Como saber a cotação do dólar em tempo real

Blog

blank

Como saber a cotação do dólar em tempo real

“O dólar hoje está cotado em…”. “A variação do dólar hoje é de…”. Se essas duas frases te deixam confuso, eu, o Monkey, tô na área para dar uma luz e te ajudar no entendimento. O lado bom de toda essa conversa é que quem mora nos EUA e tem alguns dólares guardados sempre estará bem protegido das oscilações do mercado.

Neste post você vai entender como checar a cotação do dólar em tempo real, além de conhecer outras informações que explicam a variação da cotação da moeda, principalmente em relação ao real brasileiro. Vem comigo!

Lista para consultar a cotação do dólar agora

Para facilitar a sua vida, vou te ensinar três meios de consultar o valor atual do dólar. Bora lá.

Google

Sim, aquele papo de que o Google serve para absolutamente tudo continua sendo verdade. Assim, para conversões mais rápidas e diretas de valores, o mais recomendado é utilizar a própria ferramenta dessa plataforma, que já usa a cotação do dólar comercial.

O Google ainda exibe um gráfico com um histórico recente de altas e quedas na moeda americana. Siga os seguintes passos:

  • acesse o Google, pelo celular ou pelo computador, e busque a palavra “Dólar”;
  • a tabela de conversão abrirá automaticamente para você. Insira o valor desejado no campo “Dólar americano” para que a conversão em real brasileiro (ou qualquer outra moeda) seja feita de maneira automática. Caso você não tenha um número específico para pesquisar, digite “1” mesmo.

Bolsa da Apple

Se você é daqueles que não deixa o seu dispositivo iOS de lado, também há um caminho para buscar a conversão nesse modelo. Do mesmo modo que o Google, dá para acompanhar um gráfico interativo com detalhes dos últimos dias. Para isso, faça o seguinte:

  • baixe o app “Bolsa” (ou “Stocks“, em inglês), disponível na loja do iOS;
  • depois de instalar o APP, vá dentro do aplicativo e toque no campo de busca, que fica no canto superior da tela inicial dele;
  • depois, busque por “USD”, sigla oficial do dólar americano, e, no menu de resultados, escolha “BRL = X”;
  • já na lista de ativos, leve a cotação do dólar para as posições superiores;
  • se quiser ficar ainda mais por dentro, toque no banner para visualizar as oscilações da cotação.

App Dólar Agora

Outro app que também é uma mão na roda é o Dólar Agora. O diferencial dele para os outros que citamos é que ele faz a conversão, acompanha o valor da moeda e ainda possibilita criar um alerta para o momento em que a cotação atinja o valor que você espera.

Assim, ele é ótimo para quem já está investindo e precisa acompanhar as mudanças de perto. Para usá-lo, siga estes passos:

  1. abra o app “Dólar Agora”, disponível tanto para Android como para iOS;
  2. já na tela inicial do aplicativo, será possível visualizar o preço do dólar. Caso você prefira, pode alterar a opção de “Dólar comercial” para “Dólar turismo”;
  3. caso queira consultar um valor específico, toque em “Conversor” e realize a conversão monetária para real brasileiro ou outra moeda do seu interesse.

Dólar comercial e dólar turismo

O dólar comercial e o dólar de turismo são duas cotações distintas da moeda norte-americana, utilizadas em situações diferentes.

O primeiro é utilizado em operações de comércio exterior para a realização de importações, exportações e investimentos estrangeiros. Daí, é mais usado por empresas e instituições financeiras, sabe? Já o dólar de turismo é utilizado em transações relacionadas ao turismo, como compras de passagens aéreas, hospedagem em hotéis e compras em lojas duty-free de aeroportos.

E por que eles são diferentes?

A diferença entre os dois tipos de dólar está na forma como são calculados e na quantidade de impostos e taxas incluídos em cada cotação.

CTA animado para experiência ION

O dólar comercial costuma ser mais vantajoso para empresas, pois não inclui alguns impostos e taxas presentes no dólar de turismo. Por outro lado, o dólar de turismo é mais caro devido às taxas de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e à margem de lucro das casas de câmbio.

Quando for viajar para o Brasil, por exemplo, é recomendável optar pelo dólar de turismo para evitar surpresas desagradáveis no orçamento final da viagem.

Por que a conversão do dólar varia?

A explicação para a variação está na oferta e na demanda do mercado por aquela moeda. Nesse sentido, quando tem dólar em excesso no mercado, a cotação fica mais baixa. Já quando tem mais gente buscando comprar, a cotação sobe.

Isso me leva a ter que explicar os dois cenários distintos. Vamos lá.

Por que o dólar sobe?

Por muitos motivos, mas 3 fatores são cruciais para causar essa variação entre o dólar e o real:

  • déficit da balança comercial: isso ocorre quando o Brasil está importando mais produtos em relação ao que exporta. Com isso, a oferta de dólares no mercado brasileiro diminui, levando a cotação do dólar para o alto;
  • gastos feitos no exterior: quando um número grande de turistas brasileiros fora do país gasta em excesso, gerando uma demanda maior por dólares que serão utilizados fora do Brasil;
  • taxa de juros dos Estados Unidos: quando a taxa de juros americana sobe, como rolou recentemente, a tendência é que os investidores que aplicam dinheiro no Brasil levem esse capital para fora. Afinal, a elevação da taxa também aumenta os rendimentos das ações, então compensa mais fazer investimentos em dólar.

Por que o dólar cai?

Os mesmos fatores que citei no tópico anterior, quando aplicados ao contrário, também explicam os motivos da queda da moeda americana em relação ao real:

  • superávit comercial brasileiro: quando as empresas brasileiras vendem muitas mercadorias para o exterior, entram mais dólares no Brasil, aumentando a oferta da moeda. Como vimos no início do tópico, o excesso de uma moeda em um mercado leva à sua desvalorização;
  • gastos feitos por estrangeiros: quando turistas estrangeiros gastam horrores no Brasil, também rola um excesso da moeda americana em território brasileiro, jogando a cotação do dólar para baixo;
  • taxa de juros brasileira: quando a taxa de juros definida pelo Banco Central brasileiro aumenta, os rendimentos dos investidores que aplicam seu dinheiro no Brasil aumentam, já que suas ações estão vinculadas à taxa.

Como aproveitar a alta do dólar?

A alta do dólar é ótima para quem vai viajar para o Brasil e quer fazer compras em terras bazucas, pois o dinheiro rende mais. Do mesmo modo, se você envia dinheiro para familiares e amigos no Brasil, o valor em dólar que você mandar renderá mais quando chegar lá.

E a baixa?

Um dos motivos que pode causar uma baixa no dólar é a desvalorização de grandes empresas nos Estados Unidos, como Amazon, Apple e Microsoft. Aí, fica mais barato para brasileiros investirem na compra de ação dessas companhias.

Afinal, vale lembrar que essas gigantes não costumam ficar desvalorizadas por longos períodos — o que fará com que as ações compradas na baixa valham mais pouco tempo depois. Assim, a valorização do real abre essa janela interessante para buscar oportunidades desse tipo nos EUA.

Outra opção de investimento nos Estados Unidos é comprar BDRs, Brazilian Depositary Receipts. São valores mobiliários emitidos no Brasil, mas com lastro (vínculo) à moeda americana. Ao investir neles, você terá alguns dólares a mais pingando na sua conta.

Sacou como checar a cotação do dólar em tempo real? Não é muito difícil, já que o Google e os APPs que mostram a cotação sempre estão aí para dar aquela força. Agora que você também descobriu o que faz a moeda variar, também poderá investir o seu dinheiro e planejar os gastos de forma mais bem organizada.

Curtiu o post e quer continuar trocando uma ideia? Então, conheça a minha loja física na Philadelphia (7320 Castor Ave, Philadelphia, PA 19152) e tire suas dúvidas pelo WhatsApp, inclusive pode me perguntar quanto está o dólar hoje que eu te ajudo <3

Guia Definitivo para Conquistar a Estabilidade Financeira nos Estados Unidos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

blank

Quer receber as minhas últimas novidades?




Categorias