Cartão de crédito virtual: como funciona e quais são as vantagens?

Blog

blank

Cartão de crédito virtual: como funciona e quais são as vantagens?

E se, além do cartão de crédito físico, aquele de plástico (ou metal) mesmo, você contasse com a versão virtual? Este último não é inserido na maquininha, mas funciona igualzinho o físico para fazer aquelas comprinhas no shopping ou em lojas online, acredita? Além disso, sabia que também há outras opções de cartões não físicos? Além do virtual, tem também o digital e o descartável (disposable).

But… você pode estar se perguntando, ‘’por que contar com essas versões se eu já tenho o cartão físico disponível?’’. Destaco duas razões: segurança e comodidade. E olha, os dados não mentem: em 2021, 13 milhões de americanos sofreram algum golpe de cartão de crédito. E a versão virtual pode evitar que você faça parte desses números.

É por isso, e alguns outros motivos, que preparei este post cheio de informações sobre cartão de crédito virtual, para que você fique por dentro do assunto. E não se preocupe: vou explicar também a diferença entre a versão virtual, digital e o descartável. A diferença é pouca, mas existe. Continue comigo e saiba mais!

Cartão de crédito virtual, digital, descartável… Qual a diferença?

É muito nome para confundir, né? Mas não é difícil não, olha só!

Cartão de crédito virtual

A estrela do nosso artigo é esse aqui. Não há versão física dele, pois fica disponível apenas no aplicativo do banco no celular.

Você pode usá-lo para pagamento em lojas físicas, por meio da tecnologia contactless payment (pagamento sem contato), ou para compras online. Ele tem números próprios, além de uma data de expiração e CVV — Código de Verificação do Cartão, aqueles 3 números que ficam, no geral, na parte de trás, igual ao cartão de crédito físico.

E como conseguir um cartão de crédito virtual? Bem, vale ressaltar que é mais comum obter um deles ao abrir conta em fintechs, ou seja, bancos não tradicionais. Eles não tem unidades físicas e tudo é feito online, pelo APP do banco ou do celular.

Como o foco deles é fazer tudo pela internet, o cartão virtual costuma ser disponibilizado assim que sua conta for aberta.

O primeiro passo é reunir os documentos necessários, que variam conforme o banco. Em geral, é exigido:

Também será necessário uma consulta no seu histórico de crédito, o famoso credit score. É preciso ter um bom credit score para conseguir aprovação, como em qualquer cartão de crédito.

Cartão descartável

Dentro da categoria de cartões virtuais, temos o disposable card ou one-time use card — um cartão de uso único, daí o nome. Ele funciona igualzinho a um cartão de crédito virtual. Então, mesmo esquema: contactless payment para lojas físicas e digitar os dados nas compras virtuais. A diferença aqui é que só dá para usar uma vez (single use): você usa para uma compra em específico e acabou.

Esse tipo de cartão gera um número único a cada compra, que não pode ser reutilizado. E quando falo número, é tudo, viu? Número do cartão em si, data de validade e CVV. Ele é bem usado por empresas, que lidam com muitas transações diárias, em quantias grandes, e com diferentes parceiros. É uma forma de trazer mais segurança às transações, pois os riscos de roubo são quase inexistentes.

Ah! Lembrando que temos uma versão do disposable card bem comum para gifts cards ou presentes, que funciona diferentemente. Trata-se de um cartão de débito (numa versão virtual ou física, em plástico/metal) com uma recarga predeterminada. Depois que o valor foi gasto, o cartão (seja físico, seja virtual) não pode ser reutilizado. A ideia é parecida, embora não seja de uso único.

No geral, esses tipos de cartões não costumam ser oferecidos por bancos tradicionais, mas por empresas de diferentes setores. Exemplos são US Unlocked e Ramp. Alguns fintechs também permitem, além de ter o cartão virtual, criar diferentes one-time-use cards. Aqui, é preciso verificar no aplicativo do banco.

Cartão de crédito digital

Aqui, é ainda mais simples: trata-se de uma versão idêntica do seu cartão bancário físico, mas na versão digital, disponível no celular. Logo, você vai ter os mesmos números, CVV e data de expiração da versão em plástico/metal, sabe? E, claro, dá para fazer tanto compras físicas (com a mesma tecnologia do contactless) e online.

Ele é disponibilizado pelos bancos tradicionais americanos logo depois que você abre a sua conta-corrente, ficando disponível no APP do banco. Aí, é possível colocar no Apple Pay, por exemplo, e já dá para começar a usar, sem precisar esperar a versão física chegar.

E esse contactless payment, como funciona?

Conhece o contactless payment? Certeza que você usa, ou já viu alguém usando essa tecnologia no dia a dia! Ela é a base da existência do cartão de crédito virtual, digital, descartável e dos cartões físicos mais atuais.

CTA animado para experiência ION

Sim! O seu cartão físico provavelmente conta com essa tecnologia, indicada pela presença de três risquinhos no cartão — muito parecidos com o símbolo de conexão Wi-Fi. Ela se chama NFC (Near Field Communication, Comunicação por Campo de Proximidade). Daí, é só aproximar o cartão na maquininha e pronto, compra paga!

E, como a maioria dos celulares têm essa mesma tecnologia NFC, que é a usada para pagamento pelo Google Pay e Apple Pay, o funcionamento do contactless para usar o cartão de crédito virtual ou digital é o mesmo: no caso de compras em lojas físicas, só aproximar o celular na maquininha, como você faria com o cartão físico.

E tem mais! Por meio dessa tecnologia contactless, dá para usar um smartwatch, como o Apple Watch, para realizar o pagamento via Apple Pay. Daí, nem de celular você precisa: basta encostar o relógio na maquininha e that’s it, é isso! Parece mágica, mas é só a tecnologia que facilita demais a vida!

Quais são as vantagens do cartão de crédito virtual?

Explicados os conceitos, hora de ver as principais vantagens de optar por um cartão de crédito virtual. Você vai notar que ele divide essas vantagens com o cartão digital. Continue a leitura!

Praticidade

Aqui é bem simples: você quer comprar algo na rua, põe a mão no bolso e nota que esqueceu a carteira em casa. Pânico? Deixar tudo no caixa e ir embora? Nops, só pegar o celular e realizar o pagamento.

Surgiu uma promoção relâmpago imperdível no seu site preferido e sua carteira está esquecida na casa de um amigo? Sem problemas! O cartão virtual está disponível ali, no celular e na palma da mão.

Segurança

Se os dados do cartão forem vazados, ou ocorrer qualquer tipo de imprevisto, é possível bloqueá-lo e desbloqueá-lo na hora pelo aplicativo do banco responsável mesmo. Se for algo mais grave, como roubo ou perda do celular, só ir no site do banco e realizar tudo online. Bem mais prático e rápido!

Se você tiver só o cartão físico, talvez precise ligar para alguém e solicitar o bloqueio pelo telefone, o que demora um pouco mais. Ao ter um virtual ou o digital, a vida fica mais fácil — dá para fazer tudo (ou quase tudo) pelo APP ou site do banco!

Configuração personalizada

Cartões virtuais costumam ser mais flexíveis com relação a limites diários de compras e transações. Então, você mesmo pode escolher, a partir do seu limite total, valores máximos específicos de gastos para o dia ou mês e até em uma categoria de compra específica — tudo na palma da mão e ali na hora que quiser, pelo APP. Isso ajuda a ter mais controle e organização das finanças.

Apesar de possível, é bem mais difícil realizar esses procedimentos se você tiver só o cartão físico. Talvez você precise ir pessoalmente ao banco, por exemplo, ou telefonar.

Quais são as desvantagens do cartão de crédito virtual?

Sendo bem sincero, quase nenhuma! Dê uma olhadinha no que considero desvantagens e veja se você concorda comigo.

Dificuldade em compras recorrentes

Alguns cartões de crédito virtuais não são aceitos em compras recorrentes, como assinatura e mensalidade. Mas, olha, isso não é muito comum, tá? A maioria aceita sim!

Essa situação é mais propensa a ocorrer com os cartões virtuais descartáveis — já que, como vimos, sua característica principal é o uso único, faz sentido não dar para usá-lo em compras repetidas, né?

Limitação para compras em alguns lugares

Dependendo da loja física, talvez seja necessário contar com um cartão físico. É o caso de lojas que usam máquinas mais antigas que ainda não possuem a tecnologia contactless, por exemplo.

Mas, sendo sincero, atualmente, é um problema muito pontual que você encontraria, já que os comércios americanos estão sempre em evolução e dificilmente ficam presos em tecnologias atrasadas.

Como aumentar a segurança ao usar cartão de crédito?

Conforme mencionado, usar cartões de crédito virtuais como meio de pagamento traz bem mais segurança. Ainda assim, existem alguns cuidados que podem ser adotados, tanto com o virtual quanto com o físico. Dê só uma olhada!

  • compre em sites seguros (procure pelo símbolo de cadeado verde no endereço de busca, antes do código https://);
  • acompanhe a sua fatura pelo aplicativo ou internet banking, para agir rapidamente, caso perceba alguma compra suspeita;
  • desative as configurações e o preenchimento automático de formulários de compras para evitar o armazenamento de dados pessoais.

E aí, tirou suas principais dúvidas em torno do cartão de crédito virtual? Como visto, essa modalidade de pagamento é mais confiável e prática. A ideia não é largar de mão seu cartão físico, viu? Mas, como vimos, pode ser bem desnecessário andar com ele por aí. Só levar seu celular já é suficiente!

Quer saber como economizar ao usar cartão de crédito virtual ou físico? Acesse outro artigo do meu blog e conheça as vantagens de um programa de cashback — que retorna para você, uma porcentagem dos gastos de cada compra!

Guia Definitivo para Conquistar a Estabilidade Financeira nos Estados Unidos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

blank

Quer receber as minhas últimas novidades?




Categorias