6 de junho de 2023 by Monkey Money App
Podcast para aprender inglês: escute essas 8 opções
Você curte podcast? Hoje, o formato é superpopular, não só nos Estados Unidos, mas em várias partes do mundo. Já pensou em usá-lo para melhorar o inglês? Sim, eu sei que, como eu, você já ouve o idioma o dia todo por morar nos EUA, mas, com podcast, dá para treinar a compreensão oral (listening) de outra forma. E eu vou explicar como!
Vou mostrar como praticar a compreensão oral do inglês de forma eficiente, além de apresentar os 8 principais podcasts para você praticar. Ficou interessado? Então, continue lendo até o final!
Como praticar o listening?
Ouvir conteúdos em língua inglesa sem anotar, pausar ou tentar entender tudo, ou seja, simplesmente ouvir por ouvir, é importante, pois treinamos o ouvido para se acostumar ao ritmo da língua. Porém, é bacana separar alguns momentos para ter uma postura mais ativa na hora de ouvir e aproveitar ao máximo o conteúdo de um áudio.
Nesse contexto, a dica de ouro aqui é anotar palavras que não conhece e pesquisar o significado em bons dicionários, como o Cambridge. Depois, tente formular sozinho uma frase em voz alta usando a expressão nova ouvida. É preciso sempre colocar em prática cada novidade aprendida para não esquecer, combinado?
Também, é interessante escolher um podcast com temas que sejam do seu interesse — se você gosta de cozinhar, o podcast Home Cooking é uma ótima opção. Agora, se você é apaixonado por física e química, a melhor alternativa é ouvir o Scientific American Podcast! Vou falar mais sobre eles já, já.
Dicas extras
Algumas dicas adicionais sobre escuta que podem facilitar o seu aprendizado do inglês ao ouvir podcasts são:
- ouvir podcasts de diferentes regiões, visto que, dentro dos Estados Unidos, a língua não é pronunciada de modo uniforme. Sem falar na diferença com o inglês da Austrália, da África do Sul, do Reino Unido…
- à medida que se ouve um podcast, anotar pontos específicos, criando uma transcrição. Em outras palavras, consiste em ouvir e escrever o que se ouve, para treinar a ortografia também;
- tentar usar a palavra ou expressão aprendida numa conversa com seus amigos ou no trabalho. No início, pode até ser estranho, por não ser “natural”. Mas, ao forçar a usar a novidade, ela vai vir mais facilmente no cotidiano nas próximas conversas.
Por que ouvir podcast?
Para as pessoas, talvez entender a pronúncia das palavras em inglês no dia a dia seja mais difícil do que ler. Nesse sentido, o podcast ajuda super, pois muitos são mais uma conversa regular, com mais espontaneidade e hesitação, sabe? Não é como um TED Talk, uma aula online ou um episódio de série, que trabalham o listening de maneira diferente, mais organizada e estruturada.
Além disso, é possível escutar em vários momentos do dia, como em uma fila de banco, ao dirigir ou enquanto faz alguma tarefa de casa, já que existem podcasts de poucos minutos ou de horas. Por isso, essa tática é uma excelente maneira de se aprofundar na língua e acelerar a fluência!
Salva aí na playlist
Separei aqui 8 podcasts bacanas para você. Alguns são voltados a estudantes de inglês, sendo feito por professores do idioma. Outros são podcasts voltados a um público mais variado. Vou sempre indicar o nível de inglês que você precisa para aproveitar melhor os podcasts. Confira!
1. English Experts Podcast
Começando pelo English Experts, este é um podcast brasileiro semanal que aborda temáticas variadas para estudantes de inglês, organizado por professores brasileiros, ou seja, eles se comunicam tanto em inglês quanto em português.
O objetivo dele é discutir curiosidades e tópicos gramaticais do idioma, como os falsos cognatos (palavras em inglês parecidas com português, mas que não têm nada a ver), dar dicas para estudar sozinho, discutir diferentes usos do inglês — como no meio empresarial ou em séries específicas.
- Nível de idioma: iniciantes;
- Tempo médio: 30 minutos
2. Espresso English
O Espresso English tem episódios voltados a apresentar tópicos de gramática (como diferença entre ‘been, being e be’) e dar dicas para aumentar o vocabulário. É para estudantes de inglês como língua estrangeira, sendo produzido por uma professora nativa do idioma.
Muitos episódios são para apresentar diferentes formas de dizer uma expressão (como “I’m busy”), enquanto outros trazem frases ou expressões que contenham uma palavra específica, como “Love”. Bem legal para aprender jeitos diferentes de dizer a mesma coisa.
- Nível de idioma: iniciantes;
- Tempo médio: 5 a 10 minutos. Assim, fica bem fácil de encaixar no dia a dia, entre uma atividade ou outra.
3. Voice of America
Se você já tem um conhecimento maior na língua inglesa e curte ficar antenado em notícias gerais de política e economia, o podcast Voice of America é uma ótima opção.
Trata-se de um podcast para compartilhar notícias mundiais recentes a partir do relato de correspondentes do jornal ao redor do mundo. Os episódios são gravados inteiramente em inglês.
Ele não é voltado a estudantes de inglês como língua estrangeira e sim ao público geral. Então, o ritmo pode ser um desafio. Mas é questão de costume, prometo!
- Nível de idioma: intermediário/avançado;
- Tempo médio: 5 minutos. Fácil de encaixar na rotina!
4. Business English Pod
O Business English Pod é interessante se o seu foco é dar um up no inglês com objetivos profissionais, pois lida com o uso do inglês no ambiente corporativo. Eles ensinam palavras e expressões que serão diferentes daquelas usadas em situações mais informais do dia a dia.
É ótimo para enriquecer seu vocabulário formal e causar boa impressão nas próximas conversas no trabalho e reuniões com clientes. O ritmo é adaptado a falantes não nativos de inglês.
- Nível de idioma: intermediário;
- Tempo médio: 25 minutos.
5. Podcasts in English
O Podcasts in English é bem voltado a estudantes de inglês. Por isso, tudo é bem dividido para achar seu nível: a aba ‘Beginner’ (iniciante), Level 1, 2 e 3 (intermediário e avançado) e Business English (Inglês para Negócios).
A ideia é trazer temáticas que sejam interessantes aos ouvintes de cada nível e adaptadas a quem está aprendendo inglês. Tem de tudo aqui! Geografia, quadrinhos, gastronomia, turismo, curiosidades de países da língua inglesa… Na versão paga, você encontra transcrição de todos os episódios, folha de vocabulário e exercícios.
Se você tem muitas outras ocupações cotidianas, o Podcasts in English pode ser uma excelente opção para encaixar mais fácil a prática do listening no dia a dia. Os episódios estão disponíveis gratuitamente para download.
- Nível de idioma: intermediário;
- Tempo médio: 5 minutos.
6. Scientific American Podcast – 60-Second Mind
O podcast 60 Second Mind foi criado por uma revista científica bem importante, a Scientific American. Ainda que você não tenha muito contato ou conhecimento sobre ciência, os conteúdos são bem acessíveis ao público geral.
O objetivo é ter um minutinho para aprender mais informações sobre ciência no dia a dia. Daí a frase que sempre inicia o podcast: Got a minute? Tem um minuto?
Nos áudios, quem falam são jornalistas e escritores da Scientific American. Aqui, você tem contato com áreas como:
- biologia;
- química;
- astronomia;
- física.
Uma característica bem legal desse podcast é que todos os episódios têm transcrição: basta clicar em “Full Transcript” embaixo do botão de ‘play’ de cada episódio. Daí, você pode apenas ouvir e, depois, ouvir lendo a legenda, para treinar escuta e leitura juntos.
- Nível de idioma: intermediário/avançado;
- Tempo médio: menos de 2 minutos.
7. Comedy Bang Bang: the podcast
O conteúdo deste podcast é bem diversificado, incluindo humor e música. Ao contrário do programa citado há pouco, a duração do Comedy Bang Bang é bem maior, com mais de uma hora e frequência semanal.
Os participantes falam inglês de forma rápida, pois é uma conversa bem informal entre várias pessoas, então, é preciso ter uma boa base do idioma para acompanhar, tudo bem? Ele é bem legal para ouvir sotaques variados e expressões regionais.
- Nível de idioma: avançado;
- Tempo médio: 1 hora.
8. Home Cooking
Vamos finalizar nossa lista de podcasts para aprender inglês com uma opção para estudantes mais avançados, o Home Cooking.
Nele, dá para praticar palavras e expressões ligadas à gastronomia, pois é voltado a ensinar receitas com o que temos em casa. Surgiu na época do isolamento da pandemia de Covid-19, quando a ideia era sair o menos possível.
Tem pratos para todos os gostos e bolsos, uns mais fáceis e outros mais difíceis. Então, é um ótimo momento de aprender nomes de comidas em inglês!
- Nível de idioma: avançado;
- Tempo médio: 50 minutos.
Qual podcast para aprender inglês você vai ouvir? Ao longo do texto, vimos que esta é uma excelente opção para praticar o listening e ter mais contato com o idioma, além de servir para aprofundar os conhecimentos sobre os mais variados assuntos. É unir o útil ao agradável para fazer seu inglês decolar.
Se este conteúdo trouxe conhecimento útil a você, o que acha de continuar no meu blog e saber como aprender inglês rápido de verdade?