28 de março de 2023 by Monkey Money App
Tudo que você precisa entender sobre a alimentação americana
Você, brasileiro que mora nos Estados Unidos, já deve ter notado que a alimentação americana tem algumas particularidades, não é mesmo? Para começar, aqui o almoço quase nem existe, sendo o jantar e o café da manhã as principais refeições.
Talvez, antes de se mudar para cá, você tenha achado que a comida típica dos americanos é caracterizada somente por fast-food, mas, com certeza, esse conceito foi mudando ao longo do tempo.
Neste conteúdo, vou explicar tudo sobre a alimentação americana! A ideia é mostrar o que se come em cada refeição, bem como mitos e verdades sobre o tema. Continue a leitura até o final e saiba mais!
O que os americanos comem?
Para começo de conversa, é preciso esclarecer que a cultura americana é bastante rica, fruto da mistura de várias influências, como a europeia e a latino-americana.
Isso acabou se refletindo na alimentação e nos hábitos dos cidadãos dos EUA, sendo possível achar muitos restaurantes de comida típica de outros países por aqui — incluindo, claro, Brasil! Aqui, é hora de colocar todo o seu vocabulário de nomes de comidas em inglês para jogo.
Bora conhecer alguns pratos típicos que você já deve ter experimentado? Se não, eu aconselho comer o quanto antes, pois é bom demais!
Fried Chicken
Falando em “o que os americanos comem”, é quase impossível não lembrar do fried chicken do Julius de “Todo Mundo Odeia o Chris”, não é mesmo? O personagem interpretado por Terry Crews é visto no seriado com frequência comendo frango frito antes de mais um expediente de trabalho noturno.
Só para ter ideia de que a realidade inspirou essa ficção: em 2019, cada americano consumia 96.5 pounds de frango por ano (mais ou menos 44 kg). E não é à toa, já que o frango é a principal carne consumida pelos americanos.
O famoso frango frito costuma ser servido com vários acompanhamentos, como milho cozido (outra paixão dos americanos), purê de batata ou batatas fritas — nunca se esqueça, a batata é presença certa na mesa dos EUA!
Baby Back Ribs
Estas são costelas suínas cozidas cobertas com molho barbecue. Uma curiosidade histórica sobre a Baby Back Ribs é que ela surgiu na época da Guerra Civil norte-americana, que durou de 1861 a 1865. Além disso, dependendo da região do país, o preparo do prato é feito de modo diferente.
O jornal The New York Times dá até algumas dicas para acertar na receita para o Super Bowl. O negócio é sério por aqui!
Waffles and pancakes
Caso você, mesmo nos Estados Unidos, nunca tenha ouvido falar em waffle, esta é uma massa crocante e prensada de origem belga. Além disso, é possível comê-lo salgado (com ovo ou frango frito, por exemplo) ou doce, com uma boa geleia ou maple syrup (xarope de bordo), bastante utilizado pelos americanos para adoçar alguns alimentos.
Já as panquecas (pancakes) com certeza você conhece e até já comeu, seja no Brasil, seja nos EUA! Vale destacar que a massa feita nos Estados Unidos é mais fofa e grossa e, assim como o waffle, pode ter acompanhamento doce ou salgado.
Qual a diferença entre a alimentação no Brasil e nos EUA?
Americanos são apaixonados por carnes, incluindo frango e linguiça, tal qual os brasileiros! Contudo, uma diferença importante entre os dois países é com relação aos cortes das carnes e, por consequência, os seus valores.
Muitos cortes brasileiros não existem nos EUA, ou são mais difíceis de achar, como a picanha. Isso porque o padrão de corte brasileiro vem dos portugueses, enquanto o padrão dos americanos vem da Inglaterra. Interessante, né? Outra coisa que americanos e brasileiros gostam bastante são os derivados do leite! Estou falando aqui de iogurtes e de queijos, como o famoso cheddar.
Sobre a hora do almoço, o brasileiro tem a cultura de fazer aquela alimentação mais reforçada, com arroz, feijão, macarrão, salada, farofa e carne ou frango. Já nos EUA, como comentei, o almoço é visto de um modo bem diferente e pode ser só um sanduíche mais simples ou algum snack (lanche rápido) industrializado.
E olha, uma dica: mostrei aqui algumas diferenças, mas você não precisa escolher entre Brasil e EUA não, viu? Pois existem restaurantes nos EUA especializados em comida brasileira, inclusive o churrasco brasileiro. É o caso do meu parceiro Fogo de Chão, conhece? Se você usar meu aplicativo na hora de pagar sua conta no restaurante, dá para comer uma picanha e ainda por cima conseguir cashback, ou seja, dinheiro de volta!
Como são as refeições americanas?
Como comentei mais no início, as refeições por aqui são um pouco diferentes. O jantar é a mais importante, por exemplo, bem como o café da manhã. E o que se come? Será que você consome um típico breakfast ou dinner americano? Vê só!
Breakfast
Você já notou como os americanos, em sua essência, dão muito valor ao trabalho? Por isso, eles geralmente saem de casa depois de um breakfast (café da manhã) bem reforçado, com alimentos que deem energia suficiente para o dia de trabalho.
Nesse sentido, a batata é um dos alimentos ingeridos não só no breakfast, mas também nas demais refeições. Outros alimentos frequentes no café dos americanos são:
- ovos;
- bacon;
- torrada;
- linguiça;
- cereal;
- café;
- suco.
Brunch
O brunch (mistura de breakfast com lunch) é como se fosse o lanche da manhã nos EUA. Geralmente, é consumido entre as 10 da manhã e o meio-dia, sendo que o costume é essa refeição ser feita fora de casa. Aqui, é comum comer uma mistura saudável de almoço (ou seja, lanche) + café da manhã, tais como:
- ovos;
- steak;
- sanduíches;
- panquecas;
- salsichas;
- waffles.
Inclusive, você deve ter notado que os americanos gostam de fazer o brunch entre amigos, sobretudo nos fins de semana, tomando as famosas mimosas (bebida alcóolica de champagne e suco de laranja). Já experimentou?
Lunch
O lunch (almoço) é, geralmente, uma refeição mais leve do que no Brasil. Isso se explica pelo fato de que os americanos já se alimentaram bem no café da manhã e têm um dia a dia bem corrido. Daí não tem aquela carga de refeição importante do dia, sabe? A ideia é ser algo rápido mesmo, quando ela existe.
Alguns alimentos que são consumidos neste horário são:
- sanduíche;
- batata frita;
- frango frito;
- biscoito de chocolate;
- batatinhas;
- iogurte;
- frutas.
Dinner
Ao contrário do lunch, os americanos costumam comer bem no dinner (jantar), que costuma ser servido entre 6 p.m e 8 p.m.
E a pergunta clássica: “What’s for dinner?” (O que tem para o jantar?) tem opções muito gostosas de resposta:
- frango frito, grelado ou assado;
- bife;
- costeleta de porco;
- almôndegas;
- massas;
- tacos/fajitas;
- ensopado;
- refogado de legumes.
Inclusive, ainda falando do seriado do Chris, a família inteira do personagem se reúne à mesa e faz uma refeição bem robusta, com legumes, verduras, macarrão, frango, carne e diversos outros alimentos. Já notou?
Mitos e verdades
Um grande mito a ser desmistificado é sobre a relação de amor ao fast-food. Eles são sim bem populares: 83% das famílias americanas comem fast-food ao menos uma vez na semana. Mas, ao contrário do que muitos podem pensar, estabelecimentos como o McDonald’s e KFC também servem refeições e alimentos saudáveis, como saladas, aveia, frutas típicas dos Estados Unidos e até mesmo refeições para o público fitness.
Por fim, um ponto que faz a culinária americana se assemelhar à brasileira é a existência das feiras. Aquelas de frutas e legumes, com produtores locais mesmo, sabe? Aqui, são chamadas de outdoor fruit market, ou farmers’ market.
Contudo, elas não ficam abertas ao público o ano inteiro, funcionando apenas, na maioria das vezes, entre o fim da primavera e o início do outono. No geral, o calendário e/ou os locais das feiras são divulgados no site de grandes cidades, como New York, ou em jornais locais, como o Philadelphia Magazine. Procure no Google e tenta achar o da sua região!
Gostou de conhecer as particularidades da alimentação americana? Como mostrei ao longo do texto, trata-se de uma culinária bastante diversificada, influenciada também por aspectos culturais, ligados a povos de várias partes do mundo! A ideia aqui é manter a mente aberta às diferenças. E se bater saudade da comida do Brasil, você sempre pode encontrar restaurantes e supermercados brasileiros por aqui.
Falando nisso, comer fora é bom demais. E se for pagando menos? Aí é melhor ainda! Então, confira meu conteúdo sobre como conseguir descontos em restaurantes dos EUA por meio de cashback!