Conheça 12 comidas típicas americanas - Monkey Money

Blog

blank

Conheça 12 comidas típicas americanas

Mesmo que você esteja morando nos Estados Unidos há muito ou pouco tempo, tem que concordar que existem várias maneiras de conhecer um novo país, mas nenhuma é tão gostosa quanto começar pela barriga, né?

Você já deve ter notado que a gastronomia por aqui é bem diferente. Mas apesar de feijoada ou acarajé não serem pratos típicos por aqui, há várias outras opções deliciosas por todo o país e que vale a pena conhecer (e eu nem estou falando só de fast food!).

Ao morar aqui, já deve ter experimentado alguma dessas 12 delicious foods que representam a gastronomia dos EUA. Vou listar-las logo aqui embaixo e falar também sobre algumas diferenças da comida dos EUA e do nosso Brasilzão. Bora!

Comida típica americana: como é diferente do Brasil?

Antes de conhecer melhor sobre a comida nos Estados Unidos, precisamos entender como ela é diferente da comida brasileira.

Para começar, vale a pena saber que, nos Estados Unidos, não é tão comum achar comida caseira como conhecemos. Ou seja, essa que a gente encontra até naqueles restaurantes self-service bem caseiros no Brasil, onde não falta arroz, feijão e aquele tempero de vovó? Aqui não é assim.

Na cultura americana, comida caseira é qualquer prato feito em casa, com ingredientes frescos e mais naturais. Por exemplo, um mac and cheese (sem ser aqueles instantâneos) ou até mesmo um sanduíche caprichado feito inteiramente em casa. Então, é um conceito que é um pouco diferente do que consideramos como “uma refeição completa”.

Refeições e horários típicos

Outro ponto interessante é a diferença no quesito “refeições mais importantes do dia”. Nos EUA, se você já conhece o breakfast ou o brunch, sabe como é reforçado, right?

Para os americanos, o almoço basicamente, não existe. O que é comum por aqui é um lunch bem leve, podendo ser um sanduíche ou iogurte com frutas. É o que os americanos chamam de “snack”, ou seja, uma refeição rápida e prática. Já o jantar é muito importante para os americanos, já que é o momento que a familia toda está em casa reunida. Quanto aos horários, eles seguem o costume comercial, sendo:

  • breakfast das 7 a.m. às 10 a.m.;
  • brunch: das 11 a.m. a 2 p.m., no geral.
  • almoço, esse que seria mais um lanche: das 11:30 a.m. a 2:00 p.m.;
  • jantar das 6:30 p.m. a 8 p.m.

Quais são as 12 principais comidas típicas dos USA?

Agora que você sabe como funciona o estilo da comida típica americana e algumas convenções, confira os 12 principais pratos daqui!

1. Panqueca americana

Se você já assistiu a “Matilda” (1996), lembra da garotinha fazendo uma das comidas mais típicas dos USA: a panqueca!

Já consumida no jantar na Revolução Americana, no século XVIII, hoje ela é mais grossa e tem presença certa no breakfast. Geralmente não é recheada, mas leva alguma cobertura, como o maple syrup (o famoso xarope de bordo), ou, ainda, pode vir com frutas, chocolate chips (gotas de chocolate), jam (geléia), e até ovos e bacon de acompanhamento.

2. Torta de maçã

Com origem holandesa, a Apple Pie — ou Tora de Maça — chegou aos EUA e logo se tornou uma comida típica. Hoje, está presente como dessert (sobremesa) ou lanche. É feita com maçãs, açúcar, massa amanteigada e canela.

Outra curiosidade americana é que ela marca presença no banquete de Thanksgiving e se tornou tão famosa que até originou o ditado “As American as Apple Pie” (“Tão Americano Quanto Torta de Maçã”). Ou seja, uma representante e tanto da cultura americana!

3. Costela de porco com molho barbecue

Com origem na Guerra Civil Americana, as barbecue ribs— ou a costela de porco — é normalmente servida no jantar, sendo acompanhada do clássico molho barbecue e de batata frita ou purê de batata. Uma tradição de festas sulistas, geralmente se come as costelas de porco com a mão mesmo. Fica tudo sujo de molho, mas é assim mesmo! Faz parte da experiência completa.

Um dos restaurantes mais famosos para comer essa delícia é o Texas Ribs and BBQ, já que o Texas é referência em barbecue!

4. Brownie

Uma das mais famosas comidas típicas americanas, o brownie parece um bolo, mas não é. Isso porque ele se classifica mais perto dos biscoitos, por ser uma finger food (literalmente uma comida que se come com a mão, ou seja, um petisco simples e prático de comer!).

Aliás, essa ideia está diretamente ligada a uma de suas possíveis origens, que remonta a 1906, quando Fannie Farmer a publicou, adaptando sua receita de biscoito de chocolate.

CTA animado para experiência ION

5. Hambúrguer

Presentes em vários restaurantes brasileiros, o hambúrguer tem origem alemã e teria sido trazido aos EUA por um imigrante de Hamburgo. Feito com diferentes carnes, ele está presente no churrasco americano e é consumido em todo o país em diferentes combinações.

6. Hot Dog

A combinação de salsicha com pão também foi ideia de um alemão, que morava em New York. Sendo acessível, ganhou popularidade e se tornou famoso em todo o mundo.

Assim, pode ser encontrado em barraquinhas e restaurantes para um almoço ou lanche rápido, podendo também, fazer parte do churrasco americano. Quanto à receita, a versão americana é composta de pão, salsicha e molhos (mostarda, ketchup ou até molho de pimenta, maionese não!); podendo ter outro acompanhamento dependendo da região.

7. Frango frito

O fried chicken é outra comida americana típica. Na verdade, é uma paixão nacional com redes de fast-food especializadas no prato, e sendo consumido em todo lugar!

Até a Segunda Guerra Mundial, era uma receita para ocasiões especiais. Mas, depois, ficou tão acessível que, hoje, os americanos consumiriam por volta de 97 libras ao ano por pessoa (47 kg, aproximadamente).

8. Macaroni and cheese

Outro menu famoso para o almoço ou jantar americano é o Mac’n’Cheese — macarrão com molho de queijo —, que tem uma origem bastante interessante.

Trazido para os EUA por Thomas Jefferson, ele foi servido em um jantar em 1802. Anos depois, durante a Grande Depressão, foi um dos pratos mais populares consumidos pelas famílias, por ser barato.

9. Waffles

Atenção à pronúncia! Os “uófols” — e não “wafers” — têm origem belga e são populares no breakfast ou no brunch. Parecidos com as panquecas, são feitos com a massa mais fina e aquele formato xadrez. Além disso, como as panquecas, também podem ser servidos com maple syrup ou acompanhamentos salgados. Você já deve ter comido com bacon. It’s very good!

10. Torta de abóbora

Outro prato típico do Thanksgiving, a Pumpkin Pie é uma das sobremesas mais populares, especialmente nas festas de final de ano. Podendo levar gengibre e canela, ela já era consumida na colônia pioneira de Plymouth e, ainda no século XVII, começou a aparecer em livros de receitas, tornando-se mais popular.

11. S’more

Muito popular entre as comidas dos Estados Unidos, o s’more é um lanche de acampamento ou qualquer atividade que envolva uma fogueira. Basicamente, consiste em uma bolacha cream cracker, na qual se coloca o marshmallow em um espeto para derreter-lo na fogueira. Depois, acrescenta-se um pedaço de chocolate na bolacha e o marshmellow derretido, formando um sanduíche doce.

Quanto a sua origem, existem histórias diversas sobre os ingredientes. Uma das histórias aceitas é a aparição dessa receita no livro Tramping and Trailing with the Girl Scouts, de 1927. Nesse manual de escoteiras, o lanche se chamava “Some more” (“um pouco mais”, em tradução livre), já que um só não seria suficiente.

12. Manteiga de amendoim e geléia (PB&Js)

Provavelmente, você já viu (e comeu) a famosa combinação peanut butter and jelly, right? Muito popular no breakfast ou lunch, a dupla é uma comida típica americana.

Já a origem da combinação é relativamente recente. A receita foi publicada no Boston Cooking School Magazine of Culinary Science and Domestic Economics, pela autora Julia Chandler, no início do século XX.

Depois, o sanduíche ficou famoso na Grande Depressão, por também ser um lanche barato. Por fim, as tropas americanas da Segunda Guerra adotaram o prato, que ganhou popularidade nacional em seguida.

Com a minha lista, deu para ver que por aqui também temos pratos fantásticos, né? Quais você já experimentou? E fica tranquilo: sei que, às vezes, é normal para quem muda para os EUA bater uma saudade da culinária do Brasil. E isso é fácil de resolver, pois temos vários restaurantes brasileiros por aqui.

Porém, nessa vida de imigrante nos EUA, é legal experimentar essas receitas que mostrei e procurar outras tradições da culinária americana, tanto no estado em que você mora quanto across the country.

Falando em comer bem, quer conhecer uma amazing tip para aproveitar ainda mais a comida americana? Confira como conseguir ótimos descontos em restaurantes!

Calcule e descubra como organizar seus gastos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

blank

Quer receber as minhas últimas novidades?




Categorias