31 de outubro de 2022 by Monkey Money App
Curiosidades de Thanksgiving: entenda a história e comemorações
Vai chegando novembro, e você já começa a se preparar para uma das maiores celebrações aqui nos EUA… Sim, é hora de comemorar o maior feriado do país: o Dia de Ação de Graças! É um momento mágico de reunir a família, amigos e compartilhar gratidão pelo ano que se passou. Então, se você ainda não se familiarizou com todas as tradições da data, no problem! Deixa que o seu melhor amigo aqui vai te deixar por dentro das maiores curiosidades do Thanksgiving.
Vem comigo para saber o que é esse feriado e como ele surgiu. Entenda também por que essa data é até mais importante que o Natal para os americanos. E além disso, trouxe vários fatos legais para irmos entrando no clima de comemoração. Let’s go!
Afinal, o que é o Thanksgiving e como surgiu?
Thanksgiving Day, ou Dia de Ação de Graças, acontece na última quinta-feira de novembro. Em 2022, a data cairá no dia 24.
Nesse dia, os americanos se reúnem com suas famílias para dar graças por tudo de bom que aconteceu durante o ano. Independentemente da religião, todos participam com banquetes, cerimônias e comemorações. Além de ser um momento de reflexão e união, é comum que as pessoas realizem boas ações como trabalhos voluntários e apoio à causas sociais.
Origem do Thanksgiving
Novembro é outono aqui nos Estados Unidos, sendo consequentemente o período do fim das colheitas agrícolas. Nessa época, em 1620, os moradores de Plymouth Colony, em Massachusetts, fizeram uma festa para agradecer a boa safra, que aconteceu depois de muitos invernos severos em que passaram dificuldades.
No ano seguinte, a vila organizou a Festa do Outono, convidando nativos americanos, como se vê na famosa obra “The First Thanksgiving”, do pintor americano Jean Leon Gerome Ferris.
Continuando a ser comemorada centenas de anos depois, em 1827, a escritora Sarah Josepha Hale lançou uma campanha para que o Thanksgiving se tornasse feriado nacional. Por 36 anos, ela enviou pedidos ao governo, até que, em meio à Guerra Civil Americana, em 1863, o presidente Abraham Lincoln oficialmente instituiu a comemoração para a última quinta-feira do mês de novembro.
Assim a data foi comemorada até 1939, quando o presidente Franklin D. Roosevelt adiantou o feriado em uma semana. Dessa forma, era possível incentivar mais 7 dias de compras de Natal e estimular a economia, melhorando a situação do país, que ainda sofria com a Grande Depressão.
Essa ação foi chamada de “Franksgiving”, porém causou revolta nas pessoas. Por um lado, quem precisava vender ficou feliz com a mudança, que incentivava mais vendas. Já quem seguia a tradição do feriado na última quinta-feira do mês foi contra a decisão, fazendo com que o dia fosse comemorado na data nova e na tradicional.
Dessa forma, somente em 1941, o presidente decidiu parar com o adiantamento, e assinou uma lei instituindo o Thanksgiving como feriado nacional, em toda última quinta-feira do mês de novembro, resolução que segue até hoje.
Símbolos do Thanksgiving
Dentre as curiosidades de Thanksgiving, já é fato e todo mundo sabe que um dos pratos favoritos do pessoal é o peru assado. Historicamente, ele era uma ave nativa comum já presente nas propriedades dos moradores da colônia. Além disso, por seu tamanho, tinha a capacidade de alimentar muita gente.
Dessa forma, com seu consumo relacionado a festivais de colheita na Nova Inglaterra, o peru ficou bastante popular em outras regiões e foi logo relacionado ao Thanksgiving. Agora, estima-se que mais de 40 milhões de perus são comprados e preparados nessa data, ou seja: 88% dos americanos consomem a ave no feriado.
Por isso, a data também é conhecida como Turkey Day. Aliás, tem até uma cerimônia em que o presidente poupa dois perus do abate, chamada de Turkey Pardon. Na ocasião, eles recebem nomes e depois são soltos no Morven Park, na Virginia.
Além disso, também existem outros símbolos. Como é outono, a cor laranja é predominante na estação e está associada à ideia de colheita, por também relembrar as abóboras. Nesse caso, elas são outro símbolo por serem legumes colhidos na época, que também foram consumidos pelas primeiras pessoas a comemorar a Ação de Graças. Aliás, uma das sobremesas tradicionais do feriado é exatamente a torta de abóbora.
Por que o Thanksgiving é mais celebrado que o Natal?
Um ponto de destaque do Thanksgiving é que é uma grande tradição dos EUA, chegando a ser maior que o Natal. Isso se dá ao fato de que o país é muito diversificado na religião e nem todos comemoram o natal. Então, por o feriado de Ação de Graças não se tratar de uma comemoração religiosa, basicamente todos os americanos e não-americanos participam e dão graças, cada um com as suas crenças e tradições.
Logo, é uma oportunidade de confraternização em que pessoas de diferentes origens e credos podem passar juntas e celebrar momentos de harmonia.
Outra curiosidade desse feriado é que ele não acontece só nos EUA, mas também em outros países do hemisfério norte, como o Canadá e a Holanda. Por lá, eles também comemoram a data e a época do fim da colheita, só que mais cedo, em outubro.
Quais são as principais curiosidades de Thanksgiving?
Um dia de reunir a família com tradições, agradecimentos e banquetes… Com certeza, o feriado de Ação de Graças é uma oportunidade para vivenciar momentos especiais. E para que essa experiência seja ainda mais marcante, conheça algumas das principais curiosidades de Thanksgiving!
Refeições típicas
Na semana do Thanksgiving, os restaurantes aqui nos EUA oferecem pratos exclusivos de comidas típicas da época, incluídas em um menu especial de comemoração da data.
Aliás, é uma experiência que vale a pena. Isso porque você pode conhecer cardápios novos e releituras de pratos tradicionais do feriado. Além disso, depois da refeição, não se esqueça de usar o que aprendeu sobre como dar gorjeta nos EUA, e ser generoso com tips maiores para demonstrar sua gratidão, já que esse é o espírito do Thanksgiving.
Já na quinta-feira, a tradição é fazer uma festa caseira com família e amigos. Por isso, preparar o banquete de Thanksgiving é essencial. Nesse caso, ele costuma ser feito cedo, e é uma boa oportunidade de desenvolver habilidades na cozinha, criar laços e conhecer melhor as tradições americanas.
Depois de pronto, todos se reúnem por volta de 4pm para o momento mais aguardado do dia e se deliciar com pratos típicos como:
- torta de abóbora;
- purê de batata;
- cassarola de batata doce;
- molho de cranberry;
- pão de milho;
- torta de maçã;
- farofa;
- e claro, peru assado.
Lugares especiais
Quer passar o Thanksgiving em uma experiência incrível? Se você ama a História dos EUA e quer entender melhor o feriado de Ação de Graças, que tal ir aonde tudo começou? Você pode visitar a Plimoth Plantation para ver muito mais da cultura americana.
O lugar é uma recriação da colônia original e conta com muitas atrações. Na Vila Inglesa, que reproduz construções da vila original, é possível aprender o modo de vida das pessoas da época, falando com atores caracterizados, que só vão te responder sobre perguntas do século XVI! Lá também é possível ver reprodução de objetos, ouvir relatos históricos como se fossem recentes, e aprender mais com os passeios guiados.
Já no museu Historic Patuxet, você pode conhecer nativos americanos da nação Wampanoag e saber mais sobre sua cultura. Por lá, em workshops sobre o Thanksgiving, é possível descobrir como foi a primeira comemoração, explorando a história por meio de relatos escritos e orais, bem como artefatos coloniais e indígenas.
Programação
A famosa loja Macy’s faz todos os anos, o conhecido Macy’s Thanksgiving Day Parade, em New York, desde 1924. O evento é transmitido pela TV, mas também atrai milhões de pessoas pelas ruas da cidade.
Ele acontece na manhã do Thanksgiving. Aliás, até em 2020, em plena pandemia, o evento foi realizado, mesmo sem a presença de espectadores presenciais. Logo, é uma das maiores atrações para quem está na cidade nesse dia. Em 2022, vai começar na West 77th Street com a Central Park West, e terminar na Macy’s Herald Square.
Quem curte ficar em casa também pode assistir aos jogos de futebol americano da National Football League, para descansar após a refeição. Aliás, essa é a única quinta-feira em que esses jogos são transmitidos, já que geralmente acontecem nos finais de semana.
E depois do Thanksgiving?
Já no dia seguinte, começa a Black Friday e, na segunda, a Cyber Monday, datas em que os americanos aproveitam para começar as compras dos presentes de Natal por preços acessíveis e grandes descontos, ou seja, é uma época bem movimentada aqui nos EUA.
Viu como as curiosidades de Thanksgiving são interessantes? Por isso, você pode aproveitar esse feriado que está chegando para conhecer mais da cultura americana. Vale se arriscar e preparar o seu próprio peru, viajar e conhecer o país, ou ter uma experiência caseira, assistindo ao desfile e aos jogos da TV. O mais importante é estar com os amigos e a família e distribuir graças pelo ano de 2022!
Gostou do post? Então, confira também 9 curiosidades dos EUA que ninguém te contou!