16 de setembro de 2022 by Monkey Money App
Como dar gorjeta nos EUA? Entenda como funcionam as tips
Quando você vai a um restaurante, bar, hotel ou qualquer lugar onde há alguém para te servir, o estabelecimento espera que, além de consumir, você também deixe um dinheirinho extra para quem te serviu. Essa é uma das práticas mais comuns da cultura americana. As tips (gorjetas), além de importantes para complementar a renda dos funcionários, também avaliam a qualidade do serviço prestado, sabia?
Você já deve estar ciente que, no Brasil, geralmente esse valor é conhecido como os “10%”, usualmente somados à conta de bares e restaurantes. Por aqui, esse valor pode variar. Continue a leitura e descubra quanto (e quando) dar de gorjeta. Vem comigo.
Por que dar gorjeta nos EUA é praticamente obrigatório?
A gorjeta faz parte da lista de curiosidades americanas como uma forma de incentivar um bom atendimento. Afinal, é uma forma de demonstrar a nossa satisfação e reconhecimento com o trabalho recebido.
Um dos diferenciais da cultura americana é valorizar muito a mão de obra e o trabalho bem-feito, e o principal modo de fazer isso é pagando a famosa tip.
Quanto melhor o atendimento, maior a tip?
Sem dar muitas voltas… sim! O lance é que, aqui, o valor está diretamente relacionado à qualidade do atendimento prestado e não se engane: oferecer apenas 10% visto de uma forma muito legal. “Mas Monkey, como saber exatamente quanto dar de gorjeta?”. Se liga nas minhas dicas:
O que você quer dizer quando paga:
- 10%: você não ficou tão satisfeito assim com o atendimento e pagou apenas o mínimo necessário para não ser criticado. É bom sempre, expressar educadamente ao atendente o seu descontentamento, assim que você notar que algo está errado. Dando assim, a oportunidade de melhoria do seu atendimento;
- 15%: você gostou do atendimento, mas talvez não acha que ele tenha sido realmente satisfatório, apenas “comum”;
- 20%: você realmente gostou do atendimento e quer contribuir com o trabalho do profissional. Este é o valor esperado pela maioria dos profissionais.
- Nenhuma tip: neste caso, significa que você não gostou da forma como foi atendido e pode ser visto como uma ofensa — caso o atendente sinta que prestou sim um bom serviço.
Importante: esses valores são uma referência seguida, mas não uma regra, ok? Esses números podem variar. Há quem pague acima de 20% quando realmente gostou do serviço ou abaixo de 10%, caso não esteja satisfeito.
Não pagar nenhuma tip vai te fazer ser visto como “cheap“, ou seja, egoísta, mão-de-vaca mesmo.
Quer ver um exemplo que foi parar até mesmo na TV? Se você é fã da série Friends vai se lembrar do momento constrangedor quando o pai da personagem Rachel pagou a conta de um restaurante sem deixar nenhuma gorjeta e o Ross se sentiu bem incomodado e fez questão de deixar o valor por conta própria. Se você não viu, dá para conferir aqui:
Na vida real também tem histórias assim, mas algumas — felizmente — com final feliz! Olha só essa pegadinha do bem que o influencer Dawson Gurley, do canal BigDawsTV aprontou com algumas garçonetes. Depois de fingir reclamar do atendimento, ele oferece uma generosa tip de US$ 1000.
Apesar do tom de humor, esse vídeo reforça o quanto essas gorjetas são importantes para os profissionais e o quão sério é, para eles, ter um feedback sobre o serviço prestado.
Há exceções?
Bares e hotéis aplicam algumas regras especiais. É comum, por exemplo, deixar US $1,00 por drink que o barman faz. Já em hotéis, as camareiras esperam receber de US $2,00 a US $4,00 por dia que cuidarem do seu quarto, ou US $2,00 para quem carregar as suas malas.
Nos serviços de entrega e táxis, também existem diferenças em como as gorjetas funcionam. Um entregador espera US $2,00 por uma boa entrega, no prazo e sem danos à mercadoria. Já os taxistas, caso o pagamento seja em dinheiro, dar 15% de tip está adequado, e 20% é o ideal caso seja no cartão.
Vale lembrar que esses valores aqui descritos também não são uma regra, mas servem como referência.
Quando a tip não é necessária?
No caso de fast-foods ou aqueles cafés de balcão, não é preciso deixar a tip, pois é você quem está se servindo. Em alguns desses lugares, os funcionários simplesmente não podem ficar com gorjetas — sendo até mesmo orientados a não aceitar ou direcioná-lo à caixinha de doação para caridade.
Algumas vezes você também pode optar por não pagar gorjeta caso não considere necessário. Isso acontece, por exemplo, ao comprar uma água. Quem te serviu só pegou a água da geladeira e te trouxe. Assim, não é mal visto não pagar a tip nesse contexto. Vale o bom senso. Avalie cada contexto com um olhar cuidadoso e empático, se colocando no lugar de um funcionário cuja maior parte do salário vem das tips.
Como dar gorjeta nos EUA?
Na maioria das vezes, questiona-se ao cliente se ele deseja dar a gorjeta e qual valor, sem caráter obrigatório. No entanto, pagá-la é fundamental, uma vez que chega a representar a maior parte dos ganhos dos trabalhadores que prestam serviços de atendimento.
Essa ideia de gorjeta por aqui para quem chega pode ser estranha no início, mas logo você percebe o porquê de isso fazer parte da cultura americana e acaba se tornando parte da rotina. Por aqui, a maioria das pessoas está correndo atrás de melhores condições de vida, então, nada mais justo do que valorizar monetariamente o atendimento bem prestado.
Cuidado com pagamento em cartão
No caso de pagamento com cartões, tome muito cuidado, pois, em alguns estabelecimentos, eles colocam a possibilidade de fornecer até 30% de tip ao pagar pelo serviço — um valor acima do que é praticado normalmente. Procure pagar entre 15 e 20% e sempre estará nos conformes, valorizando a mão de obra do serviço.
Também é possível ter uma caixinha para que o cliente coloque o valor que achar adequado. Ele será, depois, repartido entre os funcionários em um período estipulado. De qualquer forma, é sempre recomendado contribuir.
Com todas essas dicas sobre como dar gorjeta nos EUA, deu para ver que é muito importante oferecer a tip. É uma maneira de demonstrar a satisfação com o serviço prestado. Por isso, esteja sempre preparado para poder avaliar os estabelecimentos e garantir uma excelente experiência.
Como seu melhor amigo aqui nos Estados Unidos, deixo uma dica importante sobre o planejamento financeiro. Antes de consumir um produto que demande um serviço, sempre considere o valor extra das tips, combinado? Então já saia de casa ciente que o valor a ser gasto, não será apenas da compra, mas também da gratuidade ao atendente!
E aí, curtiu esse conteúdo sobre as tips? Agora conheça os benefícios de ter um cartão de crédito americano e aproveite ao máximo as possibilidades de pagamento!
Oi! Tenho uma dúvida: o garçom passa o cartão com o valor dos consumos da conta e depois vem a ficha para preencher a tip. Mas o cartão não é novamente solicitado. Como é feita essa segunda cobrança?
Obrigada
Olá Andrea, isso é algo que confunde muitos de nós ao lidar com sistemas de gorjeta nos EUA. Isso pode variar de estabelecimento para estabelecimento, mas acreditamos que neste caso uma opção é que a cobrança pode ser feita da seguinte forma: quando você paga a conta com cartão, o valor inicial autorizado é sem incluir a gorjeta. E após preencher a ficha adicionando a gorjeta, o estabelecimento processa a transação final com o valor ajustado, que inclui a gorjeta que você decidiu deixar. Essa prática é possível porque, ao passar seu cartão inicialmente, o estabelecimento apenas “reserva” o valor na sua conta, sem completar a transação. A cobrança final, já com a gorjeta, é feita depois de você preencher o valor desejado na ficha. Assim, não há necessidade de passar o cartão novamente.