Como preencher cheque americano? Confira o passo a passo

Blog

blank

Como preencher cheque americano? Confira o passo a passo

Acha que falar sobre cheque é algo antigo, já que estamos na era dos pagamentos 100% digitais? Pois saiba que está enganado!

Não sei se já notou, mas os cheques são bem comuns aqui nos EUA, sobretudo no pagamento de valores altos e prestação de serviços. É o caso, por exemplo, de serviços de limpeza (house clean). Então, ao contrário do que podemos imaginar, muita gente aqui usa cheque, viu?

Para ter ideia, 55% dos americanos usaram pelo menos um cheque em 2022! E muito provavelmente você vai precisar também. Então, continue lendo porque vou te contar como preencher cheque americano de forma correta! Let’s go? Bora lá?

O que é cheque americano?

Em qualquer lugar do mundo — e aqui nos EUA não seria diferente —, cheque é uma ordem escrita e assinada por um titular de conta bancária, instruindo o banco a pagar uma determinada quantia para o destinatário. Em português, podemos chamar também de ordem de pagamento à vista.

O cheque americano contém campos para serem preenchidos com informações como data, nome do beneficiário, quantia em dólares e assinatura do titular da conta bancária. Mas isso tudo vou te explicar a seguir, ok?

Como funciona o cheque nos EUA?

Se você não sabe muito bem como um cheque funciona e se sente perdido, só acompanhar os próximos tópicos!

Depósito do cheque

Quando o beneficiário recebe o cheque, ele pode trocá-lo indo ao banco emissor ou ao seu próprio banco.

Ficou em dúvida de quais termos usar no banco para conseguir sacar o seu dinheiro? Recomendo ler meu artigo sobre vocabulário financeiro em inglês para ter tudo na ponta da língua!

Também dá para descontar (cash the check) em algum outro estabelecimento com licença para trocar cheques. Esses lugares se chamam “check cashing services” (serviços de troca de cheques) e são licenciados para esse procedimento.

Você geralmente pode encontrá-los em alguns supermercados ou lojas de conveniência. São boas opções para pessoas que não possuem uma conta bancária ou que precisam de acesso imediato ao dinheiro.

Inclusive, já deixo um spoiler de coisa boa: a minha lojinha física aqui na Philadelphia possui essa licença e realiza o serviço de troca de cheque. Se curtiu essa possibilidade, fique ligado que logo mais vou dar detalhes para você.

Tempo para conclusão do procedimento

O processo de troca de cheque é relativamente rápido. Se você optar por cash the check, como comentei, recebe o dinheiro em mãos na hora, claro que há a taxa de serviço que normalmente são cobradas. Se decidir pelo depósito em conta, pode levar alguns dias (2-5, pode depender do valor) úteis para o dinheiro ficar disponível.

Conta com fundos

É importante que o titular da conta bancária tenha fundos (ou seja, dinheiro) na conta para cobrir o valor do cheque. Caso contrário, ele será devolvido, e o beneficiário não receberá o pagamento.

Nesse caso, a pessoa que te enviou o cheque pode ser responsabilizada por uma taxa de devolução e enfrentar consequências legais, o famoso “cheque sem fundo” (bad check).

Como preencher cheque americano?

Para preencher um cheque americano, siga as instruções abaixo e não erre mais!

Campo date

Escreva a data no espaço “Date” no canto superior direito do cheque, usando o formato americano, ou seja, mês/dia/ano (exemplo: 5/7/2023 para o dia 7 de maio de 2023).

Campo pay to the order of

No espaço “Pay to the order of“, escreva o nome da pessoa ou empresa que você deseja pagar. Certifique-se de escrever o nome corretamente, em letra tangível (nada de cursivas, eim?) e sem abreviações.

Importante: também dá para colocar “cash” nesse campo. Ao fazer isso, o cheque se torna um cheque ao portador. Isso significa que qualquer pessoa que estiver de posse dele pode trocá-lo por dinheiro ou depositá-lo em uma conta bancária.

Porém, se estiver em “cash”, alguns estabelecimentos de check cashing não irão aceitar o cheque. Além disso, bancos e outros serviços de troca normalmente exigirão uma identificação com foto da pessoa que está descontando, mesmo que esteja feito para “cash”.

Campo dollar amount

Esse aqui é bem simples, no espaço “Dollar amount“, escreva o valor numérico do cheque. Por exemplo: $500,50.

Campo valor por extenso

No espaço abaixo do valor numérico, escreva o valor do cheque por extenso, ainda seguindo a regra da letra tangível, sem formato cursivo. Comece escrevendo o valor em dólares, seguido pela palavra “and” (e) e o valor dos centavos em fração.

Por exemplo, se o cheque for de $500,50, escreva “Five Hundred and 50/100“.

Se ficar com dúvida de como escrever o número por extenso, deixo aqui uma outra dica do seu melhor amigo nos EUA: acesse este site aqui, Numbers to Words, insira o valor do cheque em ‘convert this number‘ e clique em ‘Calculate’. Aí, é só escrever o que aparecer por lá.

Ao terminar de escrever o valor por extenso, é recomendado fazer uma linha até terminar o espaço disponível, impedindo qualquer tipo de acréscimo por terceiros.

Campo Memo

No espaço “Memo“, escreva uma breve descrição do motivo do cheque, como “Pagamento de aluguel” (rent payment) ou “Reembolso de despesas” (expenses refund).

CTA animado para experiência ION

Espaço signature

Assine o cheque no espaço “Signature” no canto inferior direito do cheque. Certifique-se de assinar com o mesmo nome que aparece no cheque.

Monitore seus cheques

Após preenchimento, é recomendável registrar as transações no registro de cheques (a parte destacável), ou em algum outro método de acompanhamento de despesas.

Neste campo, você pode escrever o número do cheque, seu valor, o nome do beneficiário e a data, visando fazer o orçamento das suas finanças pessoais e a controlar os pagamentos realizados.

O internet banking também pode ajudar na monitorização, pois o registro de tudo fica online por lá. Assim, tanto no computador quanto no aplicativo, dá para ver uma versão digital do cheque depositado (como se fosse escaneado, sabe?), com os dados preenchidos direitinho.

Como descontar cheque nos Estados Unidos?

Descontar um cheque é um processo relativamente simples. A seguir estão os principais passos!

Endosse o cheque

Isso significa que você precisa assinar o verso do cheque, na seção designada para tal. Alguns cheques podem ter uma linha que diz “Endorse here” (Endosse aqui).

No geral, há outra linha que diz ‘Não escreva, carimbe ou assine abaixo desta linha’ (Do not write, stamp, or sign below this line). A área de endosso normalmente se estende por toda a largura do cheque.

Verifique se o cheque é válido

Veja se o cheque está datado corretamente e se contém as informações corretas do emissor, como nome e endereço. Veja também se o cheque não foi cancelado ou suspenso.

Para fazer isso, ligue ou visite o banco que emitiu o cheque para perguntar sobre o status dele. Ao fazer isso, é importante tê-lo em mãos para fornecer os detalhes necessários, como número do cheque, valor e data.

Leve o cheque a um banco ou instituição

Retomando o que vimos, existem duas opções principais para acessar seus preciosos dólares: depositar o cheque na sua conta bancária ou trocá-lo por dinheiro imediatamente.

No banco

Quando você deposita um cheque em sua conta bancária, seja no balcão do banco, ATM ou através de depósito móvel, pode levar até 5 dias úteis para que os fundos fiquem disponíveis. Mas sem pânico: a média é de dois dias úteis (business days).

Isso porque o banco verifica e processa o cheque, transferindo fundos da conta do emitente para a conta do destinatário. Esse processo se chama “check clearing“.

No caso da opção móvel, dá para usar o aplicativo do seu banco para depositar o cheque remotamente.

Importante: ao trocar um cheque pelo seu celular, escreva as palavras “Mobile Deposit” junto com sua assinatura na área de endosso no verso do cheque (aquela parte onde consta “Endorse here“).

No banco emissor ou serviços de troca de cheques

Se você precisa de acesso imediato ao valor, pode optar por trocar o cheque por dinheiro. Isso pode ser feito diretamente no banco emissor, ou em um estabelecimento especializado em serviços de troca de cheques, o check cashing services sobre o qual falei.

Esses estabelecimentos geralmente cobram taxas pelo serviço de troca de cheque, que podem ser uma porcentagem do valor, uma taxa fixa ou uma combinação de ambos.

Será que dá para trocar cheque onde falam português?

Se você está na Philadelphia e precisa trocar seu cheque de house cleaning, tenho uma dica ainda melhor: dá uma passada na minha lojinha na 7320 Castor Avenue.

Além de poder trocar seu cheque, eu ofereço um monte de facilidades, como enviar dinheiro internacionalmente, pagar contas e recarregar o celular. Tudo em português, para você ficar 100% à vontade.

O atendimento é de segunda a segunda. Qualquer coisa, é só ligar no +1 (267) 516-4256. Vale a pena vir me conhecer!

Apresente sua identificação

Quando você descontar um cheque, é obrigatório apresentar uma identificação com foto, como uma carteira de motorista ou um passaporte.

Isso porque não é permitido trocar um cheque em nome de outra pessoa, ok? Então, só dá para trocar uma ordem da pagamento que esteja endereçada a você. A exceção é aquele caso do ‘cash’ sobre o qual comentei.

Aguarde a compensação ou pegue seu dinheiro

No caso de fazer o processo junto ao banco, pode demorar alguns dias úteis para liberar os dólares em sua conta, como vimos. Então, se você tem mais urgência e mora aqui em Philly, recomendo passar na minha lojinha e pegar o dinheiro na hora, além de receber aquele tratamento VIP que só os meus clientes possuem!

O que você achou do meu post sobre como preencher cheque americano? Espero que tenha sido útil e você consiga pagar ou receber dinheiro por esse meio de pagamento sem problemas. Se ficar com dúvida, recomendo consultar o banco responsável pelo cheque, ok?

Falando em dinheiro, não deixe de ler meu artigo sobre Credit Score e como conseguir crédito nos EUA para garantir saúde financeira por aqui!

As informações contidas neste artigo não são e nem pretendem ser aconselhamento legal. Este artigo pode ser retirado do ar, sem aviso prévio.

Guia Definitivo para Conquistar a Estabilidade Financeira nos Estados Unidos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

blank

Quer receber as minhas últimas novidades?




Categorias