6 de dezembro de 2022 by Monkey Money App
Como é a tradição de Natal nos Estados Unidos? Curiosidades e diferenças do Brasil
Jingle bells, jingle bells, jingle all the way! Oh, what a fun it is to ride in a one-horse open sleigh! Já está cantarolando essa clássica do Natal? Como está a animação por aí? Esta data é uma das mais importantes para muitas famílias! E nessa sua vida de imigrante nos EUA, se você já passou a data por aqui, deve ter notado que o Natal nos Estados Unidos e no Brasil tem algumas diferenças, right?
Afinal, as formas de comemoração do Natal nos Estados Unidos são diversas mesmo dentro do território americano. Você já deve ter reparado que aqui há uma cultura bastante diversificada, devido aos imigrantes de várias origens. Daí as tradições entre as famílias podem ser bem diferentes.
Minha ideia é trazer para você algumas das principais tradições que você pode ver por aqui! Vou te mostrar como comemorar o Natal tradicional dos EUA, e também as diferenças entre as tradições de Natal dos brasileiros e dos americanos, dentre outras curiosidades. E como seu melhor amigo aqui só traz coisa boa, vou compartilhar também dicas dos melhores lugares para passar o Natal nos Estados Unidos. Vem comigo!
Como é comemorado o Natal nos Estados Unidos?
O Natal nos Estados Unidos é bem mágico. Ele traz para a realidade o que antes víamos apenas em filmes quando morávamos no Brasil, não é mesmo? Isso porque, em muitos estados, temos a neve ou pelo menos o frio, as canções natalinas em inglês, as decorações elaboradas e até a famosa lareira hehe.
Decoração
A seguir, você confere as principais decorações de Natal dos Estados Unidos, dicas para enfeitar a lareira e a tradição da árvore de Natal.
1. Lareira
A lareira está presente em muitas casas devido ao frio. Seus principais enfeites são as stockings — meias de natal — penduradas e cheias de doces que as crianças creem que o Papai Noel (Santa Klaus) leva com ele. É bem comum que cada membro da família tenha sua própria meia, personalizada com nome e tudo. Você já fez a sua?
Então, no dia 25 pela manhã, os pais trocam os doces nas meias por lembrancinhas. Daí, os pequenos acreditam que o Papai Noel deixou os presentinhos agradecendo os doces. Já outras famílias deixam as meias de Natal vazias e, quando as crianças adormecem, os pais as recheiam de guloseimas “trazidas” pelo Santa Klaus.
2. Árvore de Natal
Enquanto no Brasil os pinheiros artificiais estão presentes nas salas, aqui, muitas famílias compram um pinheiro de verdade. Você deve se lembrar de episódios natalinos de séries americanas voltados à escolha do pinheiro, não é? Tem sempre um desses em Modern Family, por exemplo (estou sempre citando a série por aqui, I really love it!).
Isso porque, esse tipo de árvore é adaptada ao clima frio. Assim, diversas famílias compram pinheiros naturais (em geral, bem grandes). Porém, muitos americanos usam também o pinheiro sintético, viu? Então, você pode esbarrar com um desses por aqui.
O que não muda muito é o costume de colocar enfeites: muitas bolas, outras bugigangas e luzes. No topo, coloca-se uma estrela ou um anjo. Ah! A data mais comum para montar a árvore é uma semana após o feriado do Dia de Ação de Graças, ou seja, Thanksgiving.
3. Azevinho
A planta azevinho (aquele ramo com folhas grandes verdes e bolinhas vermelhas) que aqui é chamada mistletoe, tem espaço garantido na nossa decoração! Uma tradição antiga diz que se duas pessoas ficarem paradas sob ramos de azevinho elas devem se beijar, sendo associada aos apaixonados.
4. Pisca-pisca
Além de decorar o interior da casa, as luzes que piscam sem parar colorem também o exterior, elas são adicionadas junto aos enfeites no jardim, nos bonecos de neve, até no telhado, portas e janelas! Há quem seja modesto, mas algumas pessoas colocam muitas luzes, muitas mesmo!
Secret Santa
Aqui o amigo secreto é denominado Secret Santa e não é tão comum como no Brasil. Quando acontece, na noite de Natal americano, os familiares trocam os presentes entre si. É também uma prática muito comum entre amigos e colegas de trabalho.
Ugly Sweater
Essa é uma brincadeira feita na Noite de Natal, no geral, entre a própria família: o ugly sweater. É quando os membros se unem e competem para saber quem usa, propositalmente, o sweater de tema natalino mais “feio”.
No geral, ele costuma ser tricotado com diferentes personagens ligados à data: renas, Santa Klaus, elfos, pinheiros e estrelas cadentes…. Aqui, não tem muito limite: só precisa ser o mais feio e bad tasty possível para ganhar a competição!
Eggnog
Se no Brasil temos o vinho, o ponche e o espumante bem geladinho no calor de dezembro, no Natal daqui, para aquecer as famílias no inverno (com temperaturas que chegam a -15ºC), o eggnog é a bebida oficial!
A bebida, leva uma mistura de gema de ovo, leite quente, açúcar, creme e noz moscada. E se você tem mais de 21 anos, experimente colocar algum licor, conhaque ou rum na bebida.
Gingerbread
O biscoitinho natalino de gengibre em formato de homenzinho é delicadamente decorado e muito apreciado nos Estados Unidos. Além da aparência humana, o gingerbread pode vir em outros formatos, como árvore de Natal e casinha.
Pub Crawl
Se não há ceia, a noite da véspera pode acabar um pouco antes do que no Brasil. É quando os jovens saem para comemorar nos bares. Aqui, dá para seguir a tradição do pub crawl, já ouviu falar?
É a ideia de fazer um tour de bares pela cidade, visitando vários em uma única noite, no caso, no xmas eve. No site Pub Crawl, dá para escolher a cidade e ver os próximos eventos ligados ao Natal. Porém, acontece com vários feriados americanos ao longo do ano, como Halloween.
Filmes
No Natal dos Estados Unidos, é comum que a família se reúna para assistir a filmes natalinos, principalmente na Véspera de Natal (Christmas Eve). Está sem ideia de qual assistir? Anota aí as minhas sugestões:
- A Charlie Brown Christmas (O Natal de Charlie Brown), 1965;
- A Christmas Story (Uma História de Natal), 1983;
- Home Alone (Esqueceram de Mim), 1990;
- How the Grinch Stole Christmas (O Grinch, em português), 2000;
- Love Actually (Simplesmente Amor), 2003.
Músicas
Que tal fazer uma playlist com músicas natalinas? Certeza que você já deve ter ouvido alguma destas músicas aqui:
- You Make It Feel Like Christmas, Gwen Stefani;
- All I Want For Christmas Is You, Mariah Carey;
- It’s Beginning to Look a Lot like Christmas, Michael Bublé;
- Silent Night, Josh Groban.
E, claro, a música que cantei (desafinado) ali na introdução: Jingle Bells, a clássica das clássicas, com inúmeras versões ao longo dos anos.
Sabia, inclusive, que esta música, escrita por volta de 1857 nem era de Natal? Pois é, originalmente, foi criada para o culto de uma igreja no Thanksgiving. Só décadas depois foi relacionada ao Natal!
Qual a diferença da tradição natalina brasileira e americana?
Já parou para pensar nas principais diferenças entre a comemoração nos Estados Unidos e no Brasil? Listei aqui as principais!
Ceia versus Almoço
Sem dúvida, a principal diferença entre o Natal nos Estados Unidos e no Brasil é com relação à ceia na véspera de Natal, algo presente em praticamente 100% dos lares brasileiros e que não existe nos EUA — a não ser que você more aqui e queira manter a tradição que você e sua família mantinham no Brasil.
Aqui, a comilança acontece no dia de Natal nos Estados Unidos (25 – Christmas Day) com um café da manhã elaborado ou um jantar por volta de 4 ou 5 da tarde, com peru assado, costela, purê de batatas, tortas salgadas e doces, como a pecan pie (torta de noz pecã) e apple pie (torta de maçã).
Contudo, conforme o tempo passa, é natural que você faça a adesão para a tradição Americana. Nos EUA, as famílias cristãs costumam ir a igrejas para a celebrar missas e cultos religiosos voltados à data, além de assistir à apresentação de corais natalinos.
Troca de presentes
Outra diferença é quanto à troca de presentes. Se, no Brasil, ela acontece na noite da véspera, aqui, abrimos os presentes de Natal no amanhecer do dia 25 — que é mágico para as famílias com filhos pequenos.
Eles acordam cedo para ver o que o Papai Noel deixou embaixo das árvores e dentro das meias penduradas. Ah! É comum, na véspera de natal, deixar um copo de leite e um cookie ou gingerbread para o Santa Klaus comer quando ele vier deixar os presentes, afinal, ele trabalha a noite toda e fica com fome! Não vai esquecer de deixar o seu pratinho para o bom velhinho, eim?
Onde vale a pena passar o Natal nos Estados Unidos?
Se você pretende viajar no Natal, veja os lugares em que vale a pena passar essa data religiosa e festiva.
Asheville, North Caroline
Este é um dos melhores lugares do país para passar o Natal, sendo a localidade perfeita escondida nas montanhas Blue Ridge. Vale a pena conferir a competição de casas de gingerbread no Omni Grove Park Inn e pegar o Holly Jolly Christmas Trolley, que leva os turistas a um passeio pela cidade e para admirar as 55 árvores decoradas à mão.
Austin, Texas
Aqui, em vez de 55, são 90 árvores brilhando, que podem ser conferidas no Austin Trail of Lights, um festival que inclui 2 milhões de luzes. Os jovens gostam dos bares decorados, como o Secret Bar no W Austin e o Gibson Street Bar.
St. Augustine, Florida
Quer fugir do frio no Natal? Então, aproveite o desfile anual natalino da cidade que segue até o final de janeiro com o famoso festival das Noites de Luzes. Nesse momento, a cidade brilha com 3 milhões de pequenas luzes na Ponte dos Leões e por 20 quarteirões da cidade no Distrito Histórico. Ah! Não deixe de fazer o famoso passeio noturno das luzes no Old Town Trolley.
New York City, New York
Eu não poderia deixar de mencionar o famoso Natal de New York. A cidade é capaz de realmente fazer a magia acontecer. Estando lá, aproveite para patinar no gelo e visitar a famosa árvore de natal do Rockefeller Center, fazer um passeio de carruagem pelo Central Park, observar as decorações natalinas no bairro de Dyker Heights no Brooklyn, e se encantar com as decorações das lojas.
Gostou de conhecer mais dessas curiosidades sobre o Natal nos Estados Unidos? Lembre-se de que o país é bem grande e muito diversificado em termos de cultura, então não estranhe se vir tradições diferentes das que mencionei ao mudar de estado. Enjoy it and Merry Christmas!
Agora, aproveite para conferir 6 dicas imperdíveis para conhecer melhor a cultura americana e a vida de imigrante!