26 de julho de 2022 by Monkey Money App
Como enviar dinheiro para o Brasil?
É comum que, depois de encontrar maneiras acessíveis de se mudar para os Estados Unidos, os brasileiros queiram saber como enviar dinheiro ao Brasil. Vou mostrar para você tudo o que precisa saber sobre essas transações. Continue comigo para entender qual a melhor maneira para o seu caso.
Como enviar dinheiro ao Brasil?
Operações cambiais são fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil (Bacen) e reguladas pelo Conselho Monetário Internacional para evitar evasão fiscal. Isso inclui o envio e o recebimento de dinheiro entre o Brasil e o exterior. As instituições legalizadas para isso são os bancos e as casas de câmbio (que podem oferecer serviços online e off-line).
Depois de descobrir como se organizar financeiramente, muitos passam a fazer transferência dos Estados Unidos para o Brasil. Para isso, primeiramente, é necessário identificar um desses estabelecimentos. O próprio Bacen tem uma lista de casa de câmbio e bancos autorizados, bem como os correspondentes cambiais que representam essas entidades no exterior.
Em seguida, é preciso determinar a natureza da remessa, ou seja, a justificativa para a transferência internacional. Essas atividades são controladas e registradas pelo Bacen, e sua identificação permite a isenção na declaração de imposto de renda. Algumas possibilidades são:
• Doações: nesse caso, pode haver cobrança de impostos de quem recebe o dinheiro, de acordo com o valor e a alíquota de cada Estado;
• Empréstimos pessoais: é preciso que haja um contrato para identificar doador, donatário, valor, juros e outras informações. Não há incidência de imposto sobre o valor original, mas os juros têm alíquota de 15%;
• Prestação de serviços: o dinheiro enviado pode ser um pagamento por um serviço prestado intencionalmente — por exemplo, um trabalho freelancer feito por um brasileiro para um cliente do exterior. Também é possível que sejam cobrados impostos para quem recebe;
• Envio de dinheiro a familiares, pagamentos de mensalidades e outros.
Como receber dinheiro do exterior nos Estados Unidos?
As mesmas regras se aplicam ao envio de dinheiro do Brasil para os Estados Unidos: é preciso escolher uma instituição autorizada e fazer a identificação correta do envio. Em caso de doação, por exemplo, podem incidir impostos.
Além disso, há a cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Para conta de mesma titularidade, ele pode chegar a até 1,1%. Já para contas de terceiros, o envio é tributado em 0,38 %. A tarifa de envio pode variar de 1 a 800 reais.
Qual legislação dita as regras para enviar dinheiro ao Brasil?
Em 2021, o Bacen fez uma consulta pública para definir regras de modernização do mercado de câmbio. Com isso, o marco legal do mercado de câmbio e capitais internacionais foi atualizado na forma da Lei Cambial (Lei 14.286/2021). Envios de valores acima de US$3 mil, ou equivalente em outras moedas, devem ser registrados e documentados. Para valores inferiores, o processo requer apenas a identificação do cliente.
O objetivo da atualização da lei era desburocratizar as transações e se adequar à economia globalizada. A legislação vigente antes da alteração já tinha mais de um século: foi estruturada em 1920, quando havia escassez de moeda estrangeira. O Bacen mostra, assim, que está atento às inovações do mercado de câmbio, como o conceito de open banking.
Na prática, a norma contribui para a maior circulação internacional do real, já que facilita o uso da moeda em operações financeiras internacionais. Isso sem contar que atrai capital (para investimento no mercado financeiro e de capitais e para investimento direto), atualiza a linguagem do segmento (o que oferece maior nível de segurança jurídica) e reduz burocracias (as transferências de dinheiro para o exterior ganham eficiência).
Quais os métodos existentes?
Veja os métodos mais populares de envio internacional de dinheiro!
International Wire Transfer
Trata-se de uma forma bastante conveniente de enviar dinheiro ao Brasil ou receber recursos do exterior, mas é uma das opções mais caras. Isso porque envolve transferência bancária internacional (e o excesso de taxas cobradas pelos bancos), como a taxa de câmbio na efetivação da transferência. Além disso, há o spread bancário, uma taxa específica de cobrança de créditos que pode variar de um banco para outro. O spread calcula a diferença entre juros cobrados ao cliente e pago a credores e por isso pode tornar a transação ainda mais cara.
• Vantagem: conveniência e segurança, pois a transferência é feita entre bancos
• Desvantagem: opção cara, porque envolve transferência bancária internacional e spread
• Rapidez: alta, o dinheiro geralmente está disponível no mesmo dia
Remessa Internacional Online
Empresas de remessa internacional online funcionam como bancos, mas são focadas exclusivamente em transferências internacionais. Muitas possuem lojas físicas e oferecem mais praticidade no envio e rastreamento do dinheiro. Tanto na versão online como na física, é gerado um Money Transfer Control Number (MTCN) de 10 dígitos, para que a operação seja acompanhada pela internet.
Entre as principais vantagens estão a conversão automática do câmbio e as baixas taxas – especialmente comparadas às dos bancos. Avançados protocolos de autenticação também garantem mais segurança.
• Vantagem: tecnologia, segurança e menos taxas envolvidas; possibilidade de transferências por apps ou em lojas físicas
• Rapidez: alta, com transferência imediata
Posso levar dinheiro no avião?
Você provavelmente já sabe que essa não é uma boa ideia! Levar dinheiro em cash em malas não é uma boa prática e sempre pode levantar suspeitas sobre a legalidade e a origem desse transporte. Isso acarretaria diferentes problemas com segurança e comprovação de documentos.
Consegui te ajudar a entender como enviar dinheiro ao Brasil? Então aqui vai outra dica! Descubra como criar uma reserva financeira. Comece já!