Como investir em imóveis pode impulsionar sua saúde financeira?

Blog

blank

Como investir em imóveis pode impulsionar sua saúde financeira? Confira

Ter saúde financeira é basicamente conseguir equilibrar os gastos dentro do seu orçamento para poder viver de forma tranquila, com o padrão de vida que você deseja ou que condiz com a sua realidade no momento. E já pensou que investir em imóveis pode ser um dos caminhos para conquistar esse objetivo?

Muitos estrangeiros, inclusive brasileiros, optam por fazer investimentos no mercado imobiliário dos EUA, criando uma nova fonte de renda extra. Se você tem interesse nesse assunto, não pode deixar de ler este conteúdo até o final. Aproveite todas as dicas que eu trouxe aqui, right?

Guia Definitivo para Conquistar a Estabilidade Financeira nos Estados Unidos

Investimentos em imóveis: vale a pena?

Vamos começar por uma das dúvidas mais frequentes entre as pessoas que tem dinheiro para investir e não sabem bem o que fazer: vale mesmo a pena escolher o mercado imobiliário? E qual a melhor opção: ativos ou fundos imobiliários?

Antes de mais nada, essa decisão depende da análise pessoal e das preferências de cada investidor. Não há uma resposta única do que é melhor, até porque todas as opções de investimento apresentam vantagens e desvantagens.

Optando por investir em imóveis, existe ainda a possibilidade de comprar ativos ou fundos imobiliários. Você sabe qual a diferença básica entre elas?

A primeira é a opção de adquirir um imóvel físico (casa, apartamento, ponto comercial). A outra é como colocar o seu dinheiro em uma comunidade de investidores de imóveis, recebendo renda proporcional pelo que foi investido. É como ter uma cota de um patrimônio (nesse caso, imobiliário) que é administrado por uma instituição financeira, envolvendo direitos e deveres aos investidores.

Para facilitar a reflexão sobre os pontos positivos e negativos de cada uma dessas alternativas, reuni a seguir mais informações. Dá uma olhada!

Ativos imobiliários

Uma das grandes questões que envolvem comprar uma propriedade física é a necessidade de ter uma quantia maior de dinheiro, seja para pagar o imóvel à vista, ou para cobrir a entrada do financiamento.

Existem ainda os custos de manutenção, impostos e outros detalhes que ficam sob a responsabilidade do dono, além de provavelmente ter que lidar com inquilinos se essa for a proposta para obter renda com o ativo.

Vale lembrar que, para ser um investimento ativo, o imóvel não deve ser para sua moradia e sim como uma fonte de renda. Ou seja, a propriedade será destinada a quem quer alugar uma casa nos EUA.

Tais responsabilidades são vistas por algumas pessoas como a chance de poder administrar diretamente seu investimento, tendo maior autonomia nas decisões. Há também quem goste da ideia de ter algo “só seu” e um patrimônio palpável, pois tudo acontece no contexto físico e não no ambiente online.

Enquanto, para outras, tudo isso representa trabalho extra e possíveis dores de cabeça no dia a dia. Lembra que falamos sobre não existir uma regra que se aplique para todos? Afinal, cada um vê as oportunidades de investimento com uma perspectiva.

Fundos imobiliários (FIIs)

Por outro lado, o investimento em fundos imobiliários pode ser feito com menos recursos financeiros e, a partir disso, deve render uma determinada quantia. Eles são chamados de REITs, de Real Estate Investment Trusts. Você compra um REIT disponível na bolsa e mais ou menos a cada três meses recebe o retorno proporcional.

Sabia que nem sempre esse tipo de fundo é sobre casas ou prédios comerciais? Existem também opções ligadas a cassinos, prisões, florestas e até cemitérios! Curioso, né?

Outro ponto interessante se comparamos com ativos físicos é que as cotas podem ser vendidas a qualquer momento, caso haja liquidez no mercado. Liquidez refere-se à facilidade com que um ativo pode ser convertido em dinheiro.

Entendendo liquidez

Imagine que você tenha um imóvel e queira vendê-lo. Esse processo pode ser longo e complexo, pois envolve encontrar um comprador, negociar o preço, lidar com a documentação e muitas vezes esperar por aprovações de financiamento.

Por outro lado, há ativos, como algumas cotas, que podem ser vendidos rapidamente se houver compradores no mercado. Isso significa que essas cotas têm alta liquidez, pois podem ser convertidas em dinheiro a qualquer momento, ao contrário de uma propriedade, que pode levar mais tempo para ser vendida.

Um detalhe importante sobre os FIIs é saber que eles envolvem o pagamento de taxas para os administradores, já que os donos não cuidam diretamente dos imóveis, e essa função fica a cargo de um profissional ou de uma empresa especializada. Também é bom pontuar que não há uma previsão fixa de rendimento, pois isso depende de vários fatores relacionados à propriedade.

Como escolher entre FFIs e ativos?

A conclusão é que a escolha por ativos ou fundos imobiliários depende do perfil de cada investidor e de suas prioridades. Ambas as oportunidades podem ser atrativas e, claro, envolvem riscos.

A decisão precisa ser tomada a partir de uma análise de mercado, sendo recomendado buscar a ajuda de especialistas se você não tem experiência no assunto.

CTA animado para experiência ION

Não é preciso ser residente nos EUA para investir em imóveis por aqui, mas, mesmo que você já seja residente, a parte burocrática e legal deve ser acompanhada cuidadosamente para evitar problemas.

Por que investir em imóveis pode ser uma estratégia eficiente?

Chegou a hora de falar das vantagens práticas de investir em imóveis nos EUA. Não deixe de conferir uma por uma e refletir sobre os benefícios dessa estratégia!

Diversificação de investimentos

Para quem já investe em outros setores ou não quer ficar com uma grana parada, os imóveis são uma boa chance de diversificar sua renda. Assim, é possível reduzir o risco geral da sua carteira, levando em conta que cada um oferece riscos e atrativos diferentes.

Dessa maneira, você não fica dependendo de apenas uma ou poucas fontes de renda, além de conseguir girar seus recursos e conquistar uma boa rentabilidade a médio e longo prazo. Isso não quer dizer que a ideia é sair investindo em tudo ao mesmo tempo para diversificar o máximo possível, mas buscar uma variação dentro do seu perfil como investidor.

Renda passiva e fluxo de caixa

Imóveis geram renda passiva, que nada mais é do que a quantia de dinheiro obtida pelo retorno do investimento realizado. Isso pode acontecer alugando os seus ativos ou fazendo parte de um fundo imobiliário que distribui a renda proporcional para cada investidor, como expliquei acima.

Essa pode ser a saída para melhorar o seu fluxo de caixa e aumentar sua renda mensal ou anual! Vale fazer uma pesquisa mais detalhada sobre as opções que você têm em vista, principalmente porque os impostos e outros fatores costumam ser diferentes de acordo com o local escolhido.

Para quem mora nos Estados Unidos, fique de olho, porque nem sempre comprar um imóvel na sua região pode ser a melhor ideia.

Para te dar um panorama, de acordo com dados de Março de 2023 do Yahoo Finances, a Califórnia mantém-se como o mercado imobiliário mais valioso dos EUA, atingindo $9.5 trilhões em dezembro de 2022, representando cerca de 19,5% do total nacional.

Em contraste, a Florida ultrapassou New York, com um valor de mercado de $3.6 trilhões, consolidando-se como o segundo mercado imobiliário residencial mais valioso do país. Você pode conferir a lista completa dos estados aqui.

Valorização de imóveis

As chances de um imóvel valorizar com o tempo normalmente são grandes. Os espaços acabam ficando mais caros, ainda mais em cidades que estão crescendo e têm um mercado imobiliário aquecido.

Para ter ideia, de acordo com dados da Statista Market Insights de abril/23, o mercado imobiliário está previsto para atingir um valor de $113,60 trilhões em 2023, e o setor de imóveis residenciais lidera o mercado com uma projeção de $88,91 trilhões em 2023. Leve isso em conta na hora de fazer sua pesquisa!

Aliás, a estratégia de muitos investidores é esta: comprar propriedades físicas e vender depois de alguns anos por um preço consideravelmente maior. Há fundos imobiliários que também lucram com as vendas e não somente com aluguel.

Proteção contra inflação

Para completar, a própria inflação é um fator que favorece o investimento no mercado imobiliário. O valor investido assim como o próprio ativo acabam se valorizando ao longo do tempo, considerando que o nosso dinheiro perde poder de compra.

Sobre os imóveis, ela pode ter dois efeitos: encarecer a construção e estimular o aumento de juros que impacta nos financiamentos.

Então, quem já investiu em imóveis pode sair ganhando com a alta dos preços, tanto na hora de alugar quanto para negociar vendas. Tudo bem, não podemos esquecer que tudo fica mais caro para todos, mas essa não deixa de ser uma estratégia para não “perder dinheiro”.

Como começar a investir em imóveis nos EUA?

Muitos brasileiros decidem investir no mercado imobiliário americano para obter uma renda extra. Provavelmente você conhece ou já ouviu falar de pessoas que têm casas de férias para aluguel por temporada, principalmente em regiões de grande movimentação turística como Miami e Orlando.

Aliás, não só pessoas do Brasil como investidores do mundo inteiro se interessam por investir nos EUA, pensando em benefícios como o dólar ser uma moeda forte.

Uma boa notícia para quem não tem um valor tão significativo para comprar um imóvel é a oportunidade de financiar. Ao conseguir boas taxas de juros e um prazo interessante para quitar o imóvel, é possível até contar com a rentabilidade para pagar as parcelas e ainda ter lucro.

Dicas valiosas do Monkey para quem deseja financiar um imóvel nos EUA:

  • qualquer pessoa pode tentar um financiamento, sendo estrangeiro residente ou não residente no país;
  • é possível financiar até cerca de 75% do valor total do imóvel;
  • é preciso ter uma conta bancária nos Estados Unidos;
  • será necessário comprovar renda e ter uma reserva financeira para dar a entrada no financiamento, sendo que quanto maior for esse valor, menor tende a ser a taxa de juros.

Minha dica é pesquisar muito sobre o assunto e avaliar as oportunidades disponíveis. Se você já mora nos EUA e está em busca de uma nova renda, não desconsidere a ideia de investir em imóveis.

Para conferir outras dicas financeiras, aproveite para ler meu artigo sobre onde guardar dinheiro nos EUA. Embaixo do colchão não é uma opção, certo? Fique por dentro de tudo comigo, seu melhor amigo nos EUA!

Guia Definitivo para Conquistar a Estabilidade Financeira nos Estados Unidos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

blank

Quer receber as minhas últimas novidades?




Categorias