas redes sociais para promover a sua empresa e interagir com os potenciais clientes;
  • participar de grupos locais para compartilhar informações relevantes sobre o seu negócio;
  • criar conteúdos relevantes para o público-alvo;
  • estar presente em eventos locais, feiras e encontros de networking (rede de relacionamento);
  • identificar estratégias bem-sucedidas e adaptar ao seu contexto;
  • estabelecer parcerias com outros empreendedores locais, como colaborações em eventos, promoções conjuntas ou apoio mútuo na divulgação;
  • considerar a opinião das pessoas mais próximas, como companheiros e filhos, para evitar desgaste emocional, psicológico e financeiro para a família.

Simone alerta:

“Até onde você pode ir sem prejudicar a empresa ou a sua própria família? Porque imagina o desgaste emocional, psicológico e financeiro quando uma família está empreendendo. Às vezes com o único recurso que tem, de uma casa que vendeu se faz uma aposta. Então o planejar tem que vir muito rico de detalhes e disposto a aprender”.

Dica bônus

Cadastre sua empresa no Guia Monkey assim que começar a operar. Ele é o parceiro ideal para quem está empreendendo nos EUA, pois conecta empreendedores brasileiros ao mercado americano ávido por produtos e serviços do Brasil, com mais de 500 empresas cadastradas.

Ao se inscrever no Guia Monkey, sua empresa ganha destaque em um nicho específico. Isso facilita que clientes em busca de produtos brasileiros encontrem seu negócio, oferecendo uma vantagem competitiva importante no mercado americano.

É importante ter em mente que o sucesso na divulgação do seu negócio leva tempo. Por isso, seja consistente em suas estratégias e esteja aberto para ajustar as ações conforme os feedbacks (opiniões) e os resultados obtidos. Até porque o marketing eficiente é uma combinação de criatividade, consistência e adaptação contínua.

Sem dúvidas, há muitas oportunidades para empreendedores brasileiros nos EUA. Lembre-se de quão importante é planejar cada detalhe e ter o pé no chão ao abrir um negócio próprio. Também procure investir nos seus maiores talentos e inovar para se diferenciar, de forma a aproveitar ao máximo a dinâmica do mercado americano.

Aproveite a visita e baixe o aplicativo Guia Monkey para ajudar a fortalecer a comunidade brasileira nos EUA!

Calcule e descubra como organizar seus gastos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

blank

Quer receber as minhas últimas novidades?




Categorias