21 de julho de 2022 by Monkey Money APP
Dirigir nos Estados Unidos: veja regras e dicas para evitar problemas
Um dos maiores desafios de se mudar para um novo país é entender como funcionam as principais leis e regras de trânsito quando você dirige. Os Estados Unidos contam um grandes semelhanças com as leis de trânsito do Brasil, mas há algumas diferenças importantes para quem começa a dirigir em terras americanas.
De partida, vale destacar que muitas leis de trânsito são diferentes de estado para estado. O que isso significa? Que muitas leis nos EUA são estaduais, então o que vale para o estado da California pode não se aplicar para o estado da Pensilvânia, por exemplo. Mas não se preocupe. Apesar de não existir uma regra de trânsito uniforme para todos os estados, como acontece no Brasil, grande parte delas vale para todo o país e, caso não, é só redobrar a atenção no volante, seguir as dicas que eu trouxe aqui para você e ficar atento às sinalizações que costumam ser bem instrutivas. Bora lá?
Regras para dirigir nos Estados Unidos
Como você já deve saber, cada país conta com seus códigos e normas de trânsito, que podem ter diferenças significativas de estado para estado. O seu conhecimento, portanto, é imprescindível para trafegar com segurança, evitar problemas e não acabar recebendo uma multa inesperada. Veja, a seguir, algumas regras para dirigir nos Estados Unidos.
Idade para dirigir
No Brasil, por exemplo, a idade mínima para dirigir é a de 18 anos. Entretanto, os Estados Unidos são muito peculiares nesse quesito, tendo em vista que existem variações significativas de estado para estado. Em alguns deles, como no Arkansas, é possível tirar a carteira de habilitação com apenas 14 anos, para condução em áreas estabelecidas, acompanhada de um condutor habilitado.
Já nas outras unidades federativas, a limitação varia bastante, e pode ficar em 16, 18 ou 21 anos. Uma regra que é geral por todo o país é que, para a locação de automóveis, é preciso sempre ter, pelo menos, 21 anos completos. Algumas das principais locadoras cobram taxas extras para quem é menor de 25 anos.
Carros automáticos
Embora tenham começado a se popularizar bastante no Brasil nos últimos anos, os carros automáticos já são um padrão nos Estados Unidos há muito tempo. Se você gosta desse tipo de modelo, pode ficar tranquilo, pois eles costumam ter preços acessíveis e não demandam grande reserva financeira para sua compra ou locação.
Tenha em mente que quase todos os automóveis contam com transmissão automática, ar-condicionado e direção hidráulica nos EUA. O procedimento para dirigir é simples: pisar no feio ao dar a partida e mover o câmbio para a letra D (Drive) para dirigir, ou a letra R (Rear), para dar ré. Se for estacionar, deixe no P (Park), enquanto o N (Neutral) é o ponto morto.
Licença para estrangeiros
Outro tema que desperta curiosidade para quem pretende dirigir nos Estados Unidos está na licença para estrangeiros, a driver’s license. Como o país recebe muitos turistas e imigrantes, é natural que haja uma legislação específica sobre o tema. Para brasileiros, há um acordo no qual a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é válida para quem viaja a turismo ou a trabalho, mas existem variações nas regras de estado para estado, além de um prazo máximo de 180 dias.
Ainda assim, costuma ser recomendável pedir a Permissão Internacional para Dirigir (PID), embora não haja essa obrigatoriedade. O grande benefício deste documento é que, caso aconteça algum problema com o departamento de trânsito local ou uma irregularidade mais séria, é uma documentação complementar e que oferece melhor segurança jurídica. Porém, o uso da PID em terras americanas, que apesar de ter validade de três anos segundo o governo brasileiro, a regulamentação e aceitação deste documento, também varia de estado para estado. Verifique diretamente no departamento de veículos, o “Department of Motor Vehicles”, mais conhecido como “DMV”, do estado onde você mora, os detalhes sobre prazos e regras para motoristas estrangeiros nos EUA.
Melhores dicas para dirigir nos Estados Unidos
Agora que você já está familiarizado com as principais regras para dirigir nos Estados Unidos, é bem provável que esteja animado para circular livremente pelo extenso solo americano. Mas para que sua experiência seja ainda melhor, vale a pena conhecer algumas curiosidades, né?
Se você está planejando ou acabou de se mudar para os Estados Unidos, aperte os cintos, que eu vou te mostrar algumas dicas práticas para dirigir nos Estados com segurança e sem passar apuros. Ah, leia até final, pois deixei uma dica bem legal para entender tudo sobre como é dirigir em solo americano. Confira.
No sinal de pare (stop), pare para valer!
Sabe quando você vê uma placa de pare em algum cruzamento, mas ao observar que pode seguir com segurança não para e vai em frente? Pois é, no Brasil é bem comum isso acontecer e não há nenhum problema em dirigir desta maneira. Entretanto, uma das regras de trânsito que mais surpreende os brasileiros quando dirigem em território americano é esta: ao ver um sinal de pare (stop), pare para valer!
É isso mesmo. Ao avistar uma placa de pare prepare-se para frear e parar realmente, ainda que tenha área de visão aberta e a certeza de que não há carros, pedestres ou ciclistas nos outros sentidos. Nos Estados Unidos essa é uma regra básica de trânsito: parar realmente em sinais de pare.
Uma dica que geralmente utilizamos é parar no sinal, contar até 4 segundos ou ainda soletrar STOP mentalmente, e aí então seguir adiante. Leve a sério essa regra de trânsito, pois há policiais americanos que costumam ficar à espreita, escondidos nas esquinas e estradas, e multam caso esta regra seja infringida.
Conversão para a direita é – quase – sempre livre
Na maioria dos estados americanos, como por exemplo Flórida, Kansas e Alaska, é permitido fazer conversões à direita mesmo que o semáforo esteja vermelho. Para fazer a conversão livre, basta dar seta e verificar se há carros, pedestres ou ciclistas no outro sentido. Se estiver livre, você pode seguir sem problemas.
Ah, um detalhe importante: alguns cruzamentos têm placas informando caso não seja permitido virar à direita livremente no sinal vermelho. Por isso, fique sempre bastante atento às placas, assim como as regras de cada estado. Por exemplo, na cidade de Nova York essa conversão à direita é proibida. A dica de ouro aqui é: redobre a atenção ao dirigir diante dessa situação.
Conversão para a esquerda também pode ser livre
A conversão para a esquerda também pode ser livre em diversos estados. Alguns deles em que é permitido este tipo de conversão são: Florida, Illinois, Califórnia, Texas, entre outros. Funciona da seguinte maneira: é comum encontrar uma faixa central entre pistas de mãos contrárias, demarcada por duas linhas contínuas, uma de cada lado. Ao entrar nessa faixa, você deve parar o carro, verificar se há veículos no outro sentido e, caso não, fazer a conversão.
Quando há semáforo a atenção precisa ser ainda maior. Isso porque não basta estar livre para a conversão à esquerda é preciso que o sinal esteja com uma seta verde fixa ou piscante indicando que você pode avançar. Esta é uma regra que pode confundir e causar acidentes. No reflexo você tende a seguir com a conversão ao ver o semáforo verde. Entretanto, é necessário que ele esteja indicando uma seta verde para você realizar esta manobra.
Veículos especiais têm prioridade máxima
Esta é mais uma regra que pode variar de acordo com o estado, mas em geral, é preciso encostar à direita e parar o carro completamente ao ouvir um alarme de polícia, bombeiro ou ambulância nos Estados Unidos. Eles têm prioridade total na passagem. Ah, vale ressaltar que isso vale mesmo que o veículo de segurança esteja no sentido contrário.
Os famosos ônibus amarelos escolares também são prioridade absoluta no trânsito dos EUA. Quando os ônibus escolares estacionam e ligam luzes ou apresentam placas de pare no próprio veículo, você precisa parar completamente o carro. Isso porque essas sinalizações indicam que há crianças desembarcando ou embarcando e a segurança delas deve ser preservada ao máximo.
Ou seja, ao ver um ônibus escolar parando, fique atento. Você deverá também pausar a direção, inclusive no sentido oposto. Na sequência, certamente você verá crianças atravessando a rua.
Esqueça o retrovisor para dar ré
Parece muito estranho para nós brasileiros que estamos tão acostumados a usar o retrovisor para dar ré né? Mas nos Estados Unidos, o uso do retrovisor para dar ré não é obrigatório, e sim o contrário.
Sempre que a ré for necessária você deverá olhar para trás e não utilizar o retrovisor. Sim, é uma regra um pouco esquisita para nós, mas com prática você vai se acostumar e ver que é questão de tempo para se adaptar a esta maneira diferente de dar ré com seu carro.
A distância é medida por milhas, não por quilômetros
Esta é uma característica específica do trânsito americano que para os brasileiros pode causar certa confusão. As distâncias são exibidas e medidas em milhas, e não em quilômetros.
Mas fique tranquilo, com o tempo você vai se adaptar! Se quiser fazer a conversão, fica a dica: uma milha equivale a 1,6 km.
Em cruzamentos sem semáforos, dê prioridade para quem chegou primeiro
Em estados como Flórida, Mississipi, Califórnia, Arkansas e muitos outros, quem chega primeiro a um cruzamento sinalizado com placas de pare (stop) de todos os lados tem a prioridade de seguir em frente.
Esta é uma regra bastante comum no trânsito dos Estados Unidos. Fique atento em cruzamentos sem semáforos: pare o carro completamente e, por ordem de chegada no cruzamento, seguir adiante, virar à direita ou à esquerda.
Abasteça você mesmo
Mais uma diferença que chama bastante a atenção de quem quer aprender a conduzir nos Estados Unidos está no abastecimento. No Brasil, até o momento, os clientes contam com a ajuda de um frentista, mas essa é uma profissão que não é recorrente em solo estadunidense. Ou seja, quem faz todo o serviço, até a hora do pagamento, é o próprio motorista: você será seu próprio funcionário.
Uma curiosidade que é muito comum em cenas de filmes americanos, acontece na vida real: você abastece seu carro, pois em grande parte dos postos não há frentistas. Basta parar, desligar o carro completamente, e prosseguir com o pagamento. Caso você queira pagar em dinheiro, será necessário indicar o número da bomba ao caixa do posto, dentro da loja de conveniência. No caso de pagamento com cartões, o pagamento é feito diretamente na bomba e na sequência você estará livre para se auto servir. Pegue a mangueira correspondente ao combustível escolhido, aperte o botão ou levante a alavanca, abastecendo o seu carro. Lembre-se que em algumas bombas, o diesel estará disponível. Confira com atenção, antes de começar o abastecimento do seu veículo.
Além disso, tenha em mente que a gasolina não é comprada por litro, mas sim pelo chamado “galão”, que correspondente a aproximadamente 4,54 litros. Além disso, os preços podem variar bastante de acordo com o estado.
Como tirar a carteira de motorista nos Estados Unidos
Como você já deve saber, tirar a carteira de motorista nos Estados Unidos é ainda mais simples do que no Brasil. Na maioria dos estados, você paga apenas uma taxa e, se assim desejar e estiver preparado, já pode fazer a prova teórica no mesmo dia. Além disso, na maioria dos estados, o teste pode ser feito em inglês, espanhol ou mesmo em outros idiomas, com os materiais de trânsito sendo distribuídos diversas línguas.
Se tudo der certo, a próxima etapa é a prova prática, que pode ser feita no próprio carro da pessoa, e não no da autoescola, como ocorre no Brasil. Acabada essa fase, basta retirar o documento no órgão competente e começar a circular livremente. Em alguns estados, o documento pode sair na mesma hora e da mesma forma que no Brasil, a licença de motorista vale como documento de identificação.
Vale ressaltar que, nos Estados Unidos, existem muita independência para a criação de leis locais. Por isso, em alguns estados, você precisará apenas da prova teórica, enquanto em outros a prática também é exigida. Por isso, vale à pena checar no departamento de direção (DMV) local em que você mora, verificando as demandas de documentação e outras exigências.
BÔNUS – Confira os significados de algumas palavras que vão te ajudar a dirigir nos Estados Unidos
- One way: Mão Única
- Corner: Esquina
- Speed: Velocidade
- Exit: Saída da estrada
- Fine: Multa
- Blocks: Quarteirões
- Bridge: Ponte
- Curb: Meio-Fio
- Right: Direita
- Left: Esquerda
- Driver: Motorista
- Parking lot: Estacionamento
- Freeway Ou Expressway: Autoestradas de via rápida, sem cruzamentos
- Lane: Faixa
- U-turn: Contorno ou retorno
- Traffic light: Semáforo, farol
- Turnpike: Rodovia com pedágio
- Turn: Curva ou vire
- Sidewalk: Calçada
- Sign: Placa de trânsito
- Speed bump: Lombada, quebra-molas
- Toll: Pedágio
- Towing: Guincho, reboque
- No outlet: Rua sem saída
- Ramp: Entrada para autoestrada
- Road: Estrada
- Roundabout: Rotatória
Como você pôde ver, dirigir nos Estados Unidos pode ser mais simples do que parece. Na hora da prova, basta manter a calma e a mente saudável, seguindo as orientações do instrutor para conseguir sua aprovação!
Gostou de aprender como dirigir nos Estados Unidos? Ficou surpreso com algumas das regras e dicas que trouxe para evitar problemas? Então, que tal conferir minhas 6 dicas imperdíveis para entender melhor sobre a cultura estadunidense?
Obrigado pelas dicas…
Olá Adriana, fico feliz em saber que minhas dicas estão te agradando, continua ligada, vou trazer muito mais dicas interessantes. 💜 🐵
Muitoooo interessante, amei o bônus com a traduçao dos principais termos utilizados no trânsito! Keep it going!!
Olá Nicolly, é extremamente satisfatório saber que nosso blog está sendo agregador para você, minha missão é trazer muita informação, continue ligada aqui, vou trazer muita coisa interessante. 💜🐵
Obg pelas dicas bjs vilneide João Pessoa PB Paraíba
Olá Vilneide, bom saber que o nordeste do Brasil está ligado nas minhas dicas. Seja muito bem-vinda, espero sempre contribuir com meus conteúdos.🐵💜
Amei as dicas, muito interessante! Gostaria de saber se consigo fazer aulas de direção em alguma auto escola em Philadelphia? Poderia me indicar algum local que faz este tipo de trabalho?
Olá, Alaina! Obrigado pelo seu comentário.
Infelizmente não tenho ninguém que eu conheça para te indicar.
Eu sugiro que pesquise no google o termo “drive school near me” e veja as opções que vão aparecer pra você e veja nos sites indicados se eles possuem instrutores que também falam o português caso tenha preferência.
Outra opção seria perguntar em comunidades brasileiras no Facebook se alguém conhece quem faça esse trabalho.
Fique bem e até a próxima!
Equipe Monkey Money