Diálogo em Inglês: a chave para aperfeiçoar seu domínio no idioma

Blog

blank

Diálogo em Inglês: a chave para aperfeiçoar seu domínio no idioma

O idioma geralmente é uma das barreiras mais difíceis de serem superadas para quem vai morar em outro país. Pode ser desafiador construir diálogos em inglês, mas a gente sempre da um jeitinho para conseguir se comunicar e passar a mensagem que queremos. E felizmente, o inglês é a língua mais acessível do mundo, com material, cursos e conteúdo que facilitam a sua prática. Isso fica ainda mais fácil para quem já mora por aqui, né?

Quer aperfeiçoar a sua fluência em inglês focando nos diálogos, mergulhando verdadeiramente na cultura dos EUA e abrir caminhos para o futuro? Separei as melhores dicas para você arrasar. Acompanhe!

Por que conversar é a melhor prática?

Sabe quando você passa horas e horas nos livros, mas na hora H trava na conversa? Pois é, tem muita gente que mergulha fundo na teoria, mas fica com medo de colocar o inglês pra jogo no dia a dia. E aí, vemos alguém que aprendeu só no papo, se saindo muito melhor na fluência.

A pegada de qualquer idioma é essa mistura bacana entre entender a base e, claro, usar no cotidiano. Em português, por exemplo, é comum falarmos “disse pra ele” no dia a dia, enquanto nos livros a mesma coisa pode estar escrito “disse-lhe”. E em inglês, quando você vai pedir um café, muita gente simplesmente solta um “Can I get a coffee?”, enquanto os livros didáticos colocam “May I have a cup of coffee, please?“. Em ambos os casos soam correto, mas qual é mais natural pra você?

E é essa naturalidade que a gente busca quando o assunto é conversar em inglês. Afinal, é batendo papo que a gente pega as gírias, as expressões do momento e até aqueles jeitinhos de falar que só quem vive o idioma sabe.

Pra quem está nos EUA, então, sair do círculo de brasileiros e jogar conversa fora com os gringos é um baita atalho pra pegar o inglês na veia e ainda dar um mergulho na cultura e nas american vibes.

Quais as melhores dicas para falar inglês melhor?

Já que você já está morando nos Estados Unidos e quer aperfeiçoar sua conversação, preparamos uma lista com dicas rápidas e eficientes que você pode pôr em prática na sua rotina. Confira.

Utilize as ferramentas certas

Hoje existem vários apps grátis que facilitam o seu aprendizado de inglês, inclusive a conversação.

Possuem uma estrutura interativa para tornar o processo mais divertido, e alguns contam com profissionais capacitados para treinar o diálogo com você. Exemplos:

  • Duolingo: Um dos aplicativos mais populares para aprender idiomas, o Duolingo transforma o aprendizado em um jogo, com lições rápidas, sequências, placares e árvores de habilidades. É ideal para iniciantes e aqueles que desejam aprender de forma descontraída.
  • Babbel: Focado em tópicos práticos, o Babbel ensina por meio de lições de 15 minutos que apresentam conversas realistas. Também oferece aulas ao vivo opcionais. É uma ótima opção para aqueles que desejam uma abordagem mais estruturada.
  • Memrise: Este aplicativo é baseado em flashcards e se concentra no ensino de palavras através de vídeos. Usa maneiras criativas e engraçadas para ajudar você a lembrar o que as palavras significam, tornando o aprendizado de vocabulário divertido e envolvente.

Para aqueles que estão procurando melhorar suas habilidades de conversação:

  • Lingbe: Conecta você com falantes nativos para prática de conversação em idiomas. Depois da chamada, você receberá um feedback sobre gramática, fluência e pronúncia, tornando-o uma excelente ferramenta para aprimorar suas habilidades de fala.
  • Busuu: Além de oferecer lições curtas e bem estruturadas, permite que você converse com falantes nativos para praticar suas habilidades de conversação. Cada lição inclui uma conversa prática, proporcionando uma experiência de aprendizado completa.

Foque no seu dia a dia

Quando for aprimorar seu inglês, comece pelo que você vai mais usar, como palavras da sua área de trabalho, expressões típicas de onde mora e as gírias que os locais utilizam com mais frequência.

  • Área de Trabalho: Se você trabalha com tecnologia, por exemplo, familiarize-se com os termos software, hardware, debugging e coding. Se sua área é cozinha, palavras como bake, marinate, grill e blend serão essenciais.
  • Expressões Locais: Dependendo de onde você mora nos EUA, pode haver expressões regionais. Por exemplo, na California, é comum ouvir “the 405” referindo-se à rodovia.
  • Gírias Locais: Se você estiver em uma cidade universitária, pode ouvir estudantes usando gírias como lit (algo que é muito bom ou divertido, como em “The party last night was lit!” -> “A festa ontem à noite estava incrível!” ou on fleek (algo que está perfeito ou na moda), como em “Your eyebrows are on fleek today!” -> “Suas sobrancelhas estão perfeitas hoje!”. Em áreas mais rurais, gírias como y’all (vocês) podem ser mais comuns.

Assim, você foca seus esforços se inserindo e fazendo parte da comunidade, para, a partir daí, expandir ainda mais o seu domínio na língua.

Consuma conteúdo em inglês

Por ser referência de cultura e entretenimento no mundo, os EUA facilitam muito a prática para quem quer aprender inglês por meio de conteúdo.

Ainda mais morando no país, você tem acesso a séries, filmes, podcasts, livros, programas de notícia, tudo o que precisa para treinar o ouvido e aprender como eles se comunicam. Ou seja, também dá para estudar se divertindo!

Conte com os amigos

É comum estrangeiros criarem comunidades dentro dos EUA para se fortalecerem e estarem perto de quem te entende, mas as vezes nesses ambientes mal se fala inglês, concordam? Isso é ótimo para matar a saudade de casa e se sentir familiarizado, mas pode ser limitante para quem busca se imergir de verdade na cultura americana.

CTA animado para experiência ION

Que tal, então, fazer um esforço para fazer amigos nativos? Use as redes sociais e ambientes de trabalho para criar laços. Além de falar mais em inglês, pessoas que se importam com você irão te ajudar a treinar, e vão te corrigir quando errar, te ensinando palavras e expressões no cotidiano.

Não tenha medo de errar

Muitos brasileiros ficam com vergonha de falar em inglês, com medo de falar algo errado ou terem um sotaque muito forte. Aqui, podemos de novo inverter os papéis: como você age quando vê um estrangeiro falando português incorretamente?

Pois é, fazemos um esforço para tentar entender e os ajudamos no que querem. A mesma coisa os americanos em geral farão por nós. Claro que em ocasiões formais e no trabalho isso pode ser um pouco mais difícil, mas tentar passar a mensagem certa faz a diferença, você precisa se soltar.

Não fique com vergonha. É melhor errar e aprender, do que nunca tentar. Não acha?

Busque uma formação mais tradicional

Mesmo que a fluência na língua venha dos diálogos em inglês, você vai ter essa naturalidade muito mais fácil com uma base formal no idioma. Quando falo tradicional não estou falando de algo engessado e chato, viu? Mas sim apenas para lembrar que tem vocabulário que você só vai aprender com materiais específicos.

Então, em paralelo às dicas que dei, não deixe de buscar um curso ou aula para pegar os fundamentos da língua, pois essa formação mais estrutural vai acelerar seu progresso. Alguns sites que podem ajudar:

  1. British Council
  2. Cambridge Learning English
  3. BBC Learning English

Dica extra: pesquise também por lugares conhecidos por ajudar imigrantes a se integrar localmente. Essas instituições não apenas ensinam inglês, mas também te ajudam a entender a cultura e os costumes locais, facilitando sua adaptação. Separei aqui algumas:

  1. The Immigrant Learning Center (ILC)
  2. Center For Immigrant Education And Training
  3. Riverside Language Program

Quais as situações para praticar diálogos em inglês no seu cotidiano?

Agora que você já tem as dicas para praticar e aperfeiçoar sua conversação em inglês, veja como você pode fazer isso nas situações mais comuns por aqui.

No trabalho

O trabalho é onde o seu nível de inglês mais importa e mais varia. Dependendo da área, palavras e expressões são mais importantes por falarem diretamente sobre aquele processo produtivo. Veja alguns exemplos de frases comuns em ambientes profissionais:

  • Nice to meet you, I’m looking forward to working with you — Prazer em te conhecer, estou ansioso/animado em trabalhar com você.
  • What is the deadline? — Qual é o prazo final para o trabalho?
  • Could you please send me a feedback? — Você pode analisar o meu desempenho, por favor?
  • Let’s keep in touch on this matter — Vamos continuar nos comunicando sobre o assunto.

Na fila

Filas infelizmente são inevitáveis. No supermercado, no banco, em uma loja, pouca importa: elas estarão lá. Mas pelo menos é uma oportunidade para treinar seu inglês. Veja frases interessantes para iniciar diálogos:

  • Are you the last one in the line? — Você é o último da fila?
  • Is it taking long? — Está demorando?
  • Can you hold my spot, please, I forgot something — Você pode guardar meu lugar, eu esqueci uma coisa.

No bar ou restaurante

Em situações sociais, você pode praticar sua conversação com amigos, mas também com profissionais que estão te atendendo. Veja exemplos:

  • Hi, can I have the menu, please? — Olá, você pode trazer o menu?
  • What do you recommend? — O que você recomenda?
  • I want it to go, please. — Quero para viagem, por favor.

Na hora de tirar dúvidas

Em um país que você não conhece muito bem, os próprios momentos de exploração pode se tornar uma oportunidade de treinar diálogos em inglês. Veja algumas frases para não se perder:

  • Excuse me, could you help me find this place? — Com licença, você pode me ajudar a encontrar este lugar?
  • Sorry, I’m a bit lost, is this place nearby? — Desculpe, estou um pouco perdido, este lugar é aqui perto?
  • Which floor should I go? — Qual andar devo ir?
  • Thank you for your help, you’re very kind — Obrigado pela ajuda, você foi muito gentil.

Para mostrar que está feliz em conhecer alguém

Em qualquer situação, demonstrar interesse e felicidade em conhecer pessoas é o começo de qualquer conexão que vire amizade no futuro. Para isso, você pode usar frases como:

  • I really loved meeting you! — Eu realmente amei te conhecer!
  • I hope we can continue this conversation later — Eu espero que possamos continuar essa conversa depois.
  • Please come visit me! — Por favor, venha me visitar!
  • Can we go out again sometime? — Podemos sair de novo algum dia?

Fazendo amizades e sem medo de errar, você acelera muito a sua fluência ao viver a cultura e o dia a dia dos Estados Unidos. Use minhas dicas, pratique seus diálogos em inglês e, em pouco tempo, você começará a falar sem pensar antes como é a frase em português.

E aí, curtiu as dicas? Compartilhe o artigo nas suas redes sociais para ajudar os amigos a fazerem o mesmo!

Calcule e descubra como organizar seus gastos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

blank

Quer receber as minhas últimas novidades?




Categorias