14 de novembro de 2023 by Monkey Money App
No pain, no gain: como são as academias nos EUA?
No pain, no gain (sem dor, sem ganho). Essa expressão é bastante comum para quem já está adaptado a uma vida mais fitness, não é verdade?
Entender como são as academias nos EUA, conhecer um pouquinho sobre as suas diferenças com relação ao Brasil (e semelhanças também, claro), além de conferir onde encontrar as melhores vai contribuir para que você continue com uma vida saudável em terras americanas.
Por isso, preparei este material para que você tire todas as suas dúvidas sobre o assunto. Bateu a curiosidade? Continue a leitura e saiba mais!
Importância da cultura fitness
Em 2019, uma pesquisa feita pela International Health, Racquet & Sportsclub Association, chamada também de IHRSA, mostrou que os Estados Unidos dominam o mercado fitness. Isso mesmo!
No estudo, foi constatado que o país gera mais de 30 bilhões de faturamento por ano, o que é muita grana! Para ter uma ideia, o segundo país na lista, que é o Canadá, gera pouco mais de 2,9 bilhões.
O mesmo levantamento também mostra que os Estados Unidos dominam tudo quando se trata de número de clientes. São mais de 60 milhões, enquanto o segundo lugar tem pouco mais de 11 milhões.
E esse mercado tem se tornado cada vez mais promissor. Lá no início dos anos 2000, por exemplo, não tinham redes sociais. Então, as pessoas se interessavam por uma vida mais fitness principalmente por influência de seus amigos mais próximos.
Hoje, tudo mudou. São vários influenciadores da área que mostram um pouquinho mais sobre o seu dia a dia, os tipos de treinos (inclusive ensinando as formas certas de fazer cada exercício), além de também mostrarem sua rotina de alimentação.
Claro, sabemos que cada treino e dieta deve ser individual, feito por um profissional da área. Mas o forte apelo que esses perfis do TikTok, do Instagram e de outras redes sociais têm, contribui muito para o aumento do interesse das pessoas em entrarem para uma academia e para o mundo fitness em geral.
Tipos de academia nos EUA
De modo geral, as academias são bem semelhantes àquelas que ficam no Brasil. Inclusive, existem redes que, além de estarem presentes em vários lugares do país, também têm unidades em outros países, como é o caso da Planet Fitness.
Médias de preço
Assim como no Brasil, os preços sofrem algumas influências. Porém, saiba que dá para achar planos (memberships) mais básicos por $10 ou $20 mensais.
Mas, por exemplo, se você conta com um pacote completo, chamado de “all inclusive”, com piscina, sauna, possibilidade de fazer alguns tipos de aulas etc., vai pagar mais caro do que se quiser apenas utilizar os aparelhos. Isso sem falar em outras questões, como localidade. Então, pode chegar a $70 ou $100 dólares mensais.
Também tem os preços de pacotes anuais, que costumam ser mais baratos no final das contas. Importante: esses preços não incluem taxas de matrícula, ok? Elas costumam ser cobradas também na primeira mensalidade.
Personal trainer
Uma diferença existente é que, no Brasil, existem professores e instrutores dentro das academias que oferecem algum tipo de assistência. Quando você tem algum dúvida em relação ao equipamento correto, peso ou ao exercício, com certeza vai ter alguém que vai te ajudar. Já nos EUA não existe isso.
Aqui você vai precisar pagar por um personal trainer para ter esse tipo de apoio. Os preços desse profissional também variam, mas, assim como no Brasil, são cobrados por hora. O valor pode diversificar muito de estado para estado, indo de $25 a $100/h.
Modalidades populares
Nos EUA, as principais modalidades de aulas fitness são yoga e pilates, sabia? E zumba também é bem popular, de acordo com estudo da Fitness Volt. Ficou com vontade de testar?
Então, uma coisa interessante de saber: no Brasil, em algumas redes, você precisa fechar o pacote completo para treinar. Ficando mais difícil de escolher por aquele que seria mais adaptado à sua realidade.
Mas, nos EUA, sempre foi assim. As academias costumam desenhar um plano de acordo com o seu objetivo. Dá, por exemplo, para contratar só o plano mais básico de musculação, que vai custar bem menos para o bolso. Prático e que atende a qualquer realidade.
E daí, se você sentir vontade de experimentar yoga, pilates ou qualquer outro tipo de serviço, é só contratar separadamente.
Sabe outra coisa legal? Em muitas academias, você pode fazer um período de teste gratuito para ver se curte o ambiente da academia e as aulas antes de bater o martelo. Procure por “free pass” ou algo do gênero.
Aulas
Se alguma aula já está no seu pacote, é preciso entender as regras da academia em que você fez matrícula. Em algumas, basta chegar e acompanhar o andamento junto com o professor. Em outras, mesmo sendo membro, precisa sempre fazer o cadastro antes de começar.
Ah: é comum que, em vários planos, você tenha acesso à cadeira de massagem ou hidromassagem, além de descontos em outras aulas.
Então, assim que fizer a matrícula, tire todas as suas dúvidas. Isso vai evitar muita dor de cabeça!
Principais academias nos EUA
E quais são as principais academias nos EUA? Entre as empresas que mais cresceram nos últimos anos e que podem ser encontradas de canto a canto no país, temos a Planet Fitness, a Orangetheory Fitness e Anytime Fitness.
Planet Fitness
A Planet Fitness, inclusive, é hoje um dos principais nomes no país. E não é à toa. A empresa se vende como um local que vai muito além do que simplesmente ser uma academia.
A ideia é poder criar um espaço onde as pessoas possam compartilhar momentos e auxiliarem umas às outras, o que faz criar um sentimento de comunidade. Incrível isso, não é?
Além disso, eles se posicionam como uma academia diferente das outras por serem contra aquela ditadura do corpo perfeito.
Nada de 100% voltado apenas para a boa forma, mas sim de trazer pessoas que possam superar seus desafios para uma qualidade de vida melhor, que deve ser o principal intuito por quem busca por um espaço como esse (e, claro, compartilhar suas vitórias com quem está presente no dia a dia).
Orangetheory Fitness
Outra que se destaca no ramo é a Orangetheory Fitness. Nela, as pessoas podem aproveitar muito seus treinos a partir do contato com a Inteligência Artificial.
Um exemplo disso é que os membros da academia podem utilizar um monitor de frequência cardíaca. A peça é uma tecnologia que permite monitorar em tempo real como a pessoa está enquanto se exercita.
Imagine só ter a possibilidade de conferir seu status cardíaco e a intensidade do seu treino? É isso que a academia oferece. Com isso, o aluno pode fazer treinos mais personalizados.
Anytime Fitness
Anytime Fitness é outra academia que também pode ser considerada uma revolução na área fitness. Para começar, você pode encontrá-la em diversos pontos dos Estados Unidos, aberta 24 horas por dia e 7 dias por semana. Ela não para, literalmente. É uma franquia presente em mais de 50 estados dos EUA, e não fica apenas por ai: hoje, já está presente em vários países.
E além de estarem abertas a todo momento, não têm diferenciais nada muito mirabolantes, acredite. Seus fundadores entenderam que as pessoas, ao buscarem por uma academia, procuram qualidade nos serviços e nos equipamentos. Além, claro, da conveniência e da facilidade para a sua rotina.
Como encontrar uma academia
São muitas as grandes redes que se destacam no país, não é mesmo? Mas como saber aquela que está pertinho de você e tem o preço que cabe no seu bolso? Dá para digitar no Google Maps “fitness center near me” ou “gym near me” e ver a lista de opções. Mas eu tenho uma dica muito melhor!
No meu Guia Monkey, é possível encontrar personal trainers, academias e demais espaços fitness 100% brasileiros.
Basta digitar “academias” no filtro, e você encontra as opções disponíveis em todo o país, permitindo ter acesso a serviços de qualidade e, ao mesmo tempo, valorizar o trabalho brasileiro. E o melhor: tudo na palma da nossa mão e em português.
Se você trabalha no ramo ou tem uma academia: como ser encontrado
E se você tem uma academia ou é personal trainer morando aqui nos EUA, com certeza quer ser encontrado pelo público, não é verdade? Como mostrei, existem muitas opções hoje no país, e os EUA representam grande parte do faturamento das academias em todo o mundo.
Então, o Guia Monkey é a chance de aumentar sua visibilidade! São muitos os benefícios ao se cadastrar no Guia Monkey. Olha só:
- possibilidade de fazer parte do maior guia de empresas brasileiros nos EUA e ser encontrado por aqueles que buscam exatamente o que você oferece;
- mais canais de divulgação para o seu negócio além das redes sociais, como é o caso das nossas Newsletters;
- convites para programas de desenvolvimento profissional, entre outros.
Ou seja, além de ser uma oportunidade para ficar mais perto dos brasileiros morando por aqui, você também pode se conectar com empresas e ter diferenciais nos produtos que elas oferecem. É a chance de aumentar a sua clientela ao mesmo tempo em que fica mais próximo das pessoas de seu país.
Como mostrei, o mercado americano é vasto e diversificado, com academias que oferecem desde tecnologias avançadas até ambientes acolhedores que promovem o bem-estar e a comunidade. Se você está em busca da academia perfeita ou deseja divulgar seu espaço fitness, o Guia Monkey é a ferramenta ideal. Ele não só conecta brasileiros a serviços de qualidade, mas também valoriza e promove o trabalho de nossos compatriotas em terras estrangeiras.
Falando em saúde, que tal conferir meu conteúdo com dicas para manter a mente e o corpo saudáveis nos EUA?