Como fazer vaquinha online em poucos passos?

Blog

blank

Como fazer vaquinha online em poucos passos?

Com certeza você já viu alguma campanha de vaquinha online por aí. O crowdfunding — a solução para pedir financiamento coletivo a um projeto ou objetivo — ajuda muitas pessoas e projetos todos os dias e quando são feitas online podem contar com contribuições de qualquer lugar do mundo. Legal, né?

Esse conceito ganhou força na década de 1990, quando a banda de rock Marillion, em início de carreira, começou a pedir aquela ajudinha em dinheiro para conseguir gravar álbuns e divulgar trabalhos. A moda pegou e vários artistas seguiram esses passos.

Hoje, além de bandas, as vaquinhas são muito utilizadas para campanhas de tratamento de saúde, patrocínio a atletas , doações a instituições, festas de casamento, viagens, entre diversas possibilidades.

Sabe qual é a melhor parte? Qualquer pessoa pode fazer uma vaquinha online em poucos passos. Vem comigo para acompanhar as dicas de hoje.

Vaquinha virtual: como funciona?

Agora que você já sabe o que é uma vaquinha virtual, está na hora de descobrir como ela funciona.

A dinâmica é idêntica à da vaquinha tradicional, mas com uma velocidade bem maior, já que a internet atinge mais pessoas em menos tempo. Você pode usar a vaquinha online para vários formatos — como causas sociais, animais e também para tirar projetos do papel quando não tem ainda aquela reserva financeira.

Em geral, os apps e sites de vaquinhas online permitem o saque dos valores conquistados na campanha em 5 dias úteis — o tempo que leva para a contribuição cair na conta. Já os valores mínimos também são determinados de acordo com o tipo de projeto e o site.

O importante é saber que se trata de um processo simples e capaz de ajudar muitas pessoas a conquistarem seus objetivos em grupo.

Por que vale a pena?

A vaquinha online é muito vantajosa, afinal, possibilita o acompanhamento da evolução da campanha, a agilidade na arrecadação, maiores chances de compartilhamento e muito mais.

Podemos observar ainda que este tipo de arrecadação gera a união de pessoas que apoiam causas em comum, tornando-as capazes de juntar forças para uma ação mais efetiva.

Todos os envolvidos se beneficiam do projeto e podem se colocar disponíveis para ajudar uma causa maior.

Atenção redobrada

É claro que eu não poderia deixar de te alertar sobre os riscos que podem existir. É possível, acontecer de pessoas criarem histórias falsas para sensibilizar e conquistar doações, bem como podem surgir campanhas clonadas.

Mas não se assuste! Para se proteger contra estes riscos, basta buscar por aplicativos de credibilidade e segurança. Dessa maneira, você garante um processo protegido da interferência de objetivos fraudulentos e mal intencionados.

Como fazer uma vaquinha online?

Você deve estar se perguntando: mas, e agora, como fazer uma vaquinha online? É muito simples: basta desenvolver um planejamento estratégico para a criação, divulgação e metas.

Para te ajudar a criar uma vaquinha virtual de sucesso, vou te mostrar 4 passos fundamentais.

Passo 1: Definir o objetivo da campanha

O primeiro e mais importante passo para fazer uma vaquinha online é definir corretamente o objetivo da campanha. Ou seja, nada de inventar histórias ou colocar elementos falsos para gerar um engajamento que não deveria acontecer, combinado?

CTA animado para experiência ION

É muito importante se comprometer com os princípios éticos para arrecadar fundos da melhor maneira possível.

Sendo assim, tenha clareza no seu objetivo e o exponha com total sinceridade. Você vai ver que os resultados serão melhores que o esperado.

Passo 2: Procurar por plataformas confiáveis

Já o segundo passo é procurar por sites ou aplicativos confiáveis. Infelizmente, há plataformas que podem atrapalhar a arrecadação pelo excesso de burocracias, valor mínimo muito alto ou, até mesmo, fraudes para a coleta de dados dos contribuintes.

Porém, sem pânico! Basta pesquisar com calma as características de cada site ou aplicativo, pedir indicações de amigos e estar atento às novidades do mercado.

Existem incontáveis plataformas de credibilidade que tem o intuito de promover uma arrecadação financeira eficiente, justa, ágil e responsável.

Passo 3: Definir metas realistas

Ao iniciar um projeto interessante, é comum que sentimentos de euforia e de expectativas sejam ativados, concorda?

A possibilidade da conquista de um sonho, da aquisição de um bem, do auxílio ao próximo e tantos outros benefícios é capaz de mudar nossa linha de pensamentos e de nos distanciar da realidade.

Só que é preciso colocar os pés no chão e definir metas realistas. Ao fazer isso, você faz projeções mais precisas para o futuro — evitando frustrações e conquistando resultados excepcionais.

Para fazer isso, pesquise sobre outras vaquinhas online da mesma natureza e veja o grau de sucesso e a trajetória. Assim, é possível aprender com os erros e acertos dos outros, contribuindo para uma arrecadação cada vez mais eficiente. Está preparado para fazer a diferença?

Passo 4: Manter contato com o público

O último passo é manter contato com o público.

Fazer uma campanha bacana e criativa não é suficiente quando você não dialoga com o público, expõe suas necessidades e entende as necessidades deles.

Ao fazer isso, as pessoas que contribuem vão se sentir mais motivadas a ajudar, uma vez que se sentirão parte integrante da ideia — não apenas meros expectadores.

A empatia, a transparência, o diálogo e a sinceridade farão com que as doações se multipliquem e façam com que o projeto seja um grande sucesso, obtendo a credibilidade social tão necessária. Pense na gravação de vídeos, reels, posts, publicação de fotos e depoimentos: tudo o que aproximaria e informaria o público da causa.

Em alguns casos, você também pode oferecer recompensas em caso de doações maiores. Alguns projetos presenteiam doadores com brindes. Uma forma de fazer isso é determinar algumas metas, como: $50, $100, $200…

Ao saber as boas práticas de como fazer vaquinha online, nos tornamos habilitados a arrecadar fundos de maneira fluida, honesta e com segurança. Não se esqueça de sempre checar a confiabilidade dos sites e dos aplicativos, ok? Esse passo é fundamental para o êxito do projeto. Pesquise, converse, planeje e colha os frutos de uma vaquinha virtual de sucesso!

E aí, gostou do nosso artigo? Pronto para colocar em prática as dicas e criar uma vaquinha online com tudo para dar certo?

Leia também o post sobre o que é P2P e amplie seus conhecimentos sobre essa forma de pagamento super comum aqui nos EUA.

As informações contidas neste artigo não são e nem pretendem ser aconselhamento legal. Este artigo pode ser retirado do ar, sem aviso prévio.
Guia Definitivo para Conquistar a Estabilidade Financeira nos Estados Unidos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

blank

Quer receber as minhas últimas novidades?




Categorias