Brasileiros nos EUA: e quando a saudade aperta?

Blog

blank

Brasileiros nos EUA: e quando a saudade aperta?

Tô com saudade, I miss you, Tu me manques, Te extraño… Apesar de não ter tradução exata em inglês ou em outras línguas, saudade é um sentimento universal. Você, como brasileiro que mora nos Estados Unidos, sabe bem do que eu falo. Com certeza, a saudade já apertou lembrado daquele arroz e feijão com o tempero de mãe, dos amigos de infância, e, quem sabe, até de um amorzinho que ficou no Brasil.

O cantor Luiz Gonzaga falou ‘’Saudade assim faz roer e amarga qui nem jiló’’ ao se referir à falta do Nordeste enquanto morava no Sudeste. Se ele se sentia assim estando dentro do Brasil, imagina a gente! Afinal, tanto eu quanto você viemos construir a vida no outro lado do continente. E não estamos, nem de longe, sozinhos: o número de brasileiros nos Estados Unidos cresceu 205,3% em 2022.

Mas sair do país natal e ir para tão longe, foi por um bom motivo, né? E a coisa boa é que existem muitas maneiras de matar a saudade do Brasil enquanto aproveita as vantagens de morar por aqui. Claro que eu listei as principais para você e outras informações relacionadas. Bora lá matar a saudade de casa!

Homesick: essa saudade tem nome

Homesick quer dizer saudades de casa, após passar um período fora dela. Como tempo é relativo, você pode se sentir assim, com apenas alguns dias de morada em outro país, semanas, meses ou até anos. Não tem regra!

E esse sentimento pode aparecer por diferentes motivos. Talvez você já tenha visto alguém com a camisa da seleção brasileira, falando português ou até vendendo uma das comidas típicas do Brasil e pronto: o coração já apertou de saudade.

Aliás, a cantora Dua Lipa também fala sobre saudades de casa na música “Homesick”, conhece? Ela descreve isso como a bittersweet feeling (um sentimento agridoce, ou seja, amargo e doce).

Talvez essa expressão descreva bem como você se sente, já que ser imigrante nos EUA causa um misto de sentimentos: mesmo com a saudade apertando, morando aqui você pode conseguir melhores oportunidades de trabalho, ajudar sua família no Brasil e, claro, realizar vários sonhos no país americano.

Um pouquinho da comunidade brasileira nos EUA

O que pode ser feito para matar a saudade do seu país de origem enquanto mora nos EUA é encontrar uma comunidade brasileira por aqui. Acompanhe minhas dicas e entenda do que estou falando!

Florida

Conforme mencionado, tem muito brasileiro de mudança para o país americano: Florida e Massachusetts são os estados preferidos desse público, segundo o programa de pesquisa do Migration Policy Institute . Na sequência, vem California, Connecticut e New York. Se quiser conferir os números absolutos e ver por onde mais os brasileiros andam, só ir nesse site que indiquei, clicar em “Select Country/Region of Origin” e escolher “Brazil”. Estamos no país todo!

Mas existem diversas razões que podem explicar a preferência dos brasileiros por esses estados no topo da lista. Por exemplo, a Florida tem clima tropical durante o ano inteiro, além de belas praias. Percebeu a semelhança com o Brasil?

Consequentemente, nesse estado também tem muitos comércios destinados à comunidade brasileira. É o caso do restaurante Pinotti’s Pizza, localizado em Orlando, com destaque para pizzas de frango com catupiry e calabresa.

O perfil de brasileiros nesse estado é variado, tendo pessoas com mais condições buscando aproveitar as grifes internacionais e os shoppings centers da Flórida. But, também existem aqueles atrás de trabalho.

Até porque, pensando nas vantagens de morar perto da praia e ter sol o ano todo, Florida é um dos estados com menor custo de vida, além de não coletar imposto de renda estadual (individual income tax). Gostou de saber, né?

Massachusetts

Como visto, Massachusetts é outro estado queridinho da comunidade brasileira. A maioria escolhe cidades menores e mais próximas da capital Boston (também cheia de praias! Porém frio na maior parte do ano.). Um bom exemplo é Framingham, que comporta diversos comércios brasileiros, como a Brazuka Store.

CTA animado para experiência ION

Inclusive, NBC Boston afirma que a área urbana existe nas configurações atuais devido à imigração brasileira, iniciada há duas décadas. Assim, parte dos brasileiros que moram em Framingham encontraram na cidade oportunidades de emprego e de empreendedorismo.

É claro que a presença intensa do Brasil em Massachusetts refletiu na criação de organizações pensadas em ajudar essa comunidade. Entre elas, a New England Community Center, voltada para assistência social, saúde e educação para brasileiros. E ainda, a Brazilian Women’s Group, que visa emponderar mulheres imigrantes.

Aliás, quer matar a saudade da culinária brasileira em Massachusetts? Opções de restaurantes certamente não faltam. Dessa vez, indico o Muqueca Restaurant, em Cambridge, com destaque para torta capixaba, casquinha de siri e, claro, moqueca.

New York

É fácil entender por que New York é outro preferido dos brasileiros. Quem não quer conhecer um estado tão presente na cultura americana e que abriga acontecimentos mundialmente famosos? Afinal, lá também se localiza a cidade de mesmo nome, a Big Apple, considerada a mais importante dos Estados Unidos.

Inclusive, desde 1984 é comemorado o Brazilian Day em New York, mais especificamente na 46th Street, rua popularmente conhecida como Little Brazil, que fica em Manhattan, um dos boroughs (distrito ou bairro) mais famosos do estado de NY e conhecido pelos seus arranha-céus.

No Little Brazil, é possível apreciar alguns restaurantes brasileiros, bandeiras e cores do país, para ajudar você a matar um pouco a saudade. Então, se estiver pela área, vale a visita pelo menos para fazer uma foto.

Ah, voltando a falar sobre o Brazilian Day. O evento reúne brasileiros de diversos lugares dos EUA, além de americanos interessados no Brasil. Assim, a identidade cultural é preservada, ajudando você a matar a saudade.

Sabe qual bairro de New York mais junta os brasileiros? Astoria Queens. A maioria dos restaurantes com comida brazuca ficam por lá, como Point Brazil e Favela Grill, além de outros comércios brasileiros, como o salão de beleza Natural Spa. Daí, se não dominar muito o inglês, é mais fácil se virar. Outro ponto positivo é que esse bairro fica pertinho de Manhattan!

Facebook e WhatsApp

Aproveite o melhor das redes sociais para matar a saudade de casa! Os grupos de Facebook são lugares incríveis para se conectar com os brasileiros na sua região. Procure por “Brasileiros em…” + o nome da sua cidade ou estado.

Exemplos são Brasileiros em Massachusetts ou aqui na Philadelphia mesmo! Através desses grupos, também são criados grupos de WhatsApp para manter a galera conectada: doações, venda de produtos brasileiros, eventos com música brasileira, oferta de trabalho… Tem de tudo!

Pequena ou grande cidade: se tem brasileiros, é muito provável ter um grupo!

Vai ficar mais fácil

Especialmente se a sua mudança for recente, a homesick pode ser maior. No entanto, encontrar a comunidade brasileira nos EUA ajuda a ressignificar essa jornada.

Além disso, você pode perguntar aos brasileiros que conhece nesses locais, como eles driblam a saudade. Se até americanos que já moraram no Brasil sentem falta do país, imagina você que nasceu e cresceu por lá? Porém, fica tranquilo: com as minhas dicas, vai ficar mais fácil de lidar.

E aí, entendeu como matar a saudade e quais são as principais comunidades de brasileiros nos Estados Unidos? Agora, é só visitar tudo, entrar em contato digitalmente ou até escolher morar nesses locais que reúnem mais pessoas do brazuca. Tudo depende dos seus objetivos aqui nos EUA.

Quer contar para gente como você faz para driblar a saudade do Brasil enquanto mora nos EUA? Deixe um comentário e ajude outros brasileiros que vivem por aqui a lidar com esse sentimento!

Calcule e descubra como organizar seus gastos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

blank

Quer receber as minhas últimas novidades?




Categorias