Como manter a mente saudável nos EUA - Monkey Money

Blog

blank

Como manter a mente saudável nos EUA

Vou começar a nossa conversa por aqui já te contando o segredo para manter uma mente saudável nos Estados Unidos e em qualquer outra parte do mundo: Viver o momento presente! Para algumas pessoas isso pode ser algo simples, para outras pode ser um pouco mais complicado. Por esse motivo resolvi compartilhar com você alguns hábitos que podem te ajudar nesse caminho de mais tranquilidade e equilíbrio.

E ao longo do texto deixei alguns links bacanas que irão facilitar a criação desses novos hábitos na sua vida.

Você é único, faça coisas que você realmente gosta

Quando falamos da nossa mente, estamos falando de algo muito pessoal, afinal cada pessoa é única, então o mais recomendado seria pensar naquilo que realmente te deixa em paz e feliz. Existem pessoas que amam estar na natureza, outras preferem cidades mais movimentadas. Algumas adoram estar o tempo todo rodeadas de amigos e familiares, mas também tem o time das que valorizam o seu tempo sozinhas, curtindo com elas mesmas. Há ainda pessoas que precisam dormir 8 horas por noite, outras dormindo 5 horas já se sentem super bem. 

O fato é que não existe um perfil ideal, todos esses tipos de pessoas podem e conseguem ter uma mente boa e saudável, o importante é não se comparar com ninguém e descobrir o que irá fazer mais sentido no seu dia a dia, para que não se torne uma obrigação, mas sim um hábito prazeroso.

Para te ajudar nesse processo, a internet pode ser uma ótima aliada. Procure por grupos locais no facebook com temas do seu interesse e que realizem atividades presenciais. Utilize, com cautela, sites para fazer amizades como o Bumble e o Meetup, por exemplo.

Além das opções virtuais, converse e conheça seus vizinhos, procure saber sobre as atividades disponíveis no seu bairro e na sua região. Algumas instituições oferecem cursos de Inglês com preços acessíveis, por exemplo, mas costumam fazer a divulgação entre a vizinhança, então vale a pena estar por dentro do que acontece perto de você. 

Aqui e agora

Quando fazemos algo que gostamos de verdade, sentimos que o tempo passa muito rápido, não é mesmo? Mas na verdade o tempo continua igualzinho, mas ficamos tão focados no momento presente que até nos “esquecemos” de pensar no que fizemos ontem ou no que devemos fazer amanhã. Esse foco, quando natural, é chamado de Atenção Plena (em inglês Mindfulness). E para conseguir ter esse tipo de atenção não é preciso sempre fazer coisas grandiosas, terapias e etc. Um simples ato de varrer as folhas no quintal da sua casa, por exemplo, já te ajuda a chegar nesse estado. O importante é observar aquele exato momento em que você está juntando as folhas em um canto e colocando todas no balde.

Parece um pouco louco pensar assim, mas a verdade é que não adianta pensar em outras coisas enquanto varremos as folhas no quintal, pois não podemos estar em outro lugar ao mesmo tempo. O que fizemos ontem já passou e o amanhã ainda nem existe. A única coisa concreta que temos é o “aqui e agora”, o varrer as folhas no seu quintal. E o mais interessante é que ao fazer coisas tão simples como essa – mas com verdadeira atenção – nos sentimos gratos pelo momento. 

Independente se você é uma pessoa calma ou mais agitada, a Atenção Plena vale para qualquer atividade diária que você faça: lavar louça, organizar a casa, caminhar, escutar/conversar com alguém, trabalhar, estudar, ouvir música, comer, passear…

CTA animado para experiência ION

Descubra novos lugares

Viajar, respirar novos ares, conhecer lugares diferentes, tudo isso pode nos ajudar a manter a mente mais saudável. E não importa se é uma viagem curta até a cidade vizinha ou uma viagem que irá durar semanas, o importante é sair um pouco da rotina. Então já sabe, quando você tiver um tempinho livre, aproveite as várias cidades americanas que, segundo a Brand USA Mexico, oferecem muitas opções para que você possa se conhecer ainda mais, enquanto aproveita um passeio incrível.

Se movimente

Academia, crossfit, yoga, natação, corrida… Já sabemos que todas essas atividades são ótimas para a saúde física. Mas além de manter nossos órgãos saudáveis e o nosso corpo com o peso ideal, os exercícios também auxiliam muito no bem estar mental e emocional, pois esses tipos de atividades ajudam a produzir a serotonina, que é o hormônio do bem-estar.

Se você não gosta muito ou não pode fazer essas atividades que exigem mais do seu corpo, tente se manter em movimento de alguma maneira. Vou te ajudar com algumas opções fáceis e que talvez você até já faça por aí:

  • Caminhar pelo menos 30 minutos todos os dias
  • Dançar
  • Jogar bola ou outras brincadeiras/esportes divertidos
  • Alongar o corpo por alguns minutos pela manhã e em outros momentos do dia
  • Dica bônus: faça parte de grupos do facebook direcionados a atividade física e participe dos encontros presenciais que eles realizam. Além de cuidar da saúde, você também aumenta a sua rede de contatos e amigos na sua nova região.

Esvaziar a mente

Como assim? Isso é possível? 

A resposta será sempre “depende”, ou seja, depende de você.

Na Tailândia, as crianças aprendem a meditar na escola entre uma aula e outra, é algo cultural. Aqui no ocidente isso não era muito comum há alguns anos, mas atualmente tem se tornado um hábito interessante entre a população. Claro que para nós pode não ser uma atividade tão fácil, pois não tivemos contato com essa realidade desde tão novinhos como os tailandeses. Mas se você realmente quer manter sua mente boa e saudável, vale a pena tentar, sem se forçar muito. Você pode começar, por exemplo:

  • Escolhendo um lugar tranquilo onde ninguém irá te interromper;
  • Sentar em uma posição que seja confortável para você;
  • Fechar os olhos e 
  • Observar sua respiração. 
  • Dica de ouro: Faça isso todos os dias e tente por cinco minutinhos no primeiro dia, aumente um minuto no dia seguinte e assim por diante. 

Provavelmente você pensará em um milhão de coisas enquanto medita, mas não se preocupe, isso é normal. Outra dica é tentar imaginar que seus pensamentos são como nuvens passageiras, que entram na sua cabeça, mas também saem. Então não se apegue a nenhum pensamento que chegue nesse momento, só imagine as nuvens e volte a observar sua respiração. Se você ainda não se sentir preparado para meditar sozinho, eu recomendo que você dê uma olhadinha na meditação guiada que a Netflix criou, é bem simples e interativa.

Além de relaxar e diminuir o estresse, é comprovado cientificamente que a meditação pode trazer outros benefícios como: 

  • Melhora da função imunológica, aumentando nossa imunidade; 
  • Melhora da qualidade do sono; 
  • Auxílio na prevenção da depressão; 
  • Aumento da concentração. 

Agora é com você! Escolha um hábito (ou mais de um) que listei aqui, experimente fazer isso pelo menos uma vez e, depois me conta nos comentários como foi sua experiência. Eu vou adorar saber!

Descubra, explore e viva a América: chegou seu GUIA MONKEY
Calcule e descubra como organizar seus gastos
Guia Definitivo para Conquistar a Estabilidade Financeira nos Estados Unidos

3 comentários

  1. Avatar Stephanie disse:

    Eu estava precisando disso. Obrigada mesmo

    1. Monkey Money App Monkey Money App disse:

      Olá Stephanie, eu que agradeço sua leitura aqui no meu blog. Toda semana estou trazendo conteúdos como esse, fica ligada aqui para não perder. Abraços, Monkey! 🐵💜

    2. Monkey Money App Monkey Money App disse:

      Olá Stephanie, eu que agradeço sua leitura aqui no meu blog. Fica ligada aqui para não perder outros conteúdos. Abraços, Monkey! 🐵💜

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

blank

Quer receber as minhas últimas novidades?




Categorias