7 curiosidades sobre o dólar americano

Blog

blank

7 curiosidades sobre o dólar americano

É curioso conhecer fatos que antes nem passavam pela nossa cabeça, né? Por exemplo, você sabia que o nome dólar tem origem tcheca? E que as notas não são feitas de papel?

Selecionei aqui as principais curiosidades sobre o dólar para você ficar por dentro e ainda poder contar por aí o que descobriu a respeito de uma das moedas mais importantes do mundo.

Afinal, essa moeda que você usa todo dia, é referência mundial diante da potência financeira e cultural que os EUA representa. Confira!

1. São mais de 230 anos de história

Estamos em 2023 e, fazendo as contas, podemos dizer que o dólar americano tem 238 anos de idade. Desde 1785 essa é a moeda oficial dos EUA, mesmo que a proposta da sua implantação venha de alguns anos antes — da época da independência norte-americana em 1776, quando a libra deixou de ser usada.

Então, o Congresso passou a emitir seu próprio dinheiro, que hoje em dia, é até utilizado fora das fronteiras dos Estados Unidos. Sim! Sabia que países como Timor-Leste, El Salvador e Panamá usam constantemente a moeda norte-americana? Eles usam o dólar em suas transações diárias, mesmo que não seja a moeda oficial local.

2. A nota de 1 dólar é a mais comum nos EUA

Talvez por ser um país com boa parte da população financeiramente saudável, você poderia imaginar que notas de valor um pouco maior fossem mais comuns, certo? Mas não é bem assim.

A nota de 1 dólar tem o maior número de impressão e circulação, representando cerca de 45% das notas impressas diariamente na Bureau of Engraving and Printing (BEP) — como é chamada a Casa da Moeda aqui dos EUA.

A figura estampada na unidade de dólar é George Washington, o ex-presidente que governou o país entre os anos de 1789 a 1797 e segue sendo uma das personalidades mais relevantes da história nacional. Além de ser o primeiro presidente, ele participou das lutas para que a nação pudesse se declarar livre do domínio britânico.

3. A primeira mulher que apareceu em uma moeda americana foi Martha Washington

Falando em George Washington, sua mulher, Martha Washington, também apareceu nas moedas americanas. Ela estampou as moedas de prata de 1 dólar que circularam até 1891 e, desde então, outras poucas representantes do sexo feminino receberam a mesma honra.

É o caso da Maya Angelou: escritora, ativista, professora, atriz e dançarina, declamou um de seus poemas mais famosos na posse do ex-presidente Bill Clinton (1993). Ela foi a primeira mulher negra escolhida para estampar moedas de 25 centavos, como parte do programa American Women Quarters™, que celebra conquistas e contribuições realizadas por mulheres americanas. E isso aconteceu só bem recentemente, em 2022.

4. O dinheiro americano não é feito de papel

Essa é novidade para você ou não? Se para alguns parece estranho dizer isso, é realmente verdade que o dinheiro americano não é feito de papel. O material usado pelos EUA para fabricar as notas é composto por algodão (75%) e linho (25%), além de fibras sintéticas azul e vermelho entrelaçadas.

A empresa Crane Currency tem a patente desse papel e é a única fabricante deste 1879, sendo ilegal que qualquer outra empresa que não a BEP tenha posse desse papel.

CTA animado para experiência ION

Agora você já pode dizer por aí que o “papel-moeda” do dólar não é bem um papel, assim como a nossa nota brasileira é produzida de uma fibra de algodão para garantir uma textura mais firme e a durabilidade das notas.

5. A nota americana pode ser dobrada cerca de 4 mil vezes

Lenda ou verdade? Essa curiosidade sobre o dólar dificilmente vai ser testada por muitas pessoas, mas dizem que uma nota pode ser dobrada milhares de vezes antes de ser deteriorada. Assim, você pode fazer dobraduras para colocar o dinheiro naquele bolso apertado sem que isso estrague a sua nota. Porém, é sempre bom tomar cuidado ao mexer com dinheiro!

Sobre a durabilidade, a estimativa é que as notas de 1 dólar durem em torno de 6 anos, enquanto as de $ 100, cerca de 22 anos. Interessante, né?

6. O dólar atualmente tem 13 exemplares em circulação

Na hora de dar gorjeta aos profissionais que prestam serviços em restaurantes, bares, hotéis e outros estabelecimentos, você sempre deixa algumas notas ou moedas, certo? Já parou para pensar na diversidade delas no país?

Atualmente, temos as seguintes opções em circulação:

  • moedas: 1, 5, 10, 25, 50 (cents) e 1 dólar (que são bem raras, aliás).
  • notas: 1, 2 (também raras), 5, 10, 20, 50 e 100.

Só que nem sempre foi assim. Já existiram notas de 500, 1.000, 5.000 e até 10.000 dólares. Já pensou com uma única nota comprar algo tão caro? Essas notas deixaram de ser emitidas há mais de 50 anos e viraram recordação histórica.

Sobre moedas, ao contrário do que acontece no Brasil, cada centavo de dólar é considerado e calculado. Ao receber um troco, o valor virá exatamente conforme o preço cobrado — mesmo que você vá ganhar apenas duas moedinhas de 1 cent.

Quando há muitas moedas de baixo valor acumuladas, você pode buscar máquinas (geralmente presentes em alguns supermercados, bancos e outros estabelecimentos com grande fluxo de dinheiro) para trocá-las por notas maiores.

7. A origem do nome “dólar” é tcheca

Em uma região europeia chamada Boêmia, que agora faz parte do território da República Tcheca, existe a cidadezinha de Jáchymov (ou Joachimsthal). As pessoas por lá fabricavam moedas de prata na Idade Média, que seriam as “Joachimsthaler”.

Com o tempo, elas passaram a ser conhecidas somente por “thaler” e foi essa a expressão que acabou virando a palavra “dólar” quando chegou, no século 17, em Nova Amsterdam, com colonos holandeses. Logo se espalhou para as Treze Colônias, onde todos chamam assim moedas de prata de mesmo peso. Como vimos mais na introdução, foi pouco depois da Independência, quando tornaram-se os Estados Unidos, em 1776, que a moeda passou a ser oficial.

E aí, gostou das curiosidades sobre o dólar que trouxe pra você? Falar de dinheiro não envolve apenas cálculos para realizar sua reserva de emergência ou organizar as finanças, mas fatos históricos e outras informações para aumentar o conhecimento. Agora, já pode lançar uma dessas curiosidades na próxima rodinha de conversa com os amigos!

Aproveite para conferir mais dicas que estão disponíveis no nosso blog! Saiba como conseguir um emprego nos EUA sendo brasileiro. É hora de multiplicar os dólares!

Guia Definitivo para Conquistar a Estabilidade Financeira nos Estados Unidos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

blank

Quer receber as minhas últimas novidades?




Categorias