21 de novembro de 2023 by Monkey Money App
Conheça as comidas típicas dos estados americanos!
Conheço um amigo, e definitivamente não estou falando de mim, que tem uma curiosidade sobre todos os estados americanos: o que a galera gosta de comer em cada um deles? Quais são os pratos que fazem mais sucesso? Quais são, enfim, as comidas típicas dos EUA?
Para tirar as suas dúvidas e as do meu amigo, resolvi fazer uma pesquisa e listar os principais pratos de vários estados/cidades nos Estados Unidos. Muito mais do que citar os nomes, vou te explicar o que vai em cada uma dessas receitas com nomes (e sabores) maravilhosos. Vem comigo!
New England
A New England é aquela região que fica bem no leste do país e concentra os seguintes estados:
- Connecticut;
- Maine;
- Massachusetts;
- New Hampshire;
- Rhode Island;
- Vermont.
Mas vamos ao que interessa: comida. Um dos pratos preferidos dessa galera é o lobster roll (sanduíche de lagosta), que já foi chamado de “primo do cachorro-quente”. A descrição não está muito longe da verdade. A diferença, claro, está no recheio de lagosta, dispensando a tradicional salsicha.
Para um lobster roll de respeito, a lagosta é cozida e depois misturada à maionese, cebolinha e suco de limão. É o prato mais “New England” possível, sendo facilmente encontrado tanto em estados como o Maine e nas cidades mais famosas da região, como Boston.
Inclusive, se você estiver de passagem por Massachusetts, não deixe de pedir a clam chowder (sopa de mariscos), um orgulho local. É possível encontrá-la em duas versões: uma que leva tomate e a que não leva. De qualquer modo, ambas são feitas com um creme leve e pedaços de mariscos — e pode ser servida tanto quente como fria!
Texas
O Texas é conhecido como aquela região dos EUA em que tudo é muito grande: o estádio do Dallas Cowboys é o maior, o maior posto de gasolina do país fica lá e também a maior loja de conveniência. Com toda essa fixação por coisas em grandes volumes, não é de se estranhar que o prato preferido lá seja um enorme banquete.
No Texas, o prato preferido é o barbecue (churrasco) — de preferência, em grande quantidade e chamando a galera toda para comer. Entre as principais variações, a preferida é o brisket barbecue, ou apenas BBQ Brisket, com tiras de peito bovino defumado.
Nesse corte, três componentes se destacam: a gordura, a fibra e o músculo. É por isso que a defumação precisa ser lenta, ou você vai acabar quebrando os seus dentes ao tentar mordiscar um pedaço de músculo que ainda não foi suavizado.
Louisiana
Todo brasileiro se sente bem visitando New Orleans, Baton Rouge ou qualquer cidade da Louisiana. Afinal, busque qualquer imagem de comida do estado no Google, e você vai notar que os pratos se parecem demais com o que você costumava comer no Brasil — ou com as comidas que seus familiares sempre se lembram de ter comido lá.
A jambalaya, por exemplo, parece até uma versão americana de um mexidão brazuca maravilhoso. O gumbo, um ensopado com quiabo a rodo, também não vai agredir nenhum paladar brasileiro, pode ter certeza. Podemos dizer que, na Louisiana, o choque cultural será bem menor.
Isso porque eu nem falei na sobremesa: pode pedir um red velvet sem medo, que é um bolo com creme de baunilhas, ou butter cream (creme de manteiga). Se você ainda estiver indeciso, peça para dar uma olhada: você não vai mandar voltar para a cozinha, pode ter certeza!
California
O taco, uma herança da comida mexicana, é um patrimônio californiano. Não à toa, o LeBron James, que atualmente joga no Los Angeles Lakers, já emplacou o lema “taco tuesday“, para se referir ao costume familiar de comer tacos às terças-feiras. Provavelmente de peixe, é claro.
Já o California roll é a versão californiana do sushi, uma leve modificação que popularizou de vez essa comida japonesa nos EUA, ao colocar ingredientes como abacate dentro daquele “bolinho” de arroz.
Por falar nele, outra comida que é apreciada em todo estado é o abacate, em múltiplas formas. Tem desde omelete de avocado até complemento para o sorvete. O abacate também é utilizado para molhos em pães e sanduíches.
Assim como New York, a California tem uma infinidade de restaurantes coreanos — inclusive, os nativos dizem que é o melhor local para comer comida coreana fora da Coreia. É uma boa ideia gastar umas horinhas na Koreatown, hein?
New York
Com a quantidade imensa de italianos que migraram para os Estados Unidos no começo do século passado, não é surpresa que a gastronomia da cidade e do estado seja fortemente influenciada por eles. Por isso, se você estiver na capital e der de cara com restaurante com uma bandeirinha da Itália, pode entrar que é sucesso.
Outro prato bastante consumido na Big Apple é o bagel, aquele pão redondo com um furo no meio. Parece com um donut, mas o donut é bem mais açucarado, enquanto o bagel tem mais proteínas e fibras.
Ah, quando falamos do estado de New York, não podemos nos esquecer da possibilidade de que você dê um pulinho até o Norte, em Buffalo, para comer as verdadeiras e inesquecíveis buffalo wings.
Apesar do nome, as asas são de frango mesmo, com um molho picante todo especial. Esse prato é conhecido e servido em todo o mundo, mas nada melhor do que buscar direto na fonte original.
Georgia
Seja em Atlanta, seja em outras cidades do estado da Georgia, como Athens, Columbus e Savannah, você vai dar de cara com um potão de frango frito. Além daquele pacotão bem no estilo KFC, há variações de coisas envolvendo frango, como os chicken biscuits (algo como “biscoitos de frango”). É bom, eu juro!
A galera sulista da Georgia também curte muito pêssegos grelhados. Aliás, o pêssego de lá é tão especial que se chama Georgia Peach.
Georgia é tradicionalmente conhecida pela alta qualidade de seus pêssegos, e o fruto é um símbolo icônico do estado. Devido à sua longa história de produção de pêssegos de alta qualidade, a Georgia ganhou o apelido de “The Peach State” (O Estado do Pêssego).
Curiosidade: o termo “Georgia Peach” também pode ser usado de forma carinhosa para se referir a alguém que é nativo ou residente da Georgia.
Illinois
A principal rivalidade de duas das principais cidades da East Coast (costa leste) — Chicago (principal cidade do estado de Illinois) e New York —, não é Chicago Bulls x New York Knicks. É “pizza de Chicago” x “pizza de New York”.
As duas cidades têm uma herança italiana na cultura e na gastronomia, mas a pizza de Chicago é um pouco diferente. É a chamada deep-dish pizza, ou pizza de massa grossa, frequentemente comparada a uma torta em termos de espessura e textura.
Outra comida amada é o horseshoe sandwich, que é um sanduíche um tanto excêntrico, já que não é um pão com recheio. Olha a composição de respeito:
- Base de Pão: o prato começa com uma fatia grossa de pão torrado, geralmente pão de hambúrguer ou algum tipo de pão branco.
- Carne: sobre o pão, coloca-se uma carne, tradicionalmente um hambúrguer, mas outras variações podem incluir frango, peixe, ou até mesmo salsicha ou carne de porco desfiada.
- Batatas Fritas: uma generosa porção de batatas fritas é então colocada sobre a carne.
- Molho de Queijo: o elemento distintivo do horseshoe sandwich é um molho de queijo espesso e picante que é despejado por cima das batatas fritas e da carne, cobrindo quase todo o prato.
Dica pra finalizar com chave de ouro: se estiver em Chicago, aproveite para pedir uma Goose Island IPA, uma das melhores cervejas do mundo.
New Mexico
O New Mexico é aquele estado que ficou popularizado com a ajudinha das séries Breaking Bad e Better Call Saul. Com “Mexico” no nome, não é nenhuma surpresa que a galera lá adore umas comidas com inspiração no país que fica logo abaixo dos EUA.
Portanto, ao dar aquele passeio por cidades como Albuquerque ou Santa Fe, prove o chile verde, um ensopado de carne com pimenta-verde, e as enchiladas, uma panqueca de milho que é recheada com diferentes tipos de carne, como boi ou frango.
Essa mistura ainda é acompanhada pelo molho piri-piri, que leva pimenta e óleo de girassol.
Hawaii
O Hawaii, também conhecido como “aquele lugar em que você vai se aposentar após bater as suas metas financeiras e conquistar sonho americano“, ama poke, aquela tigela funda recheada de frutas frescas, peixe, vegetais e uma opção de carboidrato. Pela simplicidade e pelo sabor, o prato virou mania no mundo todo — mas comer lá no Hawaii é outro nível, né?
Nem só dessa tigela vivem os moradores do arquipélago, apesar de que não seria nada ruim. O loco moco também faz sucesso, um prato que leva arroz, hambúrguer e ovo frito. Caso você esteja em uma das ilhas, não curta o poke e queira algo mais “raiz”, já sabe o que pedir.
Outras comidas de destaque
A Florida tem uma infinidade de restaurantes cubanos e venezuelanos. Os sanduíches cubanos, inclusive, são bastante requisitados — tanto por turistas como por locais. Quando você estiver na Louisiana se esbaldando, pode esticar o passeio para esse estado vizinho.
Indianapolis, capital de Indiana, tem um sandubão de lombo pra ninguém botar defeito. Outro rango curioso é o bierocks, o queridinho do estado do Kansas, uma massa saborosa assada que vem com recheio de carne moída ou ralada. Foi trazido pelos russos e pelos alemães.
Em Michigan, você encontra outro primo do hot, o coney dog, que vem com um molho chili inesquecível.
E sabe qual é a comida preferida da galera do Alaska? Sorvete! E do Alabama? Um prato com camarão e grãos, outra boa pedida pra quem quer lembrar dos pratos do Nordeste brasileiro.
A verdade é que o “cardápio americano” é praticamente infinito. Em uma roadtrip (viagem de carro ou ônibus) que passe por dois ou mais estados, você provará milhões de coisas diferentes nos restaurantes locais.
Caso não goste do que prove, não tem problema: aquele combo de hambúrguer imenso com um caminhão de fritas e um copão de coca-cola sempre estará esperando por você. Afinal, como você sabe, os clássicos nunca morrem.
Como você viu no post, tem comidas típicas nos EUA de todos os tipos, tamanhos, texturas e sabores pra quem mora nos EUA. Independentemente do estado que visite, não faltarão opções para você se fartar. Escolha um estado e mande bala nos cardápios!
Aproveite a visita e conheça os nomes em inglês das principais comidas dos EUA!